Archive for 16 Março, 2025

O Pulsar do Campeonato – 20ª Jornada

(“O Templário”, 13.03.2025)

Quase três meses depois da goleada (7-1) aplicada à equipa da Glória do Ribatejo, a 15 de Dezembro, na que fora a histórica 1.000.ª vitória do clube em jogos oficiais, o União voltou a ganhar, outra vez com uma goleada, num resultado de grande relevância, dado ter sido obtido ante um rival directo, permitindo, em simultâneo, ampliar para dez pontos (20 vs. 10) o diferencial face à “linha de água”, o que deverá proporcionar um final de temporada de maior tranquilidade.

A 20.ª jornada pautou-se, por outro lado, pelos triunfos obtidos pelos agora cinco primeiros classificados (Ferreira do Zêzere, Samora Correia, Fazendense, Torres Novas e Coruchense), com o Alcanenense como principal derrotado (tendo baixado do 4.º ao 6.º posto), salientando-se, em paralelo, a forma categórica como o líder “despachou”, uma vez mais, o Abrantes e Benfica.

Destaques – A principal nota de realce vai, justamente, para a vitória do Ferreira do Zêzere, na recepção ao Abrantes e Benfica, impondo robusta goleada, por 5-1 (isto, imediatamente após ter ido ganhar a Abrantes, no fim-de-semana precedente, para a Taça, por 3-0), no que constitui o 19.º triunfo do comandante, em vinte desafios disputados para o campeonato na presente época!

Parecendo conseguir tornar tudo fácil, nesta sua caminhada rumo a um inédito título de Campeão Distrital, os ferreirenses chegaram a vantagem de 2-0, com dois tentos apontados entre os 33 e os 53 minutos, tendo os abrantinos ripostado ainda, reduzindo a um quarto de hora do final; não vacilando, os anfitriões de imediato reporiam a diferença de dois golos (3-1), apenas dois minutos volvidos, vindo ainda a fechar a contagem com mais outros dois tentos, nos cinco minutos finais, não consentindo veleidades aos forasteiros, impotentes face ao poderio do opositor.

Nas Fazendas de Almeirim defrontavam-se o 3.º e 4.º classificados, até então separados por cinco pontos, com o Alcanenense a jogar uma “última cartada” nas suas aspirações de poder vir ainda a chegar ao pódio. O Fazendense assegurou, com aparente naturalidade, os três pontos, com dois golos sem resposta, aos 25 minutos da 1.ª… e da 2.ª parte, consolidando assim o seu 3.º lugar, passando a dispor de avanço de seis pontos sobre o mais próximo perseguidor, Torres Novas.

O Coruchense superou um mini-ciclo de três rondas sem ganhar, tendo ido bater o At. Ouriense, por tangencial 2-1, pese embora tenha beneficiado de vantagem de dois golos logo no início da segunda parte. Este foi o oitavo jogo consecutivo dos visitados sem conhecer o sabor da vitória – o maior jejum presentemente em curso –, período no qual somaram apenas três pontos (pior registo de entre todos os concorrentes), caindo do 8.º ao 10.º lugar (partilhado com o U. Tomar).

Precisamente, o União, entrando em campo procurando dar sequência ao bom desempenho que apresentara na partida ante o Samora Correia, para a Taça, sentiu, não obstante, dificuldades em assumir o controlo do jogo, perante a exibição desinibida da turma do Águias de Alpiarça. A espaços com toada repartida, os tomarenses viriam a revelar-se mais eficazes, inaugurando o marcador à passagem da meia hora.

Na segunda parte, intensificou-se a pressão dos alpiarcenses, em busca da reposição da igualdade, o que, depois de muito porfiar, e aproveitando o instintivo recuo dos unionistas, viriam a materializar à entrada para os dez minutos finais, isto depois de terem já seriamente ameaçado poder chegar ao golo num par de ocasiões anteriores.

Embalados com o golo obtido, os visitantes, almejando chegar ainda ao triunfo, terão descurado a sua organização defensiva, vindo a permitir que, de forma incrível, o U. Tomar marcasse três golos num curto intervalo de cinco minutos, entre os 88 e os 93! Num desfecho deveras feliz, os nabantinos não só garantiam uma suada vitória, como, inclusivamente, acabaram por golear.

Confirmações – Numa jornada sem surpresas significativas, o vice-líder, Samora Correia, bateu, com tranquilidade, o Amiense, por 2-0, tendo sido também de dois golos (3-1) a diferença registada no “placard” final do Torres Novas-Entroncamento AC, tendo, aliás, os torrejanos chegado ao 3-0, antes de os visitantes marcarem o seu “ponto de honra”.

