Archive for 30 Novembro, 2025
O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – Pré-eliminatória

Num registo pouco usual, os 1/8 de final da Taça do Ribatejo serão disputados por oito clubes do segundo escalão e outros tantos da I Divisão Distrital. O que significa que ficaram pelo caminho, logo na pré-eliminatória, nada menos de metade dos concorrentes ao campeonato da divisão principal; para além das cinco equipas que defrontaram adversários desse mesmo patamar, salientam-se três casos de “tomba-gigantes”: U. Atalaiense, Pego e Vasco da Gama superaram oponentes de escalão superior, respectivamente, Entroncamento AC, At. Riachense e Tramagal.
Entre as formações apuradas destacam-se os casos de Mação (que disputará os 1/8 de final pela sétima época consecutiva), Cartaxo (sexta temporada sucessiva) e Moçarriense (quinta participação nos últimos seis anos). O At. Pernes está de regresso a essa fase da prova 29 anos depois da última presença (em 1996-97)! Por seu turno, Pego e Pontével voltam aos 1/8 de final da Taça após cinco anos de ausência, enquanto o Espinheirense se apurou ao fim de quatro anos.
No reverso da moeda, o Abrantes e Benfica falhou os 1/8 de final depois de sete presenças consecutivas – sendo que, nas últimas quatro edições, chegara (pelo menos) às meias-finais. O Alcanenense não atinge aquela fase pela primeira vez nos últimos sete anos. O Coruchense quedou-se pela primeira ronda pelo terceiro ano seguido, tendo, em todas estas ocasiões, caído no desempate da marca de grande penalidade (as duas últimas “aos pés” do Fazendense)!
Quanto ao U. Tomar, volta a falhar a presença nos 1/8 de final, apenas pela segunda vez nas últimas quinze temporadas (tal como sucedera em 2022-23; não tendo participado na edição de 2023-24) – sendo que, nas outras seis participações mais recentes, conquistara o troféu em 2017-18, tendo atingido as meias-finais noutras três épocas, e os quartos-de-final por duas vezes.
Destaques – A primeira nota de realce em relação aos desafios da pré-eliminatória da Taça do Ribatejo vai para o embate entre Coruchense e Fazendense, em que, tal como sucedera no ano passado, então nas Fazendas, as duas equipas não conseguiram desfazer o nulo, tendo a “sorte” dos “penáltis” voltado a sorrir ao Fazendense, que – sendo o detentor do maior palmarés da competição, já com cinco títulos conquistados – marcará presença nos 1/8 de final pela 16.ª vez nas últimas 17 épocas (falhou o apuramento uma única vez, em 2022-23)!
O grupo do Sorraia jogos os últimos vinte minutos em inferioridade numérica, mas, ainda assim, travou o ciclo triunfal (sete vitórias consecutivas no campeonato) do rival; não tendo, porém, evitado a eliminação, vindo a perder por 5-6 no desempate da marca de “penalty”.
Também o Porto Alto viu quebrada a sua magnífica série, neste caso de dez jogos de invencibilidade, tendo sido derrotado na deslocação a Ourém, por 2-1 (resultado que se registava já ao intervalo), com o At. Ouriense, em contraponto, a colocar termo a um longo jejum, já de sete partidas sem vencer.
Em grande destaque esteve ainda a equipa do Águias de Alpiarça, que, imediatamente após ter ido ganhar ao Cartaxo, para o campeonato, voltou a triunfar em reduto alheio, frente ao Abrantes e Benfica, com dois golos, apontados à passagem da meia hora e já em período de compensação.
Num encontro entre duas equipas a militar na divisão secundária, o Marinhais levou, desta feita, a melhor no “derby”, na Glória do Ribatejo, impondo-se por 3-1, ante um rival com tradição na Taça (já vencedor do troféu, em 2021, e com presenças nas meias-finais em 2014 e 2015).
Surpresas – Os desfechos dos três prélios entre equipas de diferente escalão traduziram-se em outras tantas surpresas, ainda que mitigadas, se atendermos a que esses clubes primodivisionários eliminados ocupam três dos quatro últimos postos do campeonato, enquanto, ao invés, os grupos qualificados se posicionam nos lugares do pódio da Série B da II Divisão Distrital, numa afirmação da capacidade das equipas do escalão secundário.
