Archive for Dezembro, 2024

O Pulsar do Campeonato – 13ª Jornada

(“O Templário”, 26.12.2024)

Depois de ter goleado por 7-1 na semana anterior, o U. Tomar voltou a ser interveniente directo na “chuva de golos” que fez com que a 13.ª jornada passasse a ser a mais profícua da presente temporada (com um total de 36 tentos apontados). Só que, desta feita, o União ficou do “lado errado”, tendo sofrido pesado desaire na deslocação a Mação, onde foi goleado por 6-1.

Por coincidência, o mesmo desfecho que se registou no Abrantes e Benfica-Entroncamento AC, a favor dos abrantinos; mas o desafio com mais golos (oito) jogou-se em Salvaterra de Magos, onde o Coruchense foi bater o “lanterna vermelha”, Salvaterrense, por 5-3!

Destaques – O primeiro destaque vai, ainda assim, para a 10.ª vitória consecutiva do Samora Correia, que, de forma impositiva, bateu o até então 4.º classificado, Torres Novas, por 3-0, mantendo acesa perseguição ao líder, só a dois pontos. Anota-se, aliás, que, em função dos desfechos desta última ronda do ano – tendo também o Alcanenense cedido pontos – se terá reduzido a três o lote de candidatos ao título, incluindo o Fazendense, dois pontos mais abaixo.

É, por outro lado, inevitável realçar a goleada aplicada pelo Mação ao U. Tomar. Os maçaenses foram “parceiros” directos nos dois últimos troféus conquistados pelo clube: a Taça do Ribatejo, em 2018, em que o União ganhou, na Final, ao Mação; e o título de Campeão Distrital, em 2023, tendo os unionistas festejado tal conquista, com o triunfo, na derradeira ronda, ante tal adversário.

No passado Domingo, porém – vindo o oponente de uma incrível série de seis derrotas sucessivas (incluindo um jogo da Taça), o que originou a substituição do seu responsável técnico – os tomarenses, que se esperaria se apresentassem motivados com o resultado da jornada precedente, tiveram uma entrada em jogo verdadeiramente desastrada, com três golos sofridos num espaço de apenas cinco minutos, nas três primeiras ofensivas do Mação, aos três, cinco e oito minutos!

Ainda antes dos dez minutos, o União tinha o jogo perdido. Mesmo procurando reagir, ou, pelo menos, controlar os danos, não evitaria que o marcador subisse até aos 5-0, ainda antes do intervalo. Na segunda metade a partida teve contornos distintos, com o Mação já algo em gestão, não tendo os tomarenses nunca abdicado de lutar pelo ponto de honra, que chegaria próximo do final, já depois de os donos da casa terem somado ainda mais um golo à sua contagem.

6-1 foi também o “placard” final do Abrantes e Benfica-Entroncamento AC, com os abrantinos a confirmarem, cabalmente, o seu favoritismo, ante um adversário que até vinha de um resultado animador frente ao Amiense, mas que, de facto, conta apenas uma vitória na prova, do que decorre preocupante antepenúltima posição.

Precisamente, o Amiense, que deixara escapar dois pontos ao cair do pano, no Entroncamento, esteve agora em evidência, arrancando um empate a uma bola numa sempre difícil deslocação a Alcanena. Passo a passo, o grupo dos Amiais vai-se distanciando das (quatro) equipas da cauda da tabela. Já o Alcanenense confirma o momento menos positivo – tendo obtido um único triunfo nas últimas cinco rondas, baixando ao 6.º posto, ultrapassado pelo Coruchense.

Por fim, assinala-se o regresso do Cartaxo às vitórias, de que se encontrava arredado há sete longas jornadas. Mas não foi nada fácil levar de vencida o Águias de Alpiarça: o desfecho de 2-1 a favor dos cartaxeiros apenas foi alcançado já na fase derradeira do encontro.

Confirmações – As equipas do Ferreira do Zêzere, Fazendense e Coruchense confirmaram, com maior ou menor dificuldade, o favoritismo que lhes era atribuído, defrontando adversários de potencial inferior – em especial, no que respeita aos casos da Glória do Ribatejo e do Salvaterrense, que ocupam, nesta altura, as duas posições de despromoção ao escalão secundário.

Não obstante, e tal como no caso do Cartaxo, também os ferreirenses tiveram de se empregar a fundo para garantir que chegavam ao fim do ano de 2024 isolados na liderança. Recebendo uma moralizada turma do At. Ouriense, a igualdade a um golo só seria desfeita, pelo conjunto de Ferreira, igualmente na parte final do prélio.

