Archive for 24 Maio, 2025

O Pulsar do Campeonato – 29ª Jornada

(“O Templário”, 22.05.2025)

À entrada para a 30.ª e derradeira jornada da I Divisão Distrital serão três as equipas ainda sob ameaça de poderem vir a descer ao escalão secundário: Entroncamento AC, Cartaxo e Glória do Ribatejo. Isto, no pressuposto de que venha a ser homologado o resultado do desafio entre Águias de Alpiarça e Cartaxo, no qual os cartaxeiros estavam a vencer (1-0) quando o jogo foi interrompido, a escassos minutos do final, uma situação de que urge a clarificação associativa.

É que, em tal cenário, teremos, nessa última ronda, um embate entre Entroncamento AC e Cartaxo que poderá ser determinante, entre dois dos clubes ainda em risco; ao invés, caso o Cartaxo viesse a perder aqueles três pontos, nessa hipótese, a formação da cidade ferroviária estaria já a salvo de qualquer imprevisto, resumindo-se então a disputa pela permanência à Glória e ao Cartaxo.

E isto, porque, contra todas as probabilidades, o Entroncamento AC encarrilou, nesta fase decisiva da época, incrível ciclo de nada menos de cinco vitórias consecutivas (num flagrante contraponto a apenas dois triunfos que havia averbado até à 24.ª jornada). E, fê-lo, no passado Sábado, mais uma vez de forma bem concludente, goleando em Salvaterra de Magos por exuberantes 6-3!

Destaques – Na despedida da I Divisão, no seu reduto, o Salvaterrense ainda conseguiu manter o equilíbrio no marcador até ao 2-2, mas, depois, revelou-se impotente para suster as investidas do Entroncamento AC, que chegou à vantagem de 5-2, vindo a fechar a contagem nos 6-3, resultado que, no pior cenário, lhe permite encarar a última partida da época dependendo só de si, bastando-lhe o empate para confirmar a manutenção, o que, até há um mês, parecia bem difícil.

Destaque, neste prélio, para o “poker” apontado pelo nigeriano Elijah Alao, autor de dez golos nos últimos quatro desafios, tendo passado a totalizar quinze no campeonato.

Por seu lado, a equipa da Glória do Ribatejo, nesta altura, supostamente, a mais ameaçada pela possibilidade de descida, tendo também em consideração que terá ainda de se deslocar a Coruche, continua a fazer pela vida, tendo recebido e batido o Águias de Alpiarça por 2-0, num encontro em que os forasteiros puderam jogar com a posição muito vantajosa de que beneficiavam (seis pontos a mais e o facto de terem goleado o adversário, na primeira volta, por 5-1).

Os alpiarcenses viram reduzir-se, para apenas três pontos, o diferencial de que dispõem face à Glória do Ribatejo, tendo o Entroncamento somente a um ponto e, o Cartaxo, em teoria, a dois; mas, atendendo a que estes dois emblemas se enfrentam no último dia, têm já garantida a continuidade na divisão principal – uma vez que, pelo menos um (ou até os dois) irá perder pontos.

Quanto ao Cartaxo, tendo voltado às derrotas – batido, no seu próprio terreno, pelo Coruchense, mercê de um solitário golo (sofrido ainda no quarto de hora inicial) –, poderá vir a ter um desfecho de temporada de todo inesperado à partida, para um clube que se anunciava como candidato ao título: na hipótese de a decisão da Associação de Futebol de Santarém sobre o “caso” do jogo em Alpiarça lhe vir a ser desfavorável, e não ganhando no Entroncamento, cairia na II Divisão!

Alheia aos problemas contrários, a turma do Sorraia não desperdiçou a oportunidade de recuperar o 4.º posto da tabela classificativa, aproveitando também novo deslize do Torres Novas. De facto, os torrejanos, com um difícil fecho de campeonato, tendo vencido apenas num dos seus cinco últimos compromissos, não conseguiram fazer melhor do que uma algo imprevista igualdade, a duas bolas, na recepção ao Alcanenense, que já não pode melhorar a sua classificação (8.º).

Houve ainda uma outra troca de posições, na disputa pela vice-liderança, devido à perda de pontos do Fazendense na visita a Mação, onde, por duas vezes, esteve em desvantagem, não tendo ido além do empate, igualmente a dois golos. Um jogo com a particularidade de todos os quatro tentos terem sido apontados num intervalo de pouco mais de dez minutos, entre os 42 e os 53 minutos, um para cada lado a fechar a primeira parte, e outros tantos no início da etapa complementar.