Acresce, por outro lado, que, em dois dos casos – no encontro de vizinhos, entre U. Atalaiense e Entroncamento AC, assim como no Tramagal-Vasco da Gama – se registaram igualdades a duas bolas no final dos noventa minutos; tendo as formações da Atalaia (que, aliás, chegara a dispor de vantagem de dois golos à passagem da hora de jogo) e do Vasco da Gama (neste caso, após ter recuperado de “placard” de 0-2) sido mais eficazes nos pontapés da marca de grande penalidade.
Já o Pego resolveu a contenda a seu favor dentro do tempo regulamentar, tendo batido o At. Riachense por 2-1, depois de ter também liderado o marcador por 2-0, consentindo o ponto de honra da turma dos Riachos a dez minutos do final.
Surpresa, quanto ao clube apurado, ocorreu ainda em Vila Chã de Ourique, dado que o Ouriquense – tendo, até à data, vencido todos os seis jogos já realizados no campeonato – não conseguiu melhor do que empatar (1-1) na recepção ao Espinheirense, tendo a turma do Espinheiro acabado por ser mais bem-sucedida na fórmula de desempate aplicada nesta competição.
Confirmações – O líder do campeonato, Mação, tal como o Torres Novas (agora 3.º classificado) confirmaram o favoritismo de que eram creditados, mas em desafios de contornos diferenciados.
Em Tomar, o Mação repetiu o triunfo da semana anterior, desta feita, por números mais categóricos (3-0). Não obstante o jogo ter começado com toada repartida, os maçaenses inauguraram o marcador aos 25 minutos. Os unionistas procuraram ainda replicar, mas o segundo tento sofrido, à passagem da hora de jogo, sentenciou o desfecho da eliminatória. Os visitantes fechariam a contagem quinze minutos depois, fixando o resultado mais desnivelado desta ronda.
Perante os superiores argumentos do conjunto contrário, os tomarenses não puderam oferecer maior resistência, necessitando agora voltar a focar-se no campeonato, de forma a poder retomar a senda de resultados positivos registados antes deste duplo duelo com o comandante.
Por seu lado, o Torres Novas, recebendo o Alcanenense, experimentou maiores dificuldades, com o nulo a subsistir até aos 70 minutos. Tendo o conjunto de Alcanena ficado reduzido a dez elementos na última meia hora, os torrejanos só chegariam aos tentos da vitória (2-0) aos 71 e 78 minutos, assegurando a presença nos 1/8 de final pela quinta época sucessiva.
Por sorteio, tendo ficado isentos, haviam já automaticamente garantido a qualificação para a eliminatória seguinte outras seis equipas: Amiense, Cartaxo e Pontével (da I Divisão); assim como, militando no escalão secundário, At. Pernes, Moçarriense e Ferreira do Zêzere (o actual detentor do troféu, que conquistou nas duas últimas edições).
Antevisão – Na retoma dos campeonatos, começa por destacar-se, na I Divisão Distrital, o confronto entre Porto Alto (único emblema ainda invicto nessa prova, ao fim de dez jornadas, actual 4.º classificado) e o guia, Mação, com uma deslocação que constitui mais um teste ao seu domínio nesta época. Realce ainda para o Abrantes e Benfica-Torres Novas (que ocupam, respectivamente, o 6.º e 3.º lugares); bem como para o Águias de Alpiarça-U. Tomar (5.º e 7.º).
Na II Divisão as atenções estarão focadas, principalmente, no Salvaterrense-Ouriquense e no Benavente-Forense; e, a Norte, no Caxarias-Vasco da Gama e Ferreira do Zêzere-U. Atalaiense.
Na Liga 3, o U. Santarém (actualmente no 8.º posto) recebe a Académica (4.º classificado), quatro pontos mais acima. No Campeonato de Portugal, o Fátima (10.º) actua igualmente no seu terreno, recebendo o Marialvas (6.º, com mais três pontos); sendo também o Samora Correia (13.º) visitado, pelo sensacional líder, V. Sernache (que, até agora, soma sete vitórias, um empate e uma derrota).
(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 27 de Novembro de 2025)