Mais afirmativas foram as vitórias do Fazendense, na Glória (com os visitados a somarem nono desaire sucessivo no campeonato), por inequívoca margem de 3-0; e do Coruchense, em Salvaterra de Magos, pelo tal inusitado “score” de 5-3, numa partida com vários lances de grande penalidade (no que, por seu turno, constitui a oitava derrota seguida do Salvaterrense na prova).

Na viragem do ano, em comparação com o campeonato da época anterior (então com 14 jornadas disputadas, até final do mês de Dezembro de 2023), assinalam-se as seguintes evoluções mais relevantes: tal como há um ano, o Ferreira do Zêzere (que soma, agora, mais um ponto) é o líder; tal como há um ano, regista dois pontos de avanço sobre o seu mais imediato perseguidor – desta vez o Samora Correia (5.º em 2023); então o Abrantes e Benfica (actualmente na 7.ª posição).

O Fazendense progrediu de 4.º (atrás do Fátima, que acabaria por se vir a sagrar Campeão) para 3.º, e reduzindo a diferença face ao líder, de sete, para quatro pontos. Aparentemente já fora das contas do título (tal como no ano passado, a onze pontos do guia), o Coruchense passou do 6.º ao 4.º posto. O Torres Novas subiu de 8.º a 5.º; ao invés, o Mação baixou do 7.º ao 8.º lugar. Num contexto de estabilidade dos clubes melhor classificados, o Alcanenense evoluiu de 9.º para 6.º.

II Divisão Distrital – Em dia de goleadas, nos dois escalões do Distrital, o “record” foi do Espinheirense, que bateu a jovem equipa “B” do Abrantes e Benfica por inusitada marca de 10-1! O Porto Alto, que lidera destacado a sua série, foi ganhar por 7-1, fora de casa, ante o Benfica do Ribatejo. Por seu lado, o Vasco da Gama foi também golear, a Minde, neste caso por 6-2.

Assinalam-se ainda os empates registados no Forense-Marinhais e no Vilarense-Riachense (ambos com o resultado de 1-1). O Tramagal (ganhando por 3-0 à formação da Ortiga) isolou-se no comando da sua série, continuando a somar o pleno de (oito) vitórias, tendo beneficiado do “deslize” do Vilarense, agora dois pontos atrás (e com um jogo a mais que os tramagalenses).

Mais a Sul, o Pontével (triunfo por 2-1 ante o QT-SC Rio Maior) tirou partido da igualdade registada nos Foros de Salvaterra, isolando-se na perseguição ao Porto Alto. Anota-se ainda um algo imprevisto triunfo (4-3) do U. Almeirim na Moçarria.

Antevisão – Os campeonatos apenas serão retomados no novo ano, de 2025. No caso da I Divisão Distrital, a 14.ª ronda está agendada para dia 12 de Janeiro, destacando-se o “clássico” U. Tomar-Ferreira do Zêzere, tendo o Samora Correia uma saída difícil, para defrontar o At. Ouriense, enquanto o Fazendense recebe o Mação, num confronto sempre disputado.

Na divisão secundária, também a 12, o Porto Alto recebe o Pontével, num aliciante embate entre os dois primeiros classificados da Série A. Mais a Norte, realce para as partidas Riachense-Tramagal e Vasco da Gama-Vilarense.

Quanto à Liga 3, terá a sua 15.ª jornada (do total de 18 desta primeira fase) no dia 5 de Janeiro, cabendo ao U. Santarém receber o vice-líder, 1.º Dezembro.

O Campeonato de Portugal regressará também no mesmo fim-de-semana, com o Fátima a ter a visita do Mortágua, emblema que, por curiosidade, reparte com os fatimenses a 4.ª posição.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Dezembro de 2024)

29 Dezembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – 12ª Jornada

(“O Templário”, 19.12.2024)

Culminando um selectivo marco histórico, alcançado em 85 temporadas de participação em competições oficiais, de índole Nacional e Distrital, o União de Tomar averbou, no passado Domingo, frente à equipa da Glória do Ribatejo – ganhando com uma retumbante goleada de 7-1 –, a 1.000.ª vitória do seu historial, nos 2.379 jogos oficiais que disputou (aprestando-se, em paralelo, a atingir igualmente as cinco centenas de empates).

