O Pulsar do Campeonato – 26ª Jornada

4 Maio, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 01.05.2025)

O Ferreira do Zêzere não conseguiu materializar o primeiro “match-point” de que dispunha para confirmar o título de Campeão, não tendo, outra vez, logrado levar de vencida o seu mais directo rival na presente temporada, Samora Correia, responsável pela “subtracção” de todos os cinco pontos até agora cedidos no campeonato pelo líder. Restando doze pontos em disputa, subsistindo o diferencial de dez pontos entre os dois primeiros classificados, os ferreirenses necessitarão apenas, de novo, de vencer o seu próximo jogo, para poderem, enfim, libertar a grande festa.

A 26.ª ronda ficou, novamente, marcada por curiosas conjugações de resultados, bem sintomáticos desta fase de final de temporada: todos os quatro clubes posicionados entre o 5.º e o 8.º lugar (Coruchense, Abrantes e Benfica, Alcanenense e Mação) foram, pela segunda semana seguida, derrotados; dos oito primeiros da tabela, apenas dois venceram (Fazendense e Torres Novas); das restantes oito equipas só duas perderam (Cartaxo e Salvaterrense).

Destaques – O “jogo grande” da jornada, o primeiro de uma série de três embates entre Samora Correia e Ferreira do Zêzere, saldou-se por um nulo, que, em boa verdade, não pode ter agradado por completo a nenhum dos conjuntos, como, em paralelo, também não lhes terá desagradado de todo. Os anfitriões, não tendo reduzido o atraso, salvaguardaram, como mínimo, o adiamento da decisão do campeonato, por, pelo menos, mais uma semana; os forasteiros, não puderam ainda festejar, mas têm a perfeita noção de que tal estará para muito breve, cada vez mais próximo.

Quanto ao jogo, propriamente dito, teve, como é comum no jargão do futebol, duas partes distintas: uma primeira, com os ferreirenses mais assertivos, com maior iniciativa, não tendo, todavia, concretizado; na segunda, os samorenses com maior tempo de posse de bola, mas sem criarem soberanas ocasiões de golo. No final, ambos os treinadores lamentaram a falta de eficácia.

Na luta pela manutenção, o Águias de Alpiarça, que tinha sido um dos principais derrotados na jornada anterior, “desforrou-se”, recebendo e goleando, por números imprevistos (4-0), o Abrantes e Benfica, outra vez a claudicar de forma inesperada (depois da expressiva derrota sofrida em Torres Novas), em flagrante contraponto com as goleadas que impusera ao At. Ouriense e ao U. Tomar. Os alpiarcenses passaram, assim, a dispor de importante margem, de sete pontos, em relação à zona de despromoção, quase a garantir o objectivo primordial.

Surpresas – Para além dos números do triunfo do Águias, a grande surpresa chegou-nos de Coruche, onde o Amiense foi ganhar por 2-1, somando segundo triunfo sucessivo, depois de uma “seca” de sete jornadas sem vencer, praticamente garantindo a tranquilidade, agora já nove pontos acima da “linha de água”. O Coruchense viu afastar-se o Torres Novas, na disputa pelo 4.º lugar, atendendo a que os torrejanos haviam já derrotado, em jogo antecipado, o Mação, por 2-1.

Também a outra surpresa se registara já na semana anterior, com o triunfo do Entroncamento AC face ao Alcanenense, por 3-1, igualmente o segundo sucessivo da turma da cidade ferroviária, a qual, não obstante, se mantém em zona de descida, a um ponto da Glória do Ribatejo.

Precisamente, o desfecho do desafio em que interveio o grupo da Glória do Ribatejo – empate a zero em Ourém, ante o At. Ouriense – terá sido também uma “meia-surpresa”, dado o posicionamento dos dois clubes na pauta classificativa, sendo que os donos da casa tinham, à partida para tal encontro, o dobro dos pontos do adversário (32 vs. 16)! A verdade é que a equipa de Ourém está já absolutamente tranquila, sem especiais objectivos, enquanto que, para a formação da Glória, cada ponto adicional pode fazer a diferença.

Confirmações – Cabalmente dentro das expectativas se poderá enquadrar a vitória averbada pelo Fazendense, na recepção ao “lanterna vermelha”, Salvaterrense, goleando por 4-0. O conjunto das Fazendas continuará ainda a “sonhar” com a 2.ª posição (encurtou, apenas para dois pontos, a desvantagem em relação ao Samora Correia), que conferirá o apuramento para a Taça de Portugal; ao invés, a turma de Salvaterra de Magos vê esfumarem-se as esperanças de permanência na divisão principal, tendo passado a distar já (demasiados) oito pontos do antepenúltimo lugar.

