O Pulsar do Campeonato – 13ª Jornada

29 Dezembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 26.12.2024)

Depois de ter goleado por 7-1 na semana anterior, o U. Tomar voltou a ser interveniente directo na “chuva de golos” que fez com que a 13.ª jornada passasse a ser a mais profícua da presente temporada (com um total de 36 tentos apontados). Só que, desta feita, o União ficou do “lado errado”, tendo sofrido pesado desaire na deslocação a Mação, onde foi goleado por 6-1.

Por coincidência, o mesmo desfecho que se registou no Abrantes e Benfica-Entroncamento AC, a favor dos abrantinos; mas o desafio com mais golos (oito) jogou-se em Salvaterra de Magos, onde o Coruchense foi bater o “lanterna vermelha”, Salvaterrense, por 5-3!

Destaques – O primeiro destaque vai, ainda assim, para a 10.ª vitória consecutiva do Samora Correia, que, de forma impositiva, bateu o até então 4.º classificado, Torres Novas, por 3-0, mantendo acesa perseguição ao líder, só a dois pontos. Anota-se, aliás, que, em função dos desfechos desta última ronda do ano – tendo também o Alcanenense cedido pontos – se terá reduzido a três o lote de candidatos ao título, incluindo o Fazendense, dois pontos mais abaixo.

É, por outro lado, inevitável realçar a goleada aplicada pelo Mação ao U. Tomar. Os maçaenses foram “parceiros” directos nos dois últimos troféus conquistados pelo clube: a Taça do Ribatejo, em 2018, em que o União ganhou, na Final, ao Mação; e o título de Campeão Distrital, em 2023, tendo os unionistas festejado tal conquista, com o triunfo, na derradeira ronda, ante tal adversário.

No passado Domingo, porém – vindo o oponente de uma incrível série de seis derrotas sucessivas (incluindo um jogo da Taça), o que originou a substituição do seu responsável técnico – os tomarenses, que se esperaria se apresentassem motivados com o resultado da jornada precedente, tiveram uma entrada em jogo verdadeiramente desastrada, com três golos sofridos num espaço de apenas cinco minutos, nas três primeiras ofensivas do Mação, aos três, cinco e oito minutos!

Ainda antes dos dez minutos, o União tinha o jogo perdido. Mesmo procurando reagir, ou, pelo menos, controlar os danos, não evitaria que o marcador subisse até aos 5-0, ainda antes do intervalo. Na segunda metade a partida teve contornos distintos, com o Mação já algo em gestão, não tendo os tomarenses nunca abdicado de lutar pelo ponto de honra, que chegaria próximo do final, já depois de os donos da casa terem somado ainda mais um golo à sua contagem.

6-1 foi também o “placard” final do Abrantes e Benfica-Entroncamento AC, com os abrantinos a confirmarem, cabalmente, o seu favoritismo, ante um adversário que até vinha de um resultado animador frente ao Amiense, mas que, de facto, conta apenas uma vitória na prova, do que decorre preocupante antepenúltima posição.

Precisamente, o Amiense, que deixara escapar dois pontos ao cair do pano, no Entroncamento, esteve agora em evidência, arrancando um empate a uma bola numa sempre difícil deslocação a Alcanena. Passo a passo, o grupo dos Amiais vai-se distanciando das (quatro) equipas da cauda da tabela. Já o Alcanenense confirma o momento menos positivo – tendo obtido um único triunfo nas últimas cinco rondas, baixando ao 6.º posto, ultrapassado pelo Coruchense.

Por fim, assinala-se o regresso do Cartaxo às vitórias, de que se encontrava arredado há sete longas jornadas. Mas não foi nada fácil levar de vencida o Águias de Alpiarça: o desfecho de 2-1 a favor dos cartaxeiros apenas foi alcançado já na fase derradeira do encontro.

Confirmações – As equipas do Ferreira do Zêzere, Fazendense e Coruchense confirmaram, com maior ou menor dificuldade, o favoritismo que lhes era atribuído, defrontando adversários de potencial inferior – em especial, no que respeita aos casos da Glória do Ribatejo e do Salvaterrense, que ocupam, nesta altura, as duas posições de despromoção ao escalão secundário.

