Archive for 29 Setembro, 2024

O Pulsar do Campeonato – 2ª Jornada

(“O Templário”, 26.09.2024)

Será, por ora, líder à condição (dado Alcanenense e Ferreira do Zêzere terem tido, ambos, um jogo adiado), mas o Mação, único clube a somar duas vitórias nas duas jornadas iniciais, surge destacado no comando do campeonato.

Destaques – O principal destaque da 2.ª ronda vai para o triunfo do Fazendense em Torres Novas, por 2-0, com a turma das Fazendas, de alguma forma, a rectificar a perda de pontos (empate caseiro cedido) da estreia. Os visitantes cedo se colocaram em vantagem, à passagem do quarto de hora, vindo a fixar o resultado ainda antes do intervalo, não tendo permitido veleidades aos torrejanos até final da partida.

Em evidência esteve também o Alcanenense, que teve um bom arranque de prova, indo ganhar por números categóricos (3-0) a Salvaterra de Magos. Depois da goleada sofrida em Abrantes, o Salvaterrense não podia ter entrado pior em jogo, sofrendo um golo logo no primeiro minuto. Os forasteiros ampliaram a contagem aos 25 minutos, estabelecendo o resultado final a três minutos do termo do tempo regulamentar. Ainda sem ter conseguido marcar qualquer golo, e somando já sete tentos sofridos, este é um muito mau início de temporada do grupo de Salvaterra.

Depois de um jogo bem conseguido na semana anterior, frente ao Cartaxo, o Amiense voltou a dar boa conta de si, tendo ido vencer ao terreno do Glória do Ribatejo, mercê de um solitário golo, apontado por Diogo Ismail, já dentro do último quarto de hora. O conjunto dos Amiais integra o quarteto de vice-líderes, a par de Abrantes e Benfica, Fazendense e Samora Correia, emblemas que se perfilam como sérios candidatos aos lugares cimeiros.

O U. Tomar tinha uma difícil deslocação a Ourém, para defrontar o At. Ouriense, e tudo parecia muito bem encaminhado, quando, depois de ter inaugurado o marcador logo aos seis minutos, Wemerson Silva bisou, logo no primeiro minuto da segunda metade, proporcionando aos unionistas uma importante vantagem de dois golos.

Todavia, algo inesperadamente, ao contrário do que sucedera na semana anterior, os tomarenses pareceram claudicar em termos físicos na última meia hora de jogo, permitindo aos locais exercer forte pressão, mesmo que baseada em sucessivos cruzamentos para a área, mas que viria a frutificar: primeiro, reduzindo para 1-2, por volta dos 70 minutos; depois, acabando por chegar à igualdade (2-2) já com três (de sete) minutos de tempo de compensação decorridos.

Até final, o União teve de sofrer ainda bastante, tendo estado à mercê de um possível terceiro golo do adversário, que, com alguma fortuna para as suas cores, acabou por não suceder.

Confirmações – No embate que, à partida, se antevia como sendo o principal desta jornada, o Cartaxo voltou a não ir além do empate, na recepção ao Abrantes e Benfica, equipa igualmente com forte ambição, tendo o nulo no marcador subsistido até final. Os cartaxeiros repartem uma posição, precisamente a meio da tabela, com o U. Tomar, contando ambos por empates os jogos até agora disputados.

O líder, Mação, tendo voltado a triunfar, fê-lo, outra vez, por margem tangencial, desta feita em casa, e perante um adversário em teoria menos apetrechado, o recém-promovido Entroncamento AC. Os maçaenses marcaram perto da meia hora de jogo (por intermédio de Chrystian Pedroso), não tendo, durante todo o tempo restante, conseguido ampliar a contagem, de forma a assegurar absoluta tranquilidade quanto ao desfecho da partida.

O Samora Correia, recebendo outro dos novos primodivisionários, Águias de Alpiarça, venceu com naturalidade, por 2-0, com golos quase a abrir (12 minutos)… e quase a fechar (80 minutos).

O encontro sobrante desta 2.ª ronda, colocando frente-a-frente o Ferreira do Zêzere e o Coruchense, foi agendado para esta quarta-feira, dia 25 de Setembro, devido ao facto de os ferreirenses terem disputado, no Domingo, a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Para além da alteração de data, foi também invertida a ordem dos jogos, deslocando-se a turma do Zêzere à vila do Sorraia.

Após a realização das duas primeiras jornadas (ainda sem contar com os dois jogos adiados), para além de Wemerson Silva (U. Tomar), também Chrystian Pedroso (At. Ouriense), Leonardo Lista (Alcanenense) e Torres Gomez (Fazendense) marcaram já dois golos, cada um deles.

Taça de Portugal – Os três clubes representantes do Distrito que subsistiam ainda em prova não deslustraram, mas a verdade é que apenas o U. Santarém avança para a 3.ª eliminatória (1/32 avos de final) da Taça de Portugal, na qual entrarão em liça os emblemas da I Liga.

Os escalabitanos beneficiaram do facto de terem defrontado um adversário dos Distritais, Monção (A. F. Viana do Castelo), tendo vencido, pese embora por tangencial 2-1 (tendo o golo dos visitantes sido apontado já no minuto noventa).

Os outros dois encontros, tendo tido desfecho análogo, tiveram algumas vicissitudes específicas.

No caso do Fátima, recebendo a Sanjoanense (equipa que milita na Liga 3), manteve o empate a zero, não só até final do tempo regulamentar, como também do prolongamento, decidindo-se a eliminatória, a favor da formação de São João da Madeira, apenas no desempate da marca de grande penalidade.

Já