Mais renhido foi o confronto entre Mação e Salvaterrense, com o “lanterna vermelha” – a quatro pontos da zona de manutenção – a procurar mostrar que não se entregou ainda: os maçaenses abriram o activo logo aos quatro minutos, mas os homens de Salvaterra, com notável resposta, inverteram o resultado, para 1-2, marcando aos 17 e vinte minutos. Porém, o Mação viria a operar outra reviravolta, até aos 4-2, com três tentos obtidos em dez minutos, entre os 26 e 36. Até final, os visitantes já não conseguiriam melhor do que atenuar a derrota para a diferença mínima (4-3).

Na Glória, depois do importante triunfo alcançado precisamente em Salvaterra, no “derby”, o grupo local voltou a pontuar, apesar de, desta feita, não ter sido desfeito o nulo, ante o Cartaxo.

Na pauta classificativa, completados 2/3 do campeonato, o Ferreira do Zêzere, com sete pontos de avanço sobre o Samora, parece estar cada vez mais próximo do objectivo. Anota-se o equilíbrio entre a 4.ª e a 6.ª posição, com Torres Novas, Coruchense e Alcanenense separados, entre cada um deles, por apenas um ponto – Mação e Abrantes e Benfica (que repartem 7.º e 8.º lugar) distam quatro pontos do conjunto de Alcanena, abrindo-se depois um fosso de doze pontos (!) para o trio seguinte: Cartaxo, 9.º, com 21 pontos; At. Ouriense e U. Tomar, ambos com 20.

Na zona mais aflitiva da tabela, o Águias de Alpiarça (13.º, com 14 pontos) regista ainda escassa margem de quatro pontos sobre Glória do Ribatejo e Entroncamento AC, com o Salvaterrense, outros quatro pontos mais abaixo – sendo que estes clubes tiveram a boa nova da confirmação de que serão apenas dois os despromovidos ao segundo escalão no final desta temporada.

II Divisão Distrital – A Sul, o trio da dianteira (Porto Alto, Forense e Pontével) obteve vitórias tangenciais, mantendo posições, destacando-se a goleada (7-0) do Moçarriense no terreno do Benfica do Ribatejo (que sofrera, há um mês, derrota por igual marca, ante o Benavente).

A Norte, Tramagal e Vasco da Gama saíram também vencedores, beneficiando do desaire do Vilarense, batido na Atalaia, por 2-1. O Riachense, goleando, em Abrantes, a equipa “B” local, por 7-2, aproveitou para ascender à 3.ª posição, a cinco pontos do Vasco da Gama, e a dez do guia.

Liga 3 – O U. Santarém foi obter importante triunfo à Serra da Estrela, batendo o Sp. Covilhã por 1-0, mercê de um golo já na fase derradeiro do encontro, na conversão de uma grande penalidade. Os escalabitanos, aproveitando o desaire do Caldas com o Oliveira do Hospital, subiram ao 2.º lugar, subsistindo, todavia, inalterada a margem de seis pontos face à “linha de água”.

Campeonato de Portugal – O Fátima voltou a ganhar, goleando o último classificado, Pêro Pinheiro, por categórico 4-0, mantendo o 3.º lugar. Com uma vantagem de 17 pontos para a zona de despromoção, a quatro jornadas do final da primeira fase, está já garantida, no mínimo, a continuidade neste escalão. União 1919, Alcains, Sertanense e Pêro Pinheiro parecem encaminhar-se, inapelavelmente, para os Distritais, restando determinar o último despromovido.

Antevisão – Os extremos tocam-se, com a visita do Ferreira do Zêzere a Salvaterra de Magos, tendo o Samora Correia saída de elevado grau de dificuldade, a Abrantes. Tal como sucede, por maioria de razão, com o U. Tomar, que viaja até Coruche, para defrontar o actual 5.º classificado.

Benavente-Porto Alto e Moçarriense-Pontével concitam atenções na próxima ronda da II Divisão.

Na Liga 3, cabe ao U. Santarém receber o Caldas, que se lhe segue de imediato, na classificação, somente a dois pontos. No Campeonato de Portugal, o Fátima desloca-se a Pombal, ainda com a mira num possível 2.º lugar, que lhe proporcionaria o apuramento para a fase final da competição.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 13 de Março de 2025)

16 Março, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2025
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.