Porque se trata de um evento de notável raridade, vale bem a pena fixar uma breve súmula relativa a estes 1.000 triunfos (465 em provas de âmbito nacional; e 535 em competições de cariz regional), indicando-se: o número de vitórias, por (i) competição, (ii) adversário e (iii) treinador; assim como o total de golos marcados pelos melhores goleadores, em jogos ganhos pelo União:

Destaques – Quanto ao jogo propriamente dito, e não obstante o significativo desnível do marcador, foi até pródigo em “histórias”: desde logo, o facto de ter sido a equipa da Glória – que somou a oitava derrota consecutiva, pior série registada no presente campeonato – a inaugurar o marcador, pouco depois do quarto de hora; de seguida, o U. Tomar a desperdiçar uma grande penalidade, antes de, já com meia hora de jogo, conseguir restabelecer a igualdade, para vir a consumar a reviravolta, ainda antes do intervalo. Na segunda metade, mais três golos de “rajada”, aos 55, 58 e 60 minutos, sentenciaram o desfecho da partida, confirmado aos 78 e 90 minutos.

Com a peculiaridade de Siaka Bamba e Wemerson Silva (este, totalizando agora 83 golos, a igualar Camolas como 3.º melhor marcador de sempre da história do clube) terem assinado dois “hat-tricks”, o U. Tomar obteve terceiro triunfo sucessivo no seu reduto (quinto, se contarmos os desafios da Taça), consolidando posição, mantendo o 10.º posto, mas apenas a dois pontos do 7.º.

Nos principais embates, entre os clubes do topo da tabela, o Ferreira do Zêzere reagiu da melhor forma ao desaire da semana anterior, não vacilando na deslocação a Torres Novas, onde averbou convincente vitória, por 2-0, marca que, aliás, se registava já ao intervalo, não tendo sofrido alteração, mesmo com os torrejanos reduzidos a dez unidades nos últimos quarenta minutos.

Também o Samora Correia saiu vencedor, na recepção ao Alcanenense, por tangencial 2-1, mantendo a perseguição ao líder, somente a dois pontos. Os samorenses resolveram a contenda em pouco mais de cinco minutos, com dois golos, aos 50 e 57 minutos, tendo sofrido ainda nos momentos finais, depois de os visitantes terem reduzido para a diferença mínima aos 84 minutos.

Num duelo entre os até então dois últimos (que, nas sete rondas anteriores, tinham somado um único ponto, acumulando seis desaires cada), o Águias de Alpiarça bateu, por categórico 4-0, o Salvaterrense, conseguindo sair da zona de despromoção, e “afundando” ainda mais o rival.

Surpresa – A surpresa será mais pela expressão do resultado, com que o At. Ouriense impôs ao Mação o que constitui já a quinta derrota consecutiva, num absolutamente imprevisto ciclo, para uma equipa que, a par do guia, Ferreira do Zêzere, fora a única a manter a invencibilidade nas sete primeiras jornadas. Neste embate, os golos como que surgiram aos pares: o grupo de Ourém chegou a 2-0 (12 e 17 minutos), tendo o Mação igualado o marcador com tentos aos 20 e 22 minutos; os anfitriões repuseram a vantagem (4-2) com outros dois golos, aos 33 e 34 minutos; a fechar, os maçaenses reduziram para 3-4 aos 89… e o At. Ouriense fixou o 5-3 aos 90 minutos!

Confirmações – Fazendense e Coruchense confirmaram o favoritismo que lhes era creditado, vencendo, pela mesma marca (2-0), o Cartaxo e o Abrantes e Benfica, respectivamente.

Também de alguma forma enquadrado no que seria a expectativa acabou por ser o desfecho do confronto entre Entroncamento AC e Amiense: os forasteiros começaram por colocar-se em vantagem ainda antes da meia hora, vindo, mais uma vez, a ver escapar-se dois pontos, já em tempo de compensação, tendo a turma da casa estabelecido o empate (1-1) aos 90+7 minutos.

II Divisão Distrital – O Porto Alto impôs-se na recepção ao Forense, mercê de um solitário tento, o bastante para manter o comando da sua série, três pontos acima do Pontével e Marinhais, com o grupo dos Foros de Salvaterra agora já com um atraso de quatro pontos. Realce ainda para as goleadas obtidas por QT-SC Rio Maior (6-0, na recepção ao Benfica do Ribatejo) e Moçarriense (6-1 em Santarém, frente à equipa “B” do União local).

Na Série B, o Tramagal prossegue a sua senda triunfal (6-0 em Abrantes, também ante a equipa “B” do Abrantes e Benfica), somando sétima vitória em outros tantos desafios disputados; igualmente com 21 pontos (mas em oito jogos) segue o Vilarense, que ganhou 3-2 na Ortiga.

