Archive for 8 Fevereiro, 2026
O Pulsar do Campeonato – 17ª Jornada

(“O Templário”, 05.02.2026)
Na sequência da calamidade que atingiu a zona centro do País na madrugada de 28 de Janeiro (“Depressão Kristin”, um “ciclone-bomba” com rajadas de vento a rondar os 200 km/hora, provocando inúmeros danos, em especial em coberturas de instalações e estruturas metálicas, a par da interrupção do fornecimento de energia eléctrica e de água, bem como do acesso a telecomunicações), tal provocou o adiamento de dezenas de jogos das diversas competições promovidas pela Associação de Futebol de Santarém, nomeadamente dois encontros da I Divisão Distrital (aquele em que o U. Tomar deveria receber o líder, Fazendense, assim como o desafio entre o At. Ouriense e o Coruchense), para além de três a contar para o escalão secundário.
Os municípios de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar estão entre os mais fustigados pela tempestade, que deixou ainda marca mais vincada na região de Leiria, aqui expressando uma nota de solidariedade para com as populações que se viram confrontadas com esta severa provação.
A nível desportivo, propriamente dito, a 17.ª jornada do Distrital da I Divisão ficou ainda marcada – para além dos referidos dois adiamentos – pelo facto de não ter sido também realizada uma terceira partida, entre Mação e Cartaxo, devido ao facto de a equipa forasteira não ter comparecido em campo, situação gravosa, que – sem que qualquer justificação tenha sido publicamente transmitida – se poderá conjecturar decorrer de sérias dificuldades no seio da “SAD” do emblema cartaxeiro, sendo de anotar que não comparecera já no jogo da Taça, nas Fazendas de Almeirim.
Do futebol jogado dentro de campo, o realce maior vai para a subida da AREPA ao pódio – desta feita, sem ser à condição, dado o Torres Novas ter recuperado já, entretanto, o jogo que tivera em atraso –, mercê da conjugação do triunfo averbado pela turma do Porto Alto na recepção ao Abrantes e Benfica, com o desaire sofrido pelos torrejanos no reduto do Pontével.
Destaques – Tendo-se reduzido a cinco o número de encontros realizados no passado Domingo, a contar para a divisão principal, começa, pois, por destacar-se a vitória do Porto Alto, por tangencial 1-0, ante o Abrantes e Benfica, mercê de um tento apontado no “último suspiro”, quebrando enfim a resistência abrantina, o suficiente para que a formação da casa somasse o seu décimo triunfo (a que acrescem sete empates), ascendendo assim à 3.ª posição, agora somente a três pontos do novo guia, Mação (ressalvando-se que o vice-líder, Fazendense, a um ponto dos maçaenses, tem um jogo a menos, o que deverá disputar em Tomar).
Terá sido uma “meia-surpresa” a derrota imposta pelo Pontével ao Torres Novas (que não perdia há quatro jornadas), por 2-1, até porque os torrejanos começaram por inaugurar o marcador, a meio da primeira parte, preservando a vantagem até ao descanso. Porém, logo no recomeço, os donos da casa restabeleceram a igualdade, vindo a consumar a reviravolta à passagem dos 70 minutos. Um resultado que, no imediato, relega a formação de Torres Novas para o 4.º posto, enquanto proporciona ao Pontével posicionar-se na primeira metade da tabela (7.º lugar), e, mais importante, voltar a dispor de uma importante margem de segurança face à linha de água.
Nesse âmbito, foi ainda relevante o desfecho do embate entre Amiense e At. Riachense, colocando frente-a-frente dois rivais em disputa directa pela permanência, com o grupo dos Amiais a levar a melhor, ganhando igualmente pela margem mínima, tendo chegado ao golo também já na etapa final do desafio. Com quatro vitórias nas seis últimas rondas (mais um empate) – tendo, pois, averbado 13 dos 18 pontos que regista na pauta classificativa – conseguiu, por fim, libertar-se da zona perigosa, em detrimento do Cartaxo, subindo ao 12.º lugar. Por seu lado, o conjunto dos Riachos, que vinha de dois triunfos, “marca passo” nos onze pontos, a seis da “salvação”.
Surpresa – Para além do triunfo do Pontével, a surpresa da jornada foi protagonizada pelo Entroncamento AC, que logrou recuperar de desvantagem de 0-2 ao intervalo, impondo uma igualdade a duas bolas face ao Alcanenense, pese embora o facto de este se encontrar a jogar em “casa emprestada”, no Espinheiro. Este foi já o quinto empate da turma da cidade ferroviária nas seis jornadas mais recentes (tendo, no jogo restante, triunfado, na semana precedente, ante o Pontével), conseguindo, assim, manter-se “à tona”. Por seu turno, o Alcanenense, ainda 6.º classificado, viu distanciar-se o Águias, agora a quatro pontos.
