Archive for 28 Setembro, 2025

O Pulsar do Campeonato – 2ª Jornada

(“O Templário”, 25.09.2025)

Numa jornada de empates (quatro, nos sete jogos disputados no Domingo), as equipas do At. Ouriense e do Mação foram as únicas a conseguir bisar o triunfo da ronda inaugural, partilhando, pois, o comando da prova, com o pleno de seis pontos; o outro clube a ganhar foi o Águias de Alpiarça, recuperando, em terreno alheio, os três pontos que cedera em casa na semana anterior.

Por seu lado, Alcanenense, At. Riachense e Porto Alto somaram segundo empate em outros tantos jogos, sendo que são ainda nove os clubes sem qualquer vitória averbada. O recém-promovido Tramagal é o único já com duas derrotas, de que decorre a posição de “lanterna vermelha”. O desafio entre U. Tomar (vitorioso na estreia) e Fazendense (derrotado) fora adiado para dia 24.

Destaques – O desfecho de maior sensação foi o que ocorreu em Coruche, com a turma local a ser desfeiteada pelo At. Ouriense, perdendo por 1-2. A formação de Ourém abriu o activo próximo dos 40 minutos, tendo o conjunto do Sorraia restabelecido a igualdade logo a abrir a segunda metade. Sendo expectável que o Coruchense pudesse, durante o tempo que faltava ainda jogar, operar a reviravolta, acabaria, contudo, por ser o At. Ouriense a fixar o resultado a seu favor, já nos minutos finais – cinco pontos perdidos em duas jornadas não estaria certamente nos planos.

Mais empolgante ainda foi a partida entre Cartaxo e Mação, com os anfitriões a começar por surpreender, apontando dois golos num intervalo de apenas cerca de dez minutos, colocando-se, inesperadamente, em vantagem por 2-0, ainda antes de completada a hora de jogo. Mas os maçaenses, não virando a cara à luta, não se entregaram, reduzindo à beira do intervalo. Na etapa complementar, o Mação empataria, próximo da meia hora, vindo a consumar, em cima do derradeiro minuto, muito importante recuperação, que lhe proporcionou ganhar por 3-2.

Ainda uma outra nota de destaque, para o triunfo obtido pelo Águias de Alpiarça, no Tramagal, mercê de um solitário tento, a abrir o segundo tempo, o que proporcionou aos alpiarcenses grande salto na tabela, mas, mais significativo, um triunfo que poderá ser determinante em termos anímicos, dado ter sido alcançado em reduto contrário, e frente a um “concorrente directo”.

Surpresas – Dos quatro encontros que terminaram igualados, por curiosidade todos com o mesmo “placard” (1-1), dois poderão ser, de alguma forma, classificados como surpresa: são os casos do Torres Novas-Pontével e do Abrantes e Benfica-Porto Alto, com dois dos novos promovidos a pontuar fora de casa, frente a opositores, em teoria, com superiores argumentos, sendo que, aliás, em ambos os casos, os visitados apenas “in extremis” evitaram a derrota.

Em Torres Novas, o Pontével colocou-se em vantagem logo nos minutos iniciais, registando-se a particularidade de se ter tratado do terceiro golo consecutivo (ou seja, todos os que este clube obteve até agora no campeonato) marcado por jogadores adversários na sua própria baliza! Os torrejanos só em período de compensação chegariam ao tento do empate.

Por seu turno, em Abrantes, foi também o grupo do Porto Alto a marcar primeiro, já no segundo tempo, vindo os abrantinos a igualar, na conversão de uma grande penalidade, ao minuto noventa, numa altura em que, há mais de vinte minutos, se encontravam em inferioridade numérica. Pela segunda semana seguida, a AREPA deixou escapar a vitória nos instantes finais.

Confirmações – Nas outras duas partidas em que o desfecho ficou empatado, ter-se-á tratado de resultados mais dentro da lógica, se considerarmos que os visitantes disporão de potencial superior aos respectivos rivais: Entroncamento AC-Alcanenense e At. Riachense-Amiense.

No Entroncamento, os anfitriões inauguraram o marcador à passagem dos vinte minutos, tendo o conjunto de Alcanena empatado cerca da hora de jogo. Nos Riachos, foram também os donos da casa a marcar primeiro, também ao minuto vinte, só que, neste caso, o Amiense ripostou de pronto, igualando no minuto imediato – não tendo ocorrido mais alterações nos resultados até final.