Liga 3 – O U. Santarém surpreendeu pela positiva, tendo ido ganhar por 3-0 às Caldas, subsistindo no 6.º posto, mas encurtando distâncias: agora, só a dois pontos do 5.º, precisamente o rival que derrotou, e a quatro pontos do… Belenenses (4.º classificado, sem ganhar há sete jornadas!).

Campeonato de Portugal – O Fátima, apesar de derrotado em Arronches (vice-líder) por tangencial 1-0, manteve a 4.ª posição (em igualdade com o Mortágua), assim como o diferencial de quatro pontos sobre a “linha de água”, à entrada para a derradeira ronda da primeira volta.

Antevisão – Na 13.ª ronda do Distrital da I Divisão destaca-se o encontro entre Samora Correia e Torres Novas, com os samorenses com maior favoritismo, tal como sucede com o Ferreira do Zêzere, que joga igualmente em casa, ante o At. Ouriense, e com o Fazendense, na visita à Glória.

Por seu lado, o U. Tomar viaja até Mação, procurando tirar partido da fase difícil que o adversário vem atravessando, no derradeiro desafio do ano de 2024.

Na II Divisão, destacam-se as seguintes partidas: Forense-Marinhais e Vilarense-Riachense.

A Liga 3, tal como o Campeonato de Portugal, apenas serão retomados no início de Janeiro.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 19 de Dezembro de 2024)

22 Dezembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

Liga Conferência – 2024-25 – Sorteio do “Play-off” intercalar

KAA Gent (17.º) – Betis (15.º)
TSC Bačka Topola (24.º) – Jagiellonia Białystok (9.º)
Celje (21.º) – APOEL (11.º)
Víkingur Reykjavík (19.º) – Panathinaikos (13.º)
FC København (18.º) – Heidenheim (16.º)
Molde (23.º) – Shamrock Rovers (10.º)
Omonoia (22.º) – Pafos (12.º)
Borac Banja Luka (20.º) – Olimpija Ljubljana (14.º)

Os jogos da primeira mão serão disputados a 13 de Fevereiro de 2025, estando a segunda mão agendada para 20 de Fevereiro.

Anota-se a curiosidade de três clubes repetirem a participação nesta fase, em relação à época anterior: Betis, KAA Gent e Molde.

O V. Guimarães, directamente apurado para os 1/8 de final, defrontará nessa eliminatória uma das seguintes quatro equipas: KAA Gent-Betis, ou FC København-Heidenheim. Enquanto 2.º classificado da fase de Liga, apenas poderá cruzar-se com o 1.º (Chelsea) na Final da prova.

20 Dezembro, 2024 at 4:26 pm Deixe um comentário

Liga Conferência – 2024-25 – 6ª Jornada – Resultados e Classificação

19.12.2024 - Heidenheim - St. Gallen                      1-1
19.12.2024 - APOEL - Astana                               1-1
19.12.2024 - Cercle Brugge - İstanbul Başakşehir          1-1
19.12.2024 - Chelsea - Shamrock Rovers                    5-1
19.12.2024 - Djurgården - Legia Warsaw                    3-1
19.12.2024 - Lugano - Pafos                               2-2
19.12.2024 - Borac Banja Luka - Omonoia                   0-0
19.12.2024 - TSC Bačka Topola - Noah                      4-3
19.12.2024 - Heart of Midlothian - Petrocub Hîncești      2-2
19.12.2024 - Jagiellonia Białystok - Olimpija Ljubljana   0-0
19.12.2024 - Larne - KAA Gent                             1-0
19.12.2024 - LASK - Víkingur Reykjavík                    1-1
19.12.2024 - Molde - Mladá Boleslav                       4-3
19.12.2024 - Celje - The New Saints                       3-2
19.12.2024 - Panathinaikos - Dinamo Minsk                 4-0
19.12.2024 - Betis - HJK Helsinki                         1-0
19.12.2024 - Rapid Wien - FC København                    3-0
19.12.2024 - V. Guimarães - Fiorentina                    1-1

19 Dezembro, 2024 at 11:12 pm Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – 11ª Jornada

(“O Templário”, 12.12.2024)

Após um ciclo de doze vitórias consecutivas (das quais dez em outras tantas jornadas do Distrital), o líder, Ferreira do Zêzere, soçobrou no embate em que recebia o seu mais directo perseguidor, Samora Correia, que infligiu aos ferreirenses a primeira derrota, estreitando-se, assim, para apenas dois pontos, a diferença entre ambos na pauta classificativa. Tendo triunfado nos respectivos compromissos, também Fazendense, Torres Novas e Alcanenense se reaproximaram do comandante, agora, respectivamente, a quatro, cinco e sete pontos. Temos campeonato!