Confirmações – Começando pelo novo Campeão, Ferreira do Zêzere, teve a sua festa de consagração, recebendo o vizinho e rival U. Tomar, que, honrando o momento, fez, antes do início da partida, merecida “guarda de honra” aos vencedores. E, perante uma equipa ferreirense naturalmente já algo em descompressão, os nabantinos complicaram bastante, tendo o Ferreira do Zêzere acabado por averbar, “in extremis”, um dos seus mais difíceis triunfos neste campeonato.

Após o nulo que subsistia ao intervalo, os tomarenses surpreenderiam, inaugurando o marcador e colocando-se em vantagem no reduto dos Campeões, outra vez por intermédio de Wemerson Silva. Espevitados por esse tento, os ferreirenses de pronto restabeleceram o empate. Mas, até final, teriam de impor grande intensidade e exercer forte pressão para conseguir, já no expirar do tempo de compensação, chegar enfim ao golo da vitória, fixando o “placard” em 2-1.

Uma festa que poderá ter ficado, de alguma forma, obnubilada, pela incerteza suscitada sobre a participação do clube no Campeonato de Portugal da próxima temporada, dependente da aceitação federativa (de cariz temporário) da utilização do campo ferreirense, na sua actual configuração, ou, alternativamente, da realização de trabalhos urgentes, para conformidade com o regulamento.

Como anteriormente aludido, o Samora Correia retomou o 2.º lugar, batendo com naturalidade, por ampla margem de 4-0, o At. Ouriense, tirando partido do empate do Fazendense em Mação. Os samorenses abriram o activo apenas com cinco minutos decorridos, vindo a confirmar o triunfo com mais três tentos, os dois últimos já no ocaso da partida. Samora Correia e Fazendense partem para a jornada final separados por dois pontos, sendo que, em caso de igualdade pontual, o conjunto das Fazendas terá vantagem no desempate, em função da superior diferença de golos.

Por fim, o Abrantes e Benfica isolou-se no 6.º posto, tendo recebido e vencido o Amiense, por 3-1, em encontro (tal como o Torres Novas-Alcanenense) antecipado para sexta-feira, dia 16 de Maio. Os abrantinos chegaram ao intervalo a ganhar por 1-0, consentiram ainda o empate, antes de, nos últimos dez minutos, marcarem mais dois tentos.

II Divisão Distrital – Houve “drama” no embate entre o líder, Porto Alto, e o Moçarriense, com os visitados a precisar de ganhar para confirmar, desde logo, matematicamente, o 1.º lugar. Tendo começado por sofrer um golo, só em período de “descontos”, os anfitriões chegariam ao 2-1, dando azo a esfusiantes festejos da subida à divisão principal do futebol distrital. Por seu turno, o Pontével, com assinalável vitória (1-0) em Marinhais, garantiu a disputa do “playoff” de subida.

Na série mais a Norte, o Riachense foi ganhar à Atalaia por 2-1, e parte para a ronda decisiva com mais um ponto que o Vasco da Gama (com excelente triunfo, no Espinheiro, por 5-2), disputando os dois clubes a 2.ª posição, para apuramento do adversário do Pontével em tal “playoff”.

Liga 3 – Chegou ao seu termo esta competição, tendo já o Lusitânia de Lourosa conquistado antecipadamente o título de Campeão, sendo acompanhado na promoção à II Liga pela equipa “B” do Sporting (vice-campeã). O Belenenses (3.º classificado) terá de disputar com o Paços de Ferreira (que finalizou no 16.º lugar em tal escalão) o “playoff” de manutenção/promoção.

Campeonato de Portugal – O Fátima voltou a perder (0-1) ante o líder, Lusitano de Évora, que, com o pleno de quatro vitórias, garantiu já a subida à Liga 3. Não obstante, beneficiando do empate (1-1) entre Amora e O Elvas, os fatimenses, só a dois pontos do emblema da margem Sul, continuam a poder “sonhar”. A Norte, o Vitória de Guimarães “B” assegurou também a subida.

Antevisão – Na última jornada do Distrital joga-se ainda pela definição da 2.ª posição (que, hipoteticamente, poderá vir a ser bem mais relevante ainda do que seria expectável), no U. Tomar-Samora Correia e no Fazendense-Ferreira do Zêzere. Na luta pela manutenção as atenções focam-se no Coruchense-Glória do Ribatejo e no Entroncamento AC-Cartaxo. Na II Divisão realce para as partidas: Riachense-Pego e Vasco da Gama-U. Atalaiense. No Campeonato de Portugal o Fátima desloca-se a Elvas, visando levar a decisão para o último dia.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 22 de Maio de 2025)

24 Maio, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2025
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.