Taça de Portugal – Depois de Ferreira do Zêzere e Samora Correia (eliminados logo na ronda inaugural da competição), também U. Santarém, Fátima e Fazendense (que tinham ficado isentos nessa oportunidade) foram afastados na primeira eliminatória que disputaram, pelo que não subsiste já em prova qualquer representante do Distrito.

Os escalabitanos, defrontando um adversário do seu nível (Liga 3), tendo-se deslocado a Amarante, foram batidos por 2-0, desfecho fixado ainda nos primeiros minutos da segunda parte.

Também o Fátima (que disputa o Campeonato de Portugal) enfrentou um oponente daquele escalão (Liga 3), superior ao que se encontra inserido, visitando as Caldas da Rainha, não surpreendendo a derrota, mesmo que por 3-0, só no último minuto tendo sofrido o terceiro tento.

Quanto ao Fazendense (3.º classificado na última edição do Distrital) – apurado para esta competição devido ao facto de os dois primeiros classificados do campeonato (Ferreira do Zêzere e Samora Correia) terem sido também os finalistas da Taça do Ribatejo –, recebeu a visita do Mirandela (actual 11.º classificado da Série A do Campeonato de Portugal), tendo sido derrotado por 1-2, marcando o seu “ponto de honra” já na parte final do desafio.

Anota-se que, nas últimas seis temporadas (desde 2020-21) – num total de 27 participações (de 13 diferentes clubes) – só por uma única vez (o U. Santarém, na época transacta, batendo dois adversários dos Distritais) os emblemas do Distrito lograram superar as duas rondas iniciais, chegando aos 1/32 avos de final da Taça de Portugal (fase em que entram em prova os clubes da Primeira Liga). De resto, quedaram-se, em quinze ocasiões, pela 1.ª eliminatória; tendo disputado a 2.ª ronda por onze vezes.

Taça do Ribatejo – Arrancou no passado fim-de-semana a edição desta temporada da Taça distrital, com a disputa da “fase de grupos”, em que participam somente os clubes inscritos no escalão secundário (no total de 21, repartidos em seis séries – para apurar dez, que se juntarão, na fase seguinte, às 16 equipas da I Divisão).

Da ronda inicial, nota para o desaire caseiro do actual detentor do troféu (que, aliás, conquistou nas duas últimas temporadas), Ferreira do Zêzere – presentemente num contexto distinto –, batido pelo Marinhais, por 1-3, vendo, portanto, quebrada uma invencibilidade de mais de dois anos e meio na “prova rainha” (desde Janeiro de 2023), após ter somado notável série de onze jogos sem perder (quatro triunfos e um empate em 2023-24; e o pleno de seis vitórias em 2024-25).

Destacam-se ainda os triunfos obtidos em terreno alheio por: SC Rio Maior (2-0, ante o Rebocho); Ouriquense, no regresso à competição oficial, após treze anos de interregno (1-0, em Benavente); U. Atalaiense (3-1, frente ao Benfica do Ribatejo); e Moçarriense (2-0, em Salvaterra).

Outra retoma, neste caso da formação d’Os Lagartos do Sardoal (depois de seis anos de ausência), ficou marcada por uma torrente de golos, tendo o Mindense vencido por 6-3.

Antevisão – A 3.ª ronda do Distrital da I Divisão tem como principais focos de atenção os seguintes embates: At. Ouriense-Abrantes e Benfica; Tramagal-Coruchense; e Porto Alto-Fazendense. O Mação, recebendo o At. Riachense, é claro favorito. Quanto ao U. Tomar, terá a visita do Cartaxo, que ofereceu forte réplica aos maçaenses, apresentando-se também, nesta fase inicial, com o melhor marcador da prova, Emanuel Costa, bisando em ambos os jogos realizados.

Na Liga 3, o U. Santarém recebia, esta quarta, o Caldas (integrando o lote de vice-líderes da sua série, e que vem de eliminar o Fátima, para a Taça). No Campeonato de Portugal, o Fátima, actuando também no seu terreno, terá a visita do Peniche (“carrasco” do Ferreira do Zêzere, na Taça); enquanto o Samora Correia viaja até aos Açores (Terceira), para defrontar o Juv. Lajense.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 25 de Setembro de 2025)

28 Setembro, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.