Destaques – Bastou um tento, apontado bem cedo, logo aos dez minutos, para o Samora Correia colocar travão na notável campanha, até então 100% vitoriosa, do Ferreira do Zêzere. Os ferreirenses já por várias ocasiões tinham começado por estar em desvantagem (tal sucedera nas partidas ante o Amiense, Abrantes e Benfica, Glória do Ribatejo e Alcanenense, e, ainda, em jogo da Taça, com o Moçarriense), mas sempre tinham conseguido reagir e operar a reviravolta no marcador, o que, desta vez, perante um forte opositor, não lograram alcançar.

Em especial evidência esteve também, uma vez mais, o Torres Novas, que foi ganhar (quarto triunfo consecutivo, oitavo nas últimas nove rondas do campeonato) ao terreno do Mação, por 3-2, consolidando, pois, a sua posição entre os cinco concorrentes do topo da tabela, enquanto os maçaenses (que, ao invés, somaram quarto desaire sucessivo) prosseguem a sua trajectória descendente, tendo baixado já ao 8.º posto, a distantes treze pontos do guia.

Defrontando um rival em posição difícil – Glória do Ribatejo, um escasso ponto acima da “linha de água” (soma cinco pontos, fruto de um único triunfo averbado, a que junta dois empates) –, o At. Ouriense não desperdiçou a oportunidade de, vencendo, se afastar da parte baixa da classificação, totalizando agora 14 pontos, o que, aliás, lhe proporcionou ascender ao 9.º lugar.

O U. Tomar deslocou-se ao Cartaxo, onde, defrontando um adversário que tem atravessado fase de alguma “turbulência”, vindo de uma série muito negativa, de seis desaires sucessivos (pese embora quatro deles ante adversários que ocupam, nesta altura, os quatro primeiros lugares), obteve um ponto, preservando a sua baliza inviolada, mas sem criar grandes oportunidades.

Numa partida que, de modo geral, não foi bem jogada (o estado do relvado, natural, mas apresentando sinais de degradação, não permitiria que o jogo tivesse boa fluidez – registando-se em paralelo forte ventania), os tomarenses equilibraram a contenda durante largo período do primeiro tempo, mas, à medida que o tempo decorria, os cartaxeiros, sobretudo em lances rápidos, iam ameaçando, colocando, em diversas situações, vários elementos na área contrária.

Valeu a actuação do guarda-redes unionista, Luís Sousa, sobretudo com duas intervenções já perto do final do desafio, uma mais espectacular, em voo, a desviar a bola, com a ponta dos dedos, para canto, e outra, em que lhe surgia adversário isolado pela frente, fazendo a mancha, uma vez mais a negar o golo. Do lado do União, Wemerson Silva não conseguiu ser expedito o suficiente, para, numa ocasião de maior perigo, rematar com êxito à baliza do Cartaxo.

Surpresa – Para além dos algo imprevistos desfechos dos encontros de Ferreira do Zêzere e de Mação, a grande surpresa da 11.ª jornada sucedeu nos Amiais de Baixo, onde o Amiense, impondo-se ante o Coruchense por 2-0, obteve aquela que é apenas a sua segunda vitória no campeonato (um sucesso de que estava arredado desde a 2.ª ronda, quando fora ganhar ao reduto da Glória do Ribatejo). Tal proporcionou aos comandados de Marco Marques igualar o Cartaxo no 11.º posto, mas, sobretudo, ampliar para seis pontos o diferencial face à zona de despromoção.

Confirmações – Nos restantes três encontros confirmaram-se, mais golo, menos golo, os desfechos que seriam previsíveis. com Fazendense, Alcanenense e Abrantes e Benfica a derrotarem, respectivamente, as formações do Salvaterrense, Entroncamento AC e Águias de Alpiarça, que continuam, pois, a ocupar os três lugares da cauda da tabela.

A marca mais dilatada (4-1) foi, aliás, obtida pela equipa que actuou em terreno alheio, tendo o Fazendense goleado o “lanterna vermelha”, Salvaterrense, que acumulou o décimo desaire em onze jornadas, não tendo ainda conseguido estrear-se a vencer nesta edição do campeonato.

