Archive for 1 Dezembro, 2024

O Pulsar do Campeonato – 10ª Jornada

(“O Templário”, 28.11.2024)

Três vitórias e um empate nos últimos cinco jogos disputados (incluindo o da Taça), subida à 9.ª posição, com média superior a um ponto por jogo (doze em dez rondas), agora com margem de oito pontos (12-4) face à “linha de água”; mesmo que tenha defrontado rivais da parte baixa da tabela e sem ter apresentado grandes primores exibicionais, o União vai fazendo a sua caminhada, acercando-se decididamente de uma marca histórica. O reforço da confiança, e à medida que puder dispor de todo o plantel, deverão proporcionar uma progressiva melhoria de desempenho.

Na frente, a novidade foi a perda de pontos do Fazendense, que não conseguiu melhor do que o empate, na recepção ao Abrantes e Benfica, do que resultou que o Samora Correia passasse a ficar isolado na perseguição ao triunfal líder, Ferreira do Zêzere, que soma trinta pontos em dez jogos.

Destaques – A décima vitória dos ferreirenses foi, todavia, arrancada “in extremis”: recebendo a bem organizada equipa do Alcanenense, a turma da casa foi surpreendida, vendo-se em desvantagem de dois golos ainda antes de meio da primeira parte, depois de os visitantes terem entrado praticamente a ganhar, inaugurando o marcador logo aos quatro minutos.

Os anfitriões reduziram para 1-2 antes do intervalo, mas a desvantagem subsistiria até aos derradeiros minutos, tendo o golo do empate chegado apenas aos 83 minutos. Visando contrariar a intensa pressão dos ferreirenses, José Torcato faria ainda quatro substituições de uma assentada, no penúltimo minuto do tempo regulamentar, mas que acabaram por se revelar infrutíferas, dado que o grupo de Ferreira do Zêzere consumaria a reviravolta, estabelecendo o “placard” final de 3-2 a seu favor, em tempo de compensação, já passados cinco minutos dos noventa.

Em evidência esteve também o vice-líder, Samora Correia, a demonstrar consistência, somando sétimo triunfo consecutivo (só empatou, na ronda inaugural, com o Fazendense, tendo perdido um único encontro, na 3.ª jornada, em Coruche), ganhando por 2-0 ao Mação, que, ao invés, sofreu terceiro desaire seguido, depois das derrotas com o Alcanenense e Ferreira do Zêzere.

Num embate entre dois dos conjuntos de maior potencial, Fazendense e Abrantes e Benfica neutralizaram-se, empatando a uma bola: marcaram primeiro os donos da casa, logo aos seis minutos; tendo os abrantinos restabelecido a igualdade aos… seis minutos do segundo tempo. Este deslize provocou o ampliar do atraso do grupo das Fazendas, face ao comandante, para sete pontos, enquanto o Abrantes e Benfica mantém a 8.ª posição, agora já a quinze pontos do guia, dois pontos abaixo do Mação (que desceu a 7.º) e, afinal, somente três pontos acima do U. Tomar.

Em destaque, mas pela negativa, continua o Cartaxo, que acumulou quinta derrota sucessiva (após ter sido também batido pelo Mação, Ferreira do Zêzere, Samora Correia e Torres Novas), tendo, desta feita, perdido em Ourém, ante o Atlético local, mercê de um tento apontado pelos oureenses cinco minutos para além do tempo regulamentar. Muito distantes dos ambiciosos objectivos inicialmente declarados, os cartaxeiros ganharam apenas duas vezes, tendo baixado ao 11.º lugar!

Confirmações – Quase sem se dar por ela, “pé ante pé”, a equipa do Torres Novas vai somando triunfos (terceiro seguido, num total de sete vitórias nas últimas oito rondas), que lhe têm possibilitado ir, gradualmente, subindo na pauta classificativa, até um notável 4.º posto, um único ponto atrás do Fazendense. Recebendo a formação da Glória do Ribatejo, os torrejanos não tiveram dificuldades em resolver a contenda a seu favor, ganhando por categórica marca de 3-0.

Também expectável era a vitória do Coruchense ante o Entroncamento AC, selada com concludente goleada de 5-0: quebrada a resistência dos forasteiros apenas à beira do intervalo, na segunda metade a turma do Sorraia beneficiou de maiores facilidades, tendo marcado mais quatro tentos na última meia hora do desafio.

