Archive for 3 Novembro, 2024

O Pulsar do Campeonato – 7ª Jornada

(“O Templário”, 31.10.2024)

Qual “rolo compressor”, parecendo perseguir a senda triunfal registada pelo U. Almeirim há cinco anos – que, então, vencera todos os quinze jogos da primeira volta do campeonato – o Ferreira do Zêzere, não só somou sétimo triunfo consecutivo (nas sete rondas realizadas), como o fez no terreno de um dos adversários teoricamente mais fortes, no que constitui já a quinta vitória extra-muros por parte dos ferreirenses, que, até à data, contam só duas partidas disputadas no seu reduto.

Em paralelo, os rivais não denotam ter capacidade para acompanhar o ritmo imposto pelo líder, vindo, gradualmente, a ceder pontos, registando já o 2.º classificado (agora, o Mação) um atraso de quatro pontos, enquanto Fazendense e Samora Correia distam cinco pontos do comandante. Mais atrasados, ainda: o Cartaxo ficou a longínquos doze pontos; o Abrantes e Benfica está a 13!

Destaques – O primeiro destaque vai, pois, para a vitória averbada pelo Ferreira do Zêzere no Cartaxo, por 2-0, com tentos na parte final de cada uma das partes, em mais uma grande demonstração de força por parte dos ferreirenses, que não dão mostras de poder vacilar.

Com impacto relevante no posicionamento dos primeiros classificados realça-se também o (algo imprevisto) desfecho registado no Coruchense-Fazendense, com a turma do Sorraia a impor a primeira derrota ao grupo das Fazendas, e logo por números bem convincentes (3-0)! Em apenas cerca de quinze minutos a equipa de Coruche arredou o adversário de qualquer veleidade de pontuar: tendo inaugurado o marcador aos quarenta minutos, bastaram dez minutos da segunda parte para fixar o “placard”, sem que os visitantes tivessem conseguido esboçar reacção.

Em evidência pela positiva – parecendo sair da crise de resultados – esteve, enfim, o Abrantes e Benfica, a bater o Torres Novas por renhido 3-2: os torrejanos cedo se colocaram em vantagem, estavam apenas completados os cinco minutos iniciais do desafio, mas os abrantinos tiveram boa reacção, empatando outros escassos cinco minutos volvidos, e concretizando a reviravolta no marcador pouco depois da meia hora de jogo. Numa altura em que estava já reduzido a dez elementos, o Torres Novas ainda conseguiria restabelecer a igualdade (2-2), mesmo em cima do intervalo. A equipa da casa viria a obter o tento da vitória… a cinco minutos do termo do encontro.

As equipas do Mação – agora, a par do comandante, a única também ainda invicta – e do Samora Correia confirmaram o favoritismo de que eram creditadas, frente a opositores da parte baixa da tabela, mas com números e contornos bem distintos.

Os maçaenses, goleando, com aparente facilidade (4-0, não obstante com dois golos obtidos nos cinco minutos finais), um grupo da Glória do Ribatejo, que vem denotando algumas fragilidades, tendo somado já o terceiro desaire caseiro (em quatro jogos realizados no seu terreno).

O conjunto de Salvaterra, batido pelos samorenses por tangencial 2-3, oferecendo boa réplica, começando por abrir o activo, e, já depois de os visitantes terem operado a reviravolta no marcador, tendo ainda reposto o empate (a dois golos), para, de imediato, sofrer o tento decisivo.

Surpresa – Não poderá deixar de considerar-se de algum modo surpreendente o desfecho registado no encontro entre Entroncamento AC e U. Tomar, que se saldou por uma igualdade a duas bolas, sendo que a surpresa esteve mesmo à beira de ser ainda maior.

Até então “lanterna vermelha”, com o pior ataque (apenas um golo marcado) e a defesa mais batida da prova (19 golos sofridos), contando um único ponto, averbado logo na estreia, mercê de um nulo caseiro ante o Glória do Ribatejo, registando, pois, uma série de cinco derrotas sucessivas (a última delas, em Ourém, por impactante marca de 7-0), não se projectaria que o Entroncamento AC pudesse sair vencedor deste embate, mesmo que se saiba que “não há dois jogos iguais”.