Nos outros dois desafios registou-se resultado idêntico (3-1), com a particularidade de, em ambos os casos, terem sido os forasteiros a abrir o activo, por volta dos vinte minutos, para, depois, os conjuntos de Alcanena e de Abrantes apontarem três tentos cada: o Alcanenense chegou ao intervalo já em posição de vantagem, selando o desfecho ainda antes do quarto de hora da segunda parte; os abrantinos apenas na etapa complementar chegariam aos golos, operando a reviravolta aos 47 e 53 minutos, fixando o “placard” em tempo de compensação.

II Divisão Distrital – O Porto Alto, que tão boa impressão deixara em Tomar na semana anterior, em jogo da Taça, alcandorou-se à liderança da Série A, goleando por 6-0 no terreno do Rebocho; e beneficiando do inesperado desaire caseiro sofrido pelo anterior comandante, Forense, batido por 1-2 pelo QT-SC Rio Maior, que, continuando a ocupar discreto 7.º lugar, volta a surpreender pela positiva, depois de, há cerca de um mês, ter ido também vencer ao reduto do Marinhais.

Na frente da classificação temos, agora, Porto Alto (16 pontos), seguido de muito perto por Forense e Pontével (15) e Marinhais (13). Mas o Moçarriense, Benavente e Rio Maior (todos, nesta altura, só com nove pontos), não poderão ser ainda, liminarmente, afastados da corrida.

Mais a Norte, o Tramagal segue de vento em popa, tendo somado a sexta vitória em outros tantos jogos disputados, batendo, por categórico 3-0, o Alferrarede, no reeditar de um velho “clássico”. Tem, não obstante, a mesma pontuação (18 pontos) que o Vilarense (este com um jogo a mais), turma que goleou a equipa “B” do Abrantes e Benfica por 6-1. O Vasco da Gama, que folgou, viu-se igualado, a 13 pontos, pelo Caxarias (que não foi além de um empate, 2-2, com o Riachense).

Liga 3 – O U. Santarém voltou a perder, desta vez em casa, ante a Académica, por algo pesada marca de 0-3, mantendo a 7.ª posição, mas, nesta altura, já a seis pontos do 4.º classificado, e somente com um ponto à maior face a Sp. Covilhã e Oliveira do Hospital.

Nota de realce para mudança no comando: a atravessar um ciclo muito negativo, sem conseguir ganhar há seis jogos (nos quais averbou apenas quatro pontos), o Belenenses cedeu a liderança ao Atlético e Académica (ambos com 22 pontos), tendo, inclusivamente, caído, numa só ronda, até ao 4.º lugar (igualado a 21 pontos com o 1.º Dezembro – e, ambos, só um ponto acima do Caldas).

Campeonato de Portugal – Foi uma ronda (11.ª) que se caracterizou pelo insólito de doze dos 14 clubes concorrentes da Série C terem empatado! Só o Mortágua conseguiu sair vencedor, em Alverca (2-1). Quanto ao Fátima, não desfez o nulo na recepção ao guia, O Elvas, mantendo a 4.ª posição, mas, agora, somente com margem de quatro pontos sobre a “linha de água”.

Antevisão – Na 12.ª jornada do Distrital da I Divisão prosseguem os embates a suscitar grande interesse, desde logo o Torres Novas (4.º) – Ferreira do Zêzere (1.º), assim como o Samora Correia (2.º) – Alcanenense (5.º), ou o Coruchense (6.º) – Abrantes e Benfica (7.º). Por seu lado, o Fazendense volta a receber, apenas quinze dias volvidos, o Cartaxo, enquanto o U. Tomar terá a visita do Glória do Ribatejo, buscando um triunfo que poderá ser crucial.

Na divisão secundária as atenções estarão centradas, a Sul, no embate entre Porto Alto e Forense. Na série B, destaca-se o Vasco da Gama-Caxarias, sendo Tramagal e Vilarense favoritos nas deslocações, respectivamente, a Abrantes e Ortiga.