Por fim, o U. Tomar conseguiu algum ânimo para a recta final desta época, tendo “arrancado a ferros” um suado triunfo, por 3-1, ante o Cartaxo. Tendo, uma vez mais, entrado em campo a perder, sofrendo o golo contrário ainda antes dos cinco minutos, com uma primeira parte apática, em que poderia inclusivamente ter visto ampliada a desvantagem, viria a beneficiar do facto de o oponente ter ficado reduzido a dez elementos, ainda com cerca de uma hora para jogar, e, sobretudo, da forte quebra em termos físicos revelada pela jovem equipa cartaxeira.

Só nos derradeiros dez minutos o União chegaria ao(s) golo(s), numa fase em que, tal como sucedera na semana anterior, os centrais Henrique Matos e Siaka Bamba se posicionavam já no eixo do ataque, tendo sido, aliás, o experiente capitão a bisar, operando a reviravolta no marcador. Não tendo sido uma boa exibição dos tomarenses, o resultado obtido permite-lhes alcançar, de forma definitiva, a tranquilidade (faltando apenas a confirmação da manutenção em termos matemáticos), tendo ampliado para onze pontos a vantagem em relação ao Entroncamento AC.

Ao contrário, o Cartaxo poderá ainda vir a cair em zona muito perigosa da tabela, uma vez que a pontuação até agora somada (21 pontos, apenas cinco a mais que o Entroncamento AC) poderá vir a revelar-se não ser suficiente para garantir a manutenção.

II Divisão Distrital – Também na II Divisão Distrital o “Campeão” (no caso, os dois vencedores de série) ficou adiado, uma vez que, contrariamente ao que seria esperado, nem Porto Alto, nem Tramagal lograram somar os três pontos.

Grande foi a surpresa do nulo cedido pelo Porto Alto, na recepção ao Benfica do Ribatejo (adversário que, na primeira volta, goleara, fora de casa, por 7-1); o líder da Série A continua, não obstante, a dispor de muito confortável vantagem face ao mais imediato perseguidor, Pontével.

Na Série B, o Tramagal teve também de adiar os festejos do regresso à divisão maior do futebol distrital, não tendo conseguido melhor do que o empate (2-2) no terreno da Ortiga.

Liga 3 – O U. Santarém, recebendo o Lusitânia, somou mais três pontos (2-0), na penúltima jornada da prova, mantendo o 2.º posto, apenas atrás da Académica.

Campeonato de Portugal – O Fátima não foi feliz no arranque da fase final desta competição, de apuramento dos quatro clubes a promover à Liga 3, tendo sido claramente derrotado, em Évora, pelo Lusitano, por 3-0, num registo, a nível de golos sofridos, a que os fatimenses não estavam de todo habituados, ao longo de toda esta época.

Antevisão – Na 27.ª jornada do Distrital da I Divisão destaca-se o confronto entre o 1.º e o 4.º classificados, com o Ferreira do Zêzere a ter a visita do Torres Novas, com a esperança de, enfim, poder selar a inédita conquista do título de Campeão.

Destaca-se, ainda, noutro âmbito, a importância (para os visitados) dos jogos entre Glória do Ribatejo e U. Tomar, por um lado, e entre Cartaxo e Fazendense, por outro. Os encontros Amiense-Entroncamento AC, e, em especial, o Salvaterrense-Águias de Alpiarça poderão ser também definidores para o desfecho do campeonato, no que respeita à(s) descida(s).

Na II Divisão Distrital (apenas na Série B), realce para os embates envolvendo os quatro primeiros: Tramagal-Riachense e Vilarense-Vasco da Gama.

Na derradeira ronda da fase de manutenção da Liga 3, o U. Santarém desloca-se a Coimbra, para defrontar a Académica. Por seu lado, na 2.ª jornada da fase final do Campeonato de Portugal, o Fátima, actuando no seu terreno, terá por adversário O Elvas.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 1 de Maio de 2025)

Entry filed under: Tomar.

Liga Conferência – 1/2 finais (1.ª mão) Liga dos Campeões – 1/2 finais (2.ª mão)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2025
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.