Não obstante, e tal como no caso do Cartaxo, também os ferreirenses tiveram de se empregar a fundo para garantir que chegavam ao fim do ano de 2024 isolados na liderança. Recebendo uma moralizada turma do At. Ouriense, a igualdade a um golo só seria desfeita, pelo conjunto de Ferreira, igualmente na parte final do prélio.

Mais afirmativas foram as vitórias do Fazendense, na Glória (com os visitados a somarem nono desaire sucessivo no campeonato), por inequívoca margem de 3-0; e do Coruchense, em Salvaterra de Magos, pelo tal inusitado “score” de 5-3, numa partida com vários lances de grande penalidade (no que, por seu turno, constitui a oitava derrota seguida do Salvaterrense na prova).

Na viragem do ano, em comparação com o campeonato da época anterior (então com 14 jornadas disputadas, até final do mês de Dezembro de 2023), assinalam-se as seguintes evoluções mais relevantes: tal como há um ano, o Ferreira do Zêzere (que soma, agora, mais um ponto) é o líder; tal como há um ano, regista dois pontos de avanço sobre o seu mais imediato perseguidor – desta vez o Samora Correia (5.º em 2023); então o Abrantes e Benfica (actualmente na 7.ª posição).

O Fazendense progrediu de 4.º (atrás do Fátima, que acabaria por se vir a sagrar Campeão) para 3.º, e reduzindo a diferença face ao líder, de sete, para quatro pontos. Aparentemente já fora das contas do título (tal como no ano passado, a onze pontos do guia), o Coruchense passou do 6.º ao 4.º posto. O Torres Novas subiu de 8.º a 5.º; ao invés, o Mação baixou do 7.º ao 8.º lugar. Num contexto de estabilidade dos clubes melhor classificados, o Alcanenense evoluiu de 9.º para 6.º.

II Divisão Distrital – Em dia de goleadas, nos dois escalões do Distrital, o “record” foi do Espinheirense, que bateu a jovem equipa “B” do Abrantes e Benfica por inusitada marca de 10-1! O Porto Alto, que lidera destacado a sua série, foi ganhar por 7-1, fora de casa, ante o Benfica do Ribatejo. Por seu lado, o Vasco da Gama foi também golear, a Minde, neste caso por 6-2.

Assinalam-se ainda os empates registados no Forense-Marinhais e no Vilarense-Riachense (ambos com o resultado de 1-1). O Tramagal (ganhando por 3-0 à formação da Ortiga) isolou-se no comando da sua série, continuando a somar o pleno de (oito) vitórias, tendo beneficiado do “deslize” do Vilarense, agora dois pontos atrás (e com um jogo a mais que os tramagalenses).

Mais a Sul, o Pontével (triunfo por 2-1 ante o QT-SC Rio Maior) tirou partido da igualdade registada nos Foros de Salvaterra, isolando-se na perseguição ao Porto Alto. Anota-se ainda um algo imprevisto triunfo (4-3) do U. Almeirim na Moçarria.

Antevisão – Os campeonatos apenas serão retomados no novo ano, de 2025. No caso da I Divisão Distrital, a 14.ª ronda está agendada para dia 12 de Janeiro, destacando-se o “clássico” U. Tomar-Ferreira do Zêzere, tendo o Samora Correia uma saída difícil, para defrontar o At. Ouriense, enquanto o Fazendense recebe o Mação, num confronto sempre disputado.

Na divisão secundária, também a 12, o Porto Alto recebe o Pontével, num aliciante embate entre os dois primeiros classificados da Série A. Mais a Norte, realce para as partidas Riachense-Tramagal e Vasco da Gama-Vilarense.

Quanto à Liga 3, terá a sua 15.ª jornada (do total de 18 desta primeira fase) no dia 5 de Janeiro, cabendo ao U. Santarém receber o vice-líder, 1.º Dezembro.

O Campeonato de Portugal regressará também no mesmo fim-de-semana, com o Fátima a ter a visita do Mortágua, emblema que, por curiosidade, reparte com os fatimenses a 4.ª posição.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Dezembro de 2024)

Entry filed under: Tomar.

O Pulsar do Campeonato – 12ª Jornada O Pulsar do Campeonato – 14ª Jornada

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.