Na Liga 3, o U. Santarém viaja até às Caldas da Rainha, para defrontar o actual 5.º classificado, que aspira também a integrar o quarteto de apurados para a fase final. No Campeonato de Portugal, o Fátima visita Arronches, onde encontrará um dos vice-líderes.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 12 de Dezembro de 2024)

15 Dezembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário

Mundial 2026 – Sorteio da Fase de Qualificação

Realizou-se hoje, em Zurique, o sorteio da Fase de Qualificação para o Mundial 2026 de Futebol, no que respeita à zona europeia, com a seguinte constituição dos Grupos:

Grupo A         Grupo B         Grupo C         Grupo D

Alemanha/Itália Suíça           Portugal/Dinam. França/Croác.
Eslováquia      Suécia          Grécia          Ucrânia
I. Norte        Eslovénia       Escócia         Islândia
Luxemburgo      Kosovo          Bielorrússia    Azerbaijão

Grupo E         Grupo F         Grupo G         Grupo H

Espanha/P.Baixos Portugal/Dinam.Espanha/P.Baixos Áustria
Turquia         Hungria         Polónia         Roménia
Geórgia         Irlanda         Finlândia       Bósnia-Herzeg.
Bulgária        Arménia         Lituânia        Chipre
                                Malta           San Marino

Grupo I         Grupo J         Grupo K         Grupo L

Alemanha/Itália Bélgica         Inglaterra      França/Croác.
Noruega         País de Gales   Sérvia          Chéquia
Israel          Macedónia N.    Albânia         Montenegro
Estónia         Cazaquistão     Letónia         I. Faroé
Moldova         Liechtenstein   Andorra         Gibraltar

A Europa terá direito a um total de 16 selecções na Fase Final do Mundial, tendo os 54 países participantes sido repartidos em seis grupos de quatro equipas e seis grupos de cinco equipas.

Apenas o vencedor de cada um dos doze grupos de qualificação terá acesso directo à referida Fase Final; os doze segundos classificados disputarão (juntamente com quatro selecções a apurar com base na “Liga das Nações”), em sistema de “play-off” (com quatro semi-finais e quatro “finais”, para determinação das restantes quatro vagas de apuramento).

Em função do seu desempenho na “Liga das Nações”, Portugal tem já assegurado, caso aplicável (se não for vencedor do seu Grupo), um lugar nos “play-off”.

A composição definitiva de alguns dos grupos depende ainda das eliminatórias dos 1/4 de final da “Liga das Nações”:

  • Alemanha-Itália – vencedor integrará o Grupo A; o derrotado, o Grupo I
  • Portugal-Dinamarca – vencedor, no Grupo F; derrotado, no Grupo C
  • França-Croácia – vencedor, no Grupo D; derrotado, no Grupo L
  • Espanha-Países Baixos – vencedor, no Grupo E; derrotado, no Grupo G

13 Dezembro, 2024 at 3:49 pm Deixe um comentário

Liga Conferência – 2024-25 – 5ª Jornada – Resultados e Classificação

12.12.2024 - Astana - Chelsea                             1-3
12.12.2024 - Fiorentina - LASK                            7-0
12.12.2024 - FC København - Heart of Midlothian           2-0
12.12.2024 - Dinamo Minsk - Larne                         2-0
12.12.2024 - Noah - APOEL                                 1-3
12.12.2024 - Petrocub Hîncești - Betis                    0-1
12.12.2024 - HJK Helsinki - Molde                         2-2
12.12.2024 - İstanbul Başakşehir - Heidenheim             3-1
12.12.2024 - Legia Warsaw - Lugano                        1-2
12.12.2024 - Olimpija Ljubljana - Cercle Brugge           1-4
12.12.2024 - St. Gallen - V. Guimarães                    1-4
12.12.2024 - Mladá Boleslav - Jagiellonia Białystok       1-0
12.12.2024 - KAA Gent - TSC Bačka Topola                  3-0
12.12.2024 - Omonoia - Rapid Wien                         3-1
12.12.2024 - Pafos - Celje                                2-0
12.12.2024 - Shamrock Rovers - Borac Banja Luka           3-0
12.12.2024 - The New Saints - Panathinaikos               0-2
12.12.2024 - Víkingur Reykjavík - Djurgården              1-2

12 Dezembro, 2024 at 11:06 pm Deixe um comentário

Liga Europa – 2024-25 – 6ª Jornada – Resultados e Classificação

11.12.2024 - Fenerbahçe - Athletic Bilbao                 0-2
12.12.2024 - AS Roma - Sp. Braga                          3-0
12.12.2024 - Viktoria Plzeň - Manchester United           1-2
12.12.2024 - Malmö - Galatasaray                          2-2
12.12.2024 - Olympiacos - Twente                          0-0
12.12.2024 - P.A.O.K. - Ferencvárosi                      5-0
12.12.2024 - Ludogorets - AZ Alkmaar                      2-2
12.12.2024 - Union Saint-Gilloise - Nice                  2-1
12.12.2024 - Hoffenheim - FCSB                            0-0
12.12.2024 - Ajax - Lazio                                 1-3
12.12.2024 - FC Porto - Midtjylland                       2-0
12.12.2024 - Bodø/Glimt - Beşiktaş                        2-1
12.12.2024 - Elfsborg - Qarabağ                           1-0
12.12.2024 - Maccabi Tel-Aviv - RFS Riga                  2-1
12.12.2024 - Ol. Lyonnais - Eintracht Frankfurt           3-2
12.12.2024 - Rangers - Tottenham                          1-1
12.12.2024 - Real Sociedad - Dynamo Kyiv                  3-0
12.12.2024 - Slavia Praha - Anderlecht                    1-2

