Anatomia da Crise – Quais as origens e causas? (III)

8 Janeiro, 2009 at 8:12 am Deixe um comentário

Num ápice se passaria à terceira etapa da crise: a perda de confiança!

Sentindo-se de alguma forma “ludibriados” (vítimas do clássico “gato por lebre”), e uma vez que o risco decorrente do “subprime” não se encontrava ainda claramente reflectido nas demonstrações financeiras dos Bancos, estes começaram – “portas roubadas… trancas à porta” – a “desconfiar” uns dos outros, limitando a concessão de financiamentos inter-bancários (até porque, em primeira análise, necessitam também de se “auto-financiar”), com a inevitável crise de liquidez…

O que obrigaria os governos, um pouco por todo o mundo, a ter de intervir, definindo planos de acção que se converteriam em verdadeiros “planos de salvação”: significativo acréscimo dos empréstimos dos Bancos Centrais; cauções / avales do Estado, para garantir a obtenção de financiamentos externos; aquisição de activos “tóxicos”; aquisição de participações de capital nos Bancos / “nacionalizações”; culminando no estabelecimento de “níveis mínimos” de concessão de empréstimos pelos Bancos às Pequenas e Médias Empresas.

Entry filed under: Economia e Gestão, Sociedade.

10 anos da introdução do Euro (II) 10 anos da introdução do Euro (III)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.