Archive for 19 Janeiro, 2025

O Pulsar do Campeonato – 14ª Jornada

(“O Templário”, 16.01.2025)

No regresso dos campeonatos distritais, três semanas decorridas desde a ronda precedente, o Salvaterrense – alcançando enfim, prestes a findar a primeira metade da prova, o seu primeiro triunfo (quebrando uma série de oito derrotas consecutivas) – e o Águias de Alpiarça obtiveram vitórias que poderão vir a revelar-se determinantes, em duas partidas em que estiveram em confronto directo os quatro últimos da tabela, a lutar afincadamente para escapar à descida.

No topo, nada de novo, com o trio de candidatos ao título a sair vencedor, com maiores ou menores dificuldades: de forma bastante expressiva, por parte do líder, Ferreira do Zêzere; com um desfecho tangencial, no caso do Samora Correia; “in extremis”, pelo 3.º classificado, Fazendense.

Destaques – O Salvaterrense – a comemorar o Centenário, que se completou a 6 de Janeiro – aproveitou a deslocação ao terreno do Entroncamento AC (14.º e antepenúltimo classificado, que regista também uma única vitória, na 9.ª ronda, tendo averbado só um ponto nas últimas cinco partidas que disputou) para garantir o seu primeiro triunfo no campeonato, o que, no imediato, lhe proporcionou (saltando de um para quatro pontos), colar-se aos mais directos rivais, Glória do Ribatejo (cinco pontos) e o adversário do passado Domingo, Entroncamento (seis pontos), o que não deixará de proporcionar novo (e, porventura, decisivo) ânimo ao emblema de Salvaterra.

A turma da cidade ferroviária até marcou primeiro, tendo chegado ao intervalo em vantagem, mas os visitantes operariam a reviravolta, vindo a estabelecer o 2-1, a seu favor, já na parte final.

Bem mais fácil se revelou a tarefa do Águias de Alpiarça, que, recebendo o conjunto da Glória do Ribatejo, goleou por 5-1, impondo aos forasteiros décimo desaire sucessivo, na pior série da competição. Os alpiarcenses chegaram a 2-0, tendo consentido a redução para 2-1, saindo para o descanso a ganhar por 3-1. Na segunda parte, ampliaram ainda a contagem com mais dois tentos.

Com os três pontos averbados, os alpiarcenses (passando a somar dez) afastaram-se da zona perigosa, mantendo o 13.º lugar, mas posicionando-se apenas a três pontos do Amiense e Cartaxo.

Pela mesma marca (5-1) se desembaraçou, de forma categórica, o Coruchense do Cartaxo, com a formação do Sorraia a isolar-se no 4.º posto, pese embora a considerável distância do trio da dianteira (a sete pontos do Fazendense, a nove do Samora Correia, e a onze do Ferreira do Zêzere).

O grupo de Coruche chegou aliás a 5-0 (tendo apontado os três primeiros golos até meio do primeiro tempo), antes de os cartaxeiros obterem, em período de compensação, o ponto de honra.

O vice-líder, Samora Correia, que mantém apertada perseguição ao comandante, não vacilou, continuando a estender a sua magnífica série triunfal, agora já de onze jogos consecutivos!

Tinha, não obstante, uma difícil saída, até Ourém, para defrontar o At. Ouriense, onde se impôs por tangencial 2-1: os samorenses colocaram-se em vantagem aos 25 minutos, tendo permitido a igualdade já perto do termo da metade inicial; mas, reagindo de pronto, tendo conseguido repor a vantagem (e fixando o resultado) ainda antes do intervalo.

Concludente foi o triunfo do Ferreira do Zêzere, ganhando, pela primeira vez na história, após 13 confrontos (desde a estreia, no ano de 1998 – e após um total de dez derrotas e dois empates), em Tomar, ao União, por pesada marca de 4-0. Um desfecho que, porém, mesmo que por números excessivos, terá tido o seu quê de expectável, dado o potencial das duas equipas nesta fase.

Os ferreirenses abriram o activo aos doze minutos, tendo o U. Tomar, já próximo do descanso, disposto de possibilidade de marcar. Porém, o segundo golo dos visitantes, logo a abrir a segunda parte, sentenciou o resultado. Outros dois tentos, aos 72 e 78 minutos, selaram o marcador final.