12 Dezembro, 2024 at 11:05 pm Deixe um comentário

Luís Tinoco – “Prémio Pessoa” 2024

O compositor, Luís Tinoco, de 55 anos, foi hoje distinguido com a 38.ª edição do “Prémio Pessoa“, no valor de 70 mil euros.

Nas edições anteriores do “Prémio Pessoa”, foram distinguidos:

2023 – José Tolentino de Mendonça (cardeal, ensaísta e poeta)
2022 – João Luís Barreto Guimarães (cirurgião plástico e poeta)
2021 – Tiago Pitta e Cunha (jurista)
2020 – Elvira Fortunato (investigadora)
2019 – Tiago Rodrigues (actor, dramaturgo, encenador e produtor)
2018 – Miguel Bastos Araújo (geógrafo)
2017 – Manuel Aires Mateus (arquitecto)
2016 – Frederico Lourenço (escritor)
2015 – Rui Chafes (escultor)
2014 – Henrique Leitão (investigador)
2013 – Maria Manuel Mota (investigadora)
2012 – Richard Zenith (investigador, escritor e tradutor)
2011 – Eduardo Lourenço (ensaísta e filósofo)
2010 – Maria do Carmo Fonseca (cientista)
2009 – D. Manuel Clemente (bispo)
2008 – Carrilho da Graça (arquitecto)
2007 – Irene Pimentel (historiadora e investigadora)
2006 – António Câmara (professor catedrático, empresário e investigador)
2005 – Luís Miguel Cintra (actor e encenador)
2004 – Mário Cláudio (escritor)
2003 – José Gomes Canotilho (constitucionalista)
2002 – Manuel Sobrinho Simões (investigador)
2001 – João Bénard da Costa (crítico e historiador de cinema)
2000 – Emmanuel Nunes (compositor)
1999 – Manuel Alegre (poeta) e José Manuel Rodrigues (fotógrafo)
1998 – Eduardo Souto de Moura (arquitecto)
1997 – José Cardoso Pires (escritor)
1996 – João Lobo Antunes (neurocirurgião)
1995 – Vasco Graça Moura (ensaísta)
1994 – Herberto Hélder (poeta)
1993 – Fernando Gil (filósofo)
1992 – Hannah e António Damásio (neurocientistas)
1991 – Cláudio Torres (arqueólogo)
1990 – Menez (pintora)
1989 – Maria João Pires (pianista)
1988 – António Ramos Rosa (poeta)
1987 – José Mattoso (historiador)

12 Dezembro, 2024 at 2:16 pm Deixe um comentário

Liga dos Campeões – 2024-25 – 6ª Jornada – Resultados e Classificação

10.12.2024 - Girona - Liverpool                           0-1
10.12.2024 - Dinamo Zagreb - Celtic                       0-0
10.12.2024 - Atalanta - Real Madrid                       2-3
10.12.2024 - Bayer Leverkusen - Internazionale            1-0
10.12.2024 - Club Brugge - Sporting                       2-1
10.12.2024 - FC Salzburg - Paris Saint-Germain            0-3
10.12.2024 - Shakhtar Donetsk - Bayern München            1-5
10.12.2024 - RB Leipzig - Aston Villa                     2-3
10.12.2024 - Stade Brestois - PSV Eindhoven               1-0
11.12.2024 - Atlético de Madrid - Slovan Bratislava       3-1
11.12.2024 - Lille - Sturm Graz                           3-2
11.12.2024 - AC Milan - Crvena zvezda                     2-1
11.12.2024 - Arsenal - AS Monaco                          3-0
11.12.2024 - Borussia Dortmund - FC Barcelona             2-3
11.12.2024 - Feyenoord - Sparta Praha                     4-2
11.12.2024 - Juventus - Manchester City                   2-0
11.12.2024 - Benfica - Bologna                            0-0
11.12.2024 - VfB Stuttgart - Young Boys                   5-1

11 Dezembro, 2024 at 11:00 pm Deixe um comentário

Older Posts


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.