Confirmação – De facto, recebendo o “lanterna vermelha”, Tramagal, a formação alpiarcense obteve lógico triunfo, por 3-1, depois de cedo ter definido o rumo da partida, com dois tentos dentro dos primeiros quinze minutos. Os forasteiros ainda terão assustado, reduzindo para 2-1 antes de finda a primeira parte, vindo, não obstante, o Águias de Alpiarça a confirmar a vitória, com o terceiro golo, obtido já no quarto de hora final. Esta foi já a décima derrota consecutiva dos tramagalenses – que acumulam um total de 16 desaires em 17 jogos, ainda sem se ter conseguido estreado a ganhar neste regresso ao escalão principal, após quase duas décadas.
II Divisão Distrital – Temos novo (co-)líder na Série A: o Ouriquense não foi além do empate (1-1) na deslocação ao Forense, do que beneficiou o Moçarriense (goleando o Rebocho, em Coruche, por 6-0) para ascender ao 1.º lugar, mesmo que em igualdade pontual. Realce ainda para a vitória do Marinhais em Benavente, por 2-0, agora só a um ponto do Salvaterrense (este com um jogo a menos) e a dois do 3.º lugar (Forense).
Na Série B, o jogo do comandante (Vasco da Gama), previsto realizar em Pernes, foi adiado, sendo que o vice-líder, Pego, não conseguiu também melhor que a igualdade (1-1) no Sardoal, tendo nove pontos menos que o guia. Ainda imprevista foi a derrota caseira (1-3) da U. Atalaiense ante a Ortiga, mantendo a agremiação da Atalaia o 3.º posto, dado o At. Pernes não ter jogado.
Liga 3 / Campeonato de Portugal – Estas duas provas estiveram em pausa no passado fim-de-semana, apenas tendo sido realizados alguns jogos que se encontravam em atraso, relativos ao quarto escalão de âmbito nacional. Procedeu-se, entrementes, ao sorteio da fase final da Liga 3, ditando a seguinte sequência de jogos para o U. Santarém, na primeira volta: Mafra (casa), Trofense (fora), V. Guimarães “B” (c), Académica (f), Belenenses (c), Amarante (c) e Varzim (f).
Antevisão – As atenções estarão concentradas, na próxima jornada da I Divisão Distrital, no confronto entre o 2.º e o 3.º classificados, com o Fazendense a receber a visita da equipa do Porto Alto; cabendo ao Mação, de novo na liderança (pese embora à condição), deslocar-se aos Riachos. De interesse se afigura também o desafio entre Torres Novas e Alcanenense.
Subsistirá, por outro lado, alguma expectativa e incerteza quanto à efectiva realização do encontro entre o Cartaxo e o U. Tomar, sendo de sublinhar que o Regulamento Disciplinar da Associação de Futebol de Santarém prevê a aplicação de pena de desclassificação e automática baixa de divisão em caso de falta de comparência injustificada a dois jogos oficiais consecutivos ou a três interpolados, em prova disputada por pontos. Nesse cenário hipotético, o clube desclassificado constaria na classificação no último lugar, com zero pontos, não sendo considerados, para efeito de classificação dos restantes clubes – tendo-se cumprido já, na íntegra, a primeira volta do campeonato –, apenas os resultados do(s) jogo(s) disputado(s) por aquele clube na segunda volta.
Na divisão secundária, teremos mais um “derby” (Marinhais-Salvaterrense, actuais 5.º e 4.º classificados), a par de outros prélios de grande importância em termos da disputa pelo acesso à fase final, designadamente o Forense-QT-SC Rio Maior (respectivamente, 3.º e 6.º), Ortiga-At.Pernes (também 5.º e 4.º classificados na sua série) e o Caxarias-Pego (6.º e 2.º).
A Liga 3 tem a sua ronda de abertura da fase de apuramento de Campeão e de promoção à II Liga, tendo o U. Santarém a difícil missão de enfrentar o Mafra (2.º classificado na fase inicial).
No Campeonato de Portugal, cabe ao Fátima ser visitado pelo Oliveira do Hospital (3.º classificado, a um ponto da Naval 1893), ao passo que o Samora Correia recebe o Peniche (8.º).
(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 5 de Fevereiro de 2026)



