O Pulsar do Campeonato – 22ª Jornada

30 Março, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 27.03.2025)

À 22.ª jornada, e pela primeira vez neste campeonato, foram mais as vitórias (quatro) dos clubes classificados na segunda metade da tabela, que as obtidas pelas equipas posicionadas nos oito primeiros lugares (só três triunfos, de Ferreira do Zêzere, Samora Correia e Torres Novas). Estiveram, pois, em evidência o At. Ouriense, U. Tomar, Águias de Alpiarça e Glória do Ribatejo, que somaram pontos cruciais para os seus objectivos de se afastarem da zona de despromoção.

Sem alterações substanciais no topo – não obstante o Torres Novas tenha aproveitado o empate entre Fazendense e Coruchense para ascender à 4.ª posição –, a equipa do Águias foi a mais beneficiada pelos desfechos desta ronda, em contraponto ao Entroncamento AC (o mais prejudicado), passando os alpiarcenses a dispor agora de uma margem de segurança de sete pontos em relação à “linha de água”; por seu lado, At. Ouriense (16 pontos de vantagem) e U. Tomar (13 pontos) terão praticamente selado a continuidade no principal escalão do futebol distrital.

Destaques – Recebendo a visita da formação do Alcanenense, aparentemente já algo em descompressão, o Águias de Alpiarça arrancou uma importante vitória, por 2-1; depois de terem chegado ao intervalo já em vantagem, os alpiarcenses marcariam o tento da vitória já no quarto de hora final do desafio, obtendo o quinto triunfo na prova, apenas o segundo na segunda volta, depois de, surpreendentemente, terem derrotado o Samora Correia, na 17.ª jornada.

Em destaque esteve também o Torres Novas, implacável na recepção ao Abrantes e Benfica, tendo assegurado a vitória nos vinte primeiros minutos, com o 3-0 que então se verificava, perante um adversário apático, sem capacidade de reacção. A contagem foi ainda ampliada antes do descanso, vindo o “placard” a ser fixado em 5-0 já nos últimos quinze minutos. O registo de cinco triunfos e dois empates dos torrejanos, na segunda volta do campeonato, apenas é superado pelo líder.

Surpresa – A grande surpresa da jornada chegou-nos de Mação, onde o conjunto local (a atravessar fase muito positiva, vindo de quatro vitórias e um empate nos cinco encontros anteriores) foi batido pela turma da Glória do Ribatejo, por imprevisto 3-1. Os forasteiros, depois de inaugurarem o marcador à beira do intervalo, chegaram inclusivamente a dispor de vantagem de três golos (!), com outros dois tentos, entre os 54 e 67 minutos, não tendo os maçaenses conseguido melhor que o “ponto de honra”. Um resultado que, por ora, permite à Glória “respirar” acima da “linha de água”, pese embora com curta vantagem de três pontos face ao Entroncamento.

Confirmações – Nas restantes cinco partidas os resultados enquadram-se no que seriam as expectativas, mesmo que os dois primeiros, ambos a jogar em casa – Ferreira do Zêzere (vitória por 2-0 ante o Cartaxo, com golos aos 55 e 86 minutos) e Samora Correia (triunfo por tangencial 2-1 ante o Salvaterrense) – tenham experimentado mais dificuldades do que esperariam.

No caso dos samorenses, a recuperar do impacto anímico do desaire sofrido em Abrantes, que os terá afastado da corrida pelo título, e depois de terem chegado a 2-0 no início do segundo tempo, sofreriam ainda pequeno “susto”, quando o “lanterna vermelha” reduziu para a diferença mínima, faltando jogar vinte minutos. Uma derrota que tem como consequência directa o cavar do fosso, agora já para consideráveis sete pontos, que separa o Salvaterrense do último emblema em zona de manutenção (o rival Glória do Ribatejo), vendo, pois, complicar-se deveras “as contas”.

Fazendense e Coruchense, até então 3.º e 4.º classificados, empataram a uma bola (tendo a formação do Sorraia entrado praticamente a ganhar, marcando logo aos três minutos), ampliando para seis o número de embates entre ambos, nas Fazendas, na última década, sem que os visitados tenham conseguido chegar à vitória! Este foi, ainda assim, um desfecho que não terá agradado por completo a nenhum dos contendores: o Fazendense volta a ver o Samora Correia distanciar-se no 2.º lugar (quatro pontos), enquanto o Coruchense foi ultrapassado pelo Torres Novas.