Pois, foi o que esteve prestes a suceder: apesar de o União ter entrado melhor na partida, a verdade é que seriam os visitados a marcar, logo à passagem dos dez minutos, tendo, no decurso do tempo, desaproveitado outras ocasiões, mas vindo a aumentar, ainda assim, a vantagem para 2-0, aos 65 minutos. Com o jogo aparentemente perdido, já dentro do último quarto de hora, valeria aos tomarenses uma reacção bem positiva, reduzindo para 1-2, tendo, na sequência do intensificar da pressão, Wemerson Silva bisado, estabelecendo o marcador final, na conversão de uma grande penalidade, no derradeiro lance, já com os seis minutos de tempo de compensação cumpridos.

Confirmações – Nas outras duas partidas, o Alcanenense confirmou o favoritismo, derrotando o Águias de Alpiarça por convincente 4-1, mesmo depois de ter começado por sofrer um pequeno susto, tendo os forasteiros marcado o primeiro golo da contenda, chegando-se ao intervalo em situação de igualdade; por seu lado, Amiense e At. Ouriense dividiram os pontos, numa animada disputa, concluída com o “placard” em 3-3, depois de a turma da casa ter chegado a dispor, por duas vezes, de dois golos de vantagem (2-0 ao intervalo; 3-1 aos 75 minutos) – tendo os visitantes marcado o golo da igualdade no nono minuto do tempo de compensação!

Na metade inferior da pauta classificativa – e tendo o Abrantes e Benfica dado um pequeno “pulo”, até aos oito pontos, pese embora mantenha o 9.º posto –, temos, agora, Amiense e U. Tomar emparelhados na 10.ª posição, ambos com seis pontos, um a mais que o duo formado por At. Ouriense (este com um jogo ainda em atraso) e Glória do Ribatejo; nos três últimos lugares, encontram-se o Águias de Alpiarça (três pontos), Entroncamento AC (dois) e Salvaterrense (um).

II Divisão Distrital – Na série mais a Sul continuam a ser três os clubes com o pleno de pontos (nove), após a disputa das três primeiras jornadas: Porto Alto (que foi golear a Rio Maior, por 4-0), Forense (também com goleada, por 5-0, no Paço dos Negros) e Marinhais (2-1 em Almeirim). Mas o resultado mais em destaque terá sido o 0-4 registado no Benavente-Pontével, agora com estas duas formações imediatamente abaixo do trio da liderança, a par do Moçarriense.

A Norte o guia, Vasco da Gama, cedeu um empate caseiro (3-3) ante o Alferrarede, tendo visto Caxarias, Vilarense e Tramagal (todos vencedores nesta ronda) aproximar-se, só a um ponto. O Riachense goleou a jovem equipa “B” do Abrantes e Benfica por inapelável 9-1!

Liga 3 – O U. Santarém foi surpreendido, tendo sido derrotado, em casa, pelo Sp. Covilhã, por tangencial 1-0, partilhando, no final da primeira volta da prova, o 3.º posto com Caldas e Sporting “B”, a dois pontos do vice-líder, Atlético, e a cinco do comandante, Belenenses (que sofreu o seu primeiro desaire, num reencontro de históricos, em Coimbra, frente à Académica).

Campeonato de Portugal – Foram boas as notícias chegadas da Sertã, onde o Fátima conseguiu arrancar três preciosos pontos, mercê, igualmente, de um solitário golo, que lhe permitem subir à 7.ª posição, pese embora apenas dois pontos acima da “linha de água”.

Antevisão – Os Distritais sofrem a primeira interrupção, para disputa da pré-eliminatória da Taça do Ribatejo, em que se realçam os seguintes confrontos (únicos três – do total de dez jogos – entre emblemas primodivisionários): um aliciante Fazendense-Coruchense (numa espécie de “desforra” do encontro do passado Domingo), Mação-At. Ouriense e U. Tomar-Salvaterrense.

Na Liga 3, na abertura da segunda volta (10.ª ronda), o U. Santarém volta a actuar no seu terreno, tendo a visita do Oliveira do Hospital, actual penúltimo classificado (9.º), apresentando-se como favorito. Na 8.ª jornada do Campeonato de Portugal o Fátima recebe o vice-líder, Alverca “B”, ainda invicto na competição, em jogo que, portanto, se antevê de elevado grau de dificuldade.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 31 de Outubro de 2024)

3 Novembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.