Archive for 14 Junho, 2025

O Pulsar do Campeonato – Supertaça

(“O Templário”, 12.06.2025)

Num embate (o terceiro, no curto intervalo de menos de mês e meio) entre os dois primeiros classificados do campeonato e, também, finalistas da Taça – e depois de o Campeão, Ferreira do Zêzere, ter alcançado a “dobradinha” –, coube, desta feita, a fortuna ao Samora Correia, na disputa da Supertaça Dr. Alves Vieira, em partida tradicionalmente realizada em Torres Novas.

Tal como sucedera na Final da Taça do Ribatejo, quem marcou primeiro acabou por sair derrotado, sendo que a partida se viria a decidir num escasso período de apenas dez minutos, entre os 28 e os 38: os ferreirenses inauguraram o marcador, na conversão de uma grande penalidade (por Tiago Mateus), tendo os samorenses restabelecido a igualdade oito minutos depois (golo apontado pelo australiano Deniz Sen), para logo de seguida, só outros dois minutos volvidos, se colocarem em vantagem (por intermédio de Kelton Garcia), fixando o que viria o ser o resultado final, de 2-1.

No balanço geral do confronto directo entre as duas equipas, num total de quatro desafios disputados, todos eles muito nivelados no marcador final (com resultados tangenciais ou igualado), a formação comandada por Mário Ruas acaba por levar a melhor sobre o grupo liderado por Mário Nelson, com dois triunfos dos samorenses, face a um dos ferreirenses, e um empate. O que não invalida, claro, que o Ferreira do Zêzere se tenha superiorizado a nível das conquistas mais significativas, ostentando o título de Campeão Distrital e o troféu da Taça do Ribatejo.

Em qualquer caso, ficou bem patente que Ferreira do Zêzere e Samora Correia foram os clubes dominadores do futebol distrital, quer a nível da prova de regularidade (no caso dos ferreirenses estabelecendo um “record” histórico absoluto de pontos, tendo perdido um único jogo e empatado outro; tendo, em paralelo, os samorenses obtido também a sua maior pontuação de sempre, num desempenho apenas superado pelos três títulos de Campeão conquistados – sendo que em 1982-83, com a vitória a valer dois pontos, cederam somente três empates), quer da prova a eliminar.

Ao fim de 28 anos de jejum de títulos, o Samora Correia conquistou a terceira Supertaça do seu historial (depois ter sido já vencedor da competição em 1994 e em 1997), igualando a marca de Coruchense, Fazendense, Riachense e Torres Novas enquanto clubes com mais triunfos na prova.

Regista-se, desde modo, que, já há dez anos, nenhuma equipa consegue alcançar o “triplete” de troféus (Campeonato Distrital, Taça do Ribatejo e Supertaça Dr. Alves Vieira), desde que o Coruchense obteve tal proeza, em 2015; antes, outros cinco emblemas já o tinham realizado também: At. Riachense (2010); Monsanto (2004); Abrantes FC (2003); U. Rio Maior (2002); e, por coincidência, o agora novo detentor da Supertaça, Samora Correia (1994).

Passa a ser o seguinte o resumo do Palmarés do futebol distrital, desde a temporada inaugural, de 1924-25, até à época agora finda, de 2024-25, ao longo de um século de competições (com um total de 36 clubes com títulos conquistados – 31 dos quais de Campeão Distrital; tendo sido 25 os vencedores da Taça do Ribatejo; e 16 os que ganharam já a Supertaça):

II Divisão Distrital – As equipas da região Norte do Distrito partiam em vantagem (tangencial, em ambos os casos), mas acabaram por soçobrar, na 2.ª mão, tendo prevalecido os clubes da zona Sul, quer no que respeita à Final, para apuramento do Campeão, como ao “playoff” de subida.

No Tramagal, a turma da Associação Recreativa do Porto Alto – que havia sido batida, no seu reduto, pelo Tramagal, por 0-1 – viria a impor-se, triunfando por convincente marca de 3-1 (tendo, aliás, chegado a dispor de vantagem de três golos), revertendo o desfecho da semana anterior, conquistando assim o seu primeiro título de Campeã Distrital da II Divisão, sucedendo ao Águias.

Na disputa do “playoff” de promoção, o Pontével, após ter perdido nos Riachos por 2-1, manifestou inequívoca superioridade, triunfando por 3-0, garantindo, portanto, a terceira e última vaga de subida ao escalão principal, ficando, ao invés, o Riachense com o amargo de não ter conseguido alcançar esse objectivo, num ano difícil, em que passou por infaustos momentos.

Estão apurados para participar no campeonato da I Divisão Distrital de 2025-26 os seguintes 16 emblemas: Samora Correia, Fazendense, Coruchense, Torres Novas, Abrantes e Benfica, Mação, Alcanenense, At. Ouriense, Amiense, Águias de Alpiarça, Entroncamento AC, U. Tomar, Cartaxo, Porto Alto, Tramagal e Pontével.

Teremos, pois, três regressos, de clubes que há largos anos se encontravam afastados do escalão principal: o Tramagal volta a disputar tal campeonato após 18 anos de interregno (última presença na época de 2006-07), enquanto o Porto Alto retorna depois de 13 anos (última participação em 2011-12), sendo que o Pontével não disputava a prova há dez anos (desde 2014-15).

Antevisão – Disputa-se este Sábado, 14 de Junho, no Estádio Nacional do Jamor, o último jogo da temporada: a Final do Campeonato de Portugal, entre a equipa “B” do Vitória de Guimarães e o Lusitano de Évora, vencedores, respectivamente, das séries Norte e Sul, para apurar o quarto Campeão neste novo formato da prova (correspondendo ao 4.º escalão a nível nacional), depois dos títulos conquistados pelo Paredes (2021-22), Atlético (2022-23) e Amarante (2023-24).

Quanto ao “Pulsar do Campeonato” finda por aqui a sua 13.ª temporada, num total de 420 artigos.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 12 de Junho de 2025)

Nota – Já após a publicação deste artigo chegou, entretanto, a notícia de que o Ferreira do Zêzere (não dispondo de campo com as medidas regulamentares para disputar o Campeonato de Portugal) abdicou da promoção ao Nacional, revertendo essa vaga de subida a favor do Samora Correia (vice-campeão distrital).

14 Junho, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2025
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.