Em Ourém, o grupo local, que atravessara longo jejum de oito jornadas sem ganhar, bisou o triunfo em duas semanas seguidas: depois de ter ido vencer ao Entroncamento, superiorizou-se, pela margem mínima (1-0 – golo apontado ainda no quarto de hora inicial) ante o Amiense, subindo ao 9.º posto, mas, mais importante, tendo, com boa dose de certeza, assegurado a tranquilidade até final da época, dado ser virtualmente insuperável a diferença pontual que regista.

Situação análoga se poderá dizer do U. Tomar, obtendo, num intervalo de quinze dias, dois triunfos (depois de ter goleado o Águias de Alpiarça na 20.ª ronda), somando seis preciosos pontos, que lhe proporcionaram fixar-se no 10.º lugar, apenas três pontos abaixo do At. Ouriense, e com avanço de treze pontos em relação ao adversário que derrotou, Entroncamento AC.

Num confronto de tradicional rivalidade histórica, em que muito estava em jogo, as duas equipas adoptaram abordagem com muitas cautelas, tendo ficado bem patenteada, no caso dos visitantes, a necessidade de, pelo menos, somar um ponto. A estratégia de risco mínimo, conjugada com o factor vento (que se fazia sentir com intensidade), resultou num jogo sem primores técnicos, e, também, sem soberanas oportunidades de golo.

Na segunda metade, com o Entroncamento AC a procurar preservar o nulo no marcador, tal resultaria, mesmo que instintivamente, no recuar das suas linhas, em paralelo, como que convidando os unionistas a assumir a iniciativa. Os tomarenses iam, então, criando mais lances junto da área contrária, acabando mesmo por chegar ao solitário golo que lhes conferiu a vitória, apontado à entrada para o derradeiro quarto de hora. Até final nenhuma das formações teve já engenho para alterar o marcador, que muito serve os interesses dos nabantinos.

II Divisão Distrital – Jogou-se apenas na série mais a Norte, numa ronda sem especiais novidades, tendo os três primeiros averbado vitórias em terreno alheio: o líder Tramagal, no Pego (2-1), mantendo os cinco pontos de vantagem sobre o Vasco da Gama (triunfo por 4-2 na Ortiga), e confortáveis onze pontos de avanço sobre o Vilarense (que ganhou por 1-0 em Pernes). O Riachense, que folgou, baixou ao 4.º lugar, já a oito pontos do vice-líder… a oito jornadas do fim.

Liga 3 – Em partida de acerto de calendário, o U. Santarém obteve um resultado positivo, empatando 1-1 (com os dois tentos apontados nos primeiros cinco minutos, após os escalabitanos terem “entrado a ganhar”) em Angra do Heroísmo, ante o Lusitânia, mantendo assim o 2.º lugar, somente a um ponto do guia, Académica, e, mais relevante, virando para a segunda volta deste mini-torneio (cinco jogos finais) com margem de sete pontos em relação à zona de descida.

Antevisão – A 23.ª ronda da I Divisão Distrital apresenta saídas de algum risco para os quatro primeiros classificados: o Ferreira do Zêzere viaja até à Glória do Ribatejo, onde encontrará uma equipa fortemente moralizada; o Samora Correia visita o Cartaxo; o Fazendense defronta um conjunto do Entroncamento AC, muito carenciado de pontos; enquanto o Torres Novas se desloca também ao Sul do Distrito, para defrontar o Salvaterrense, já em fase de “tudo ou nada”.

Por seu lado, o U. Tomar actua também em reduto alheio, num reencontro com o treinador (Marco Marques) Campeão há duas épocas, sendo que o Amiense ainda não poderá estar descansado.

Na II Divisão, destaque para o embates entre Marinhais e Porto Alto, e Vasco da Gama-Riachense.

Na Liga 3 o U. Santarém recebe o Sp. Covilhã, podendo, em caso de êxito, praticamente confirmar a manutenção. Quanto ao Fátima, no Campeonato de Portugal, visita o terreno do guia, O Elvas (já com o 1.º lugar matematicamente garantido), em compromisso de elevado grau de dificuldade.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 27 de Março de 2025)

Entry filed under: Tomar.

Liga das Nações da UEFA – 2024/25 – 1/4 de Final (2.ª mão) O Pulsar do Campeonato – 23ª Jornada

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2025
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.