Confirmações – Confirmando o seu favoritismo, o Fazendense bateu o Mação por 3-2, uma vitória, todavia, “arrancada a ferros”: depois de ter inaugurado o marcador logo aos cinco minutos, a turma das Fazendas possibilitou aos maçaenses a reviravolta, com golos aos 18 e aos 84 minutos. Um bis do melhor marcador do campeonato (Torres Gomez) aos 88 e 90+4 minutos, acabaria por proporcionar nova e decisiva reviravolta no “placard”, desta feita a favor dos visitados.

Numa partida que se antecipava equilibrada, o Alcanenense fez valer o factor casa, ganhando ao Torres Novas, mercê de um solitário golo, alcançado já na etapa complementar.

O Amiense voltou a empatar (desfecho que averbou em metade das 14 rondas), pela quarta vez nos cinco últimos desafios para o campeonato… tendo voltado a deixar escapar o triunfo já nos minutos derradeiros. Tendo o 0-0 subsistido até ao intervalo, e depois dos donos da casa terem chegado ao golo, o Abrantes e Benfica conseguiria ainda arrancar um ponto, com o score de 1-1.

II Divisão Distrital – A Norte, destaca-se o primeiro desaire sofrido pelo Tramagal, tendo visto interrompida uma notável série de oito vitórias consecutivas, nos oito jogos que, até então, disputara na presente edição deste campeonato.

Alcançou tal proeza o Riachense, que se impôs por 2-0, sendo agora (com cinco vitórias e quatro empates) o único concorrente invicto, nesta série; mantém, contudo, a 4.ª posição, a três pontos do Vasco da Gama e do Vilarense (contando este um total de dez encontros já realizados), que se defrontaram nesta ronda, com triunfo da turma de Boleiros, por 3-2, em desafio muito disputado.

Mais a Sul, o Porto Alto prossegue num bem-sucedido trilho, tendo, ao fim de nove jornadas, cedido um único empate (em casa, ante o Marinhais, precisamente o novo 2.º classificado, beneficiando da derrota sofrida pelo Pontével (3-1) no terreno do… comandante.

De facto, e por seu lado, a turma de Marinhais não teve dificuldades, goleando (5-0) o Benfica do Ribatejo, mantendo-se a cinco pontos do guia, relegando o Pontével para o último lugar do pódio, agora a par do Forense (que goleou também por 4-1, na recepção ao Rebocho).

Liga 3 – Tendo a prova sido retomada no dia 5 de Janeiro, o U. Santarém tinha alcançado importante triunfo (1-0), em casa, ante o 1.º Dezembro (então no 2.º lugar da classificação), o que lhe proporcionara subir ao 5.º lugar, a escassos dois pontos dos lugares de acesso à fase final.

Defrontava, na 16.ª (antepenúltima) ronda, precisamente, o 4.º classificado, Belenenses, em embate de cariz determinante nessa disputa. Só que os “azuis” do Restelo, cuja última vitória datava já do final de Setembro (!), por curiosidade obtida em Santarém, conseguiram enfim quebrar uma “seca” de oito jogos sem ganhar, batendo os escalabitanos por 2-0, um revés nas aspirações do clube da capital do Distrito, que baixou ao 6.º posto, a quatro pontos do 4.º lugar.

Campeonato de Portugal – Não tendo ido além do nulo na recepção ao Mortágua, finalizando a primeira volta no grupo dos 6.º classificados (a par desse adversário e do Marinhense), o Fátima obteve convincente vitória (4-0) na abertura da segunda volta, também em casa, ante o Marialvas, ascendendo à 4.ª posição (que partilha com o conjunto da Marinha Grande), mas, principalmente, dilatando para cinco pontos a sua margem de segurança em relação à “linha de água”.

Antevisão – Na I Divisão Distrital, o jogo grande da última jornada da primeira volta coloca frente-a-frente o líder, Ferreira do Zêzere, ao 3.º classificado, Fazendense, num embate que poderá revelar-se definidor. O Samora Correia, recebendo o U. Tomar, dispõe de natural favoritismo.

No escalão secundário, destacam-se as partidas: Moçarriense-Porto Alto, Pontével-Marinhais e Benavente-Forense; assim como, a Norte, o duelo dos dois primeiros, Tramagal e Vasco da Gama.

Na penúltima ronda da Liga 3, o U. Santarém recebe o seu parceiro de subida da última temporada, actual “lanterna vermelha”, Lusitânia. No Campeonato de Portugal, o Fátima desloca-se a Alcains, em desafio importante, justamente face à primeira equipa em zona de despromoção.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 16 de Janeiro de 2025)

19 Janeiro, 2025 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.