Águias de Alpiarça e Amiense, dois emblemas a sentir as agruras da tentativa de escapar aos indesejados lugares de despromoção, disputaram intenso confronto, que finalizaria com a repartição de pontos, confirmando um desfecho que se poderia projectar. Os alpiarcenses estiveram em vantagem por duas vezes, tendo marcado o 2-1 ao minuto noventa; porém, o autor dos dois tentos da equipa da casa, João Atela, seria de imediato expulso, por acumulação de amarelos, o que o conjunto dos Amiais aproveitaria para restabelecer o empate, aos 90+6 minutos.

Um desfecho mais penalizador para o Águias, que subsiste em zona de descida (15.º e penúltimo classificado, à frente do Salvaterrense), mantendo o Amiense o 12.º posto, três pontos acima.

A concluir esta resenha da jornada, recuperemos então a vitória do U. Tomar, precisamente na recepção ao Salvaterrense, repetindo o triunfo averbado três semanas antes, em partida a contar para a Taça do Ribatejo, mas, desta vez, mercê de um solitário golo, marcado aos 66 minutos, resultado deveras escasso atendendo às oportunidades de que dispôs, principalmente após ter chegado à vantagem. Depois de uma primeira parte “morna”, os unionistas mostraram sempre maior iniciativa na etapa complementar, em relação a um opositor muito necessitado de pontuar.

II Divisão Distrital – Na Série A, o Forense isolou-se no comando, após cinco jornadas, mantendo o pleno de vitórias, com uma retumbante goleada de 5-0, aplicada no terreno do U. Almeirim. Beneficiou, para tal, do empate (1-1) entre Porto Alto e Marinhais, respectivamente 2.º e 4.º classificados, assinalando-se que a equipa do Porto Alto sofreu o seu primeiro golo na prova.

A notar, igualmente, o desfecho do embate entre Benavente e Moçarriense (1-0 para os visitados), com a turma da Moçarria a atrasar-se significativamente, já a nove pontos do líder.

Mais a Norte, na Série B, já na sexta ronda, o Tramagal saltou para o 1.º lugar, tendo ido golear a Pernes por 4-0, somando também cinco vitórias nos cinco jogos já realizados. Os tramagalenses aproveitaram o desaire sofrido pelo anterior guia, Vasco da Gama, batido por 3-1 nos Riachos.

O Vilarense soma, tal como o Tramagal, 15 pontos, depois de ter ido vencer por 3-0 a Alferrarede, mas contando já com seis encontros disputados (tendo concedido uma única derrota, logo na jornada de abertura, precisamente na recepção ao agora novo líder, num empolgante 3-4).

Por seu turno, o Caxarias, que se encontrava em igualdade pontual com o Tramagal e Vilarense, sofreu muito inesperada derrota, perdendo com o conjunto da Ortiga (até então último classificado, tendo perdido todas as cinco partidas anteriores), por 2-1.

Antevisão – Os campeonatos distritais estarão em pausa neste fim-de-semana, para disputa dos 1/8 de final da Taça do Ribatejo, em que avultam os seguintes embates: Abrantes e Benfica-Torres Novas, Fazendense-Cartaxo e, sobretudo, o Mação-Ferreira do Zêzere. Em jogos de cariz sempre especial, a eliminar, a surpresa poderá estar à espreita em qualquer campo.

Também o U. Tomar, que recebe o Porto Alto, 2.º classificado na Série A do escalão secundário, deverá ter presente a campanha que o adversário vem realizando, muito sólido a nível defensivo.

Na retoma da Liga 3, o U. Santarém desloca-se a Alcochete, para defrontar a equipa “B” do Sporting, no 5.º posto, dois degraus (e dois pontos) acima da posição dos escalabitanos. Por seu lado, no Campeonato de Portugal, o Fátima recebe o Sp. Pombal (9.º classificado), procurando dar sequência à fase muito positiva que vinha atravessando antes da interrupção da prova, em que averbou quatro vitórias consecutivas, que o catapultaram para um bem meritório 4.º lugar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 28 de Novembro de 2024)

1 Dezembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.