Archive for 10 Julho, 2011
«Agences de notation: la grande hypocrisie des Gouvernements»
[…] Le timing des annonces est inacceptable. Comme pour les entreprises, les notations doivent se baser sur une régularité trimestrielle de l’évolution. Les dernières décisions se sont faites à l’improviste, par surprise et ont créé une suspicion de manipulation des marchées. La vertu des notations devrait être dans leur régularité, sur base de faits nouveaux. En cas de crise, le rythme trimestriel peut être remplacé par un rythme mensuel, mais en aucun cas, sauf fait nouveau objectif et articulée, de manière abrupte.
Ceci étant dit, attaquer le baromètre, même s’il est parfois difficile et a les faiblesses que je viens de préciser, est une preuve de plus de l’immense hypocrisie des dirigeants européens, et particulièrement des ministres des finances. Il suffit pour s’en convaincre de les voir s’attribuer le merite des notations positives et le blame sur les agences de notation des notations negatives.
Mais de 700 tabuleiros desfilam hoje pelas ruas

Mais de 700 tabuleiros desfilam hoje pelas ruas do centro histórico de Tomar, na tradicional Festa dos Tabuleiros, iniciativa que se realiza de quatro em quatro anos e que atrai à cidade milhares de pessoas.
Está prevista a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para assistir às festividades.
O cortejo principal, no qual estão representadas as 16 freguesias do concelho, sai às 16:00 da Mata Nacional dos Sete Montes, com passagem por várias ruas, incluindo a Praça da República, onde são benzidos.
Depois da bênção, ainda neste local, o momento mais aguardado é o levantamento, em simultâneo, de todos os tabuleiros, ao terceiro toque do sino.
Este ano a organização contabiliza 704 tabuleiros na festa, mais 57 do que em 2007, crescimento que o mordomo, João Victal, atribui “ao interesse das pessoas, à paixão pelos tabuleiros”.
Cada tabuleiro, decorado com flores de papel, deve ter a altura da mulher que o leva à cabeça, sendo constituído por 30 pães e tendo no alto uma coroa com a pomba do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo.
As mulheres desfilam vestidas de branco e com uma fita de cor à cintura ou a tiracolo, a mesma cor da gravata que os respectivos acompanhantes envergam.
João Victal considera que a Festa dos Tabuleiros, que classifica como “um dos maiores cartazes turísticos do país e com projecção internacional”, é também o único acontecimento no concelho que “une toda população de Tomar”.
A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo, considerada uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país, tem origem pagã relacionada com a época das colheitas, adquirindo carácter religioso na Idade Média, pela Rainha Santa Isabel, que lançou as bases da Congregação do Espírito Santo.
A iniciativa termina na segunda-feira com o cortejo do bodo, onde são distribuídos pão, vinho e carne pelos mais necessitados do concelho.
Fim do “News of the World”
(Última edição do News of the World – imagem via Lei Seca)
O jornal tablóide britânico News of the World é hoje encerrado, por decisão do seu proprietário, Rupert Murdoch, na sequência do seu envolvimento em métodos ilegítimos e ilegais de obtenção de informação, nomeadamente por via de escutas abusivas, que acabaram por se repercutir em significativa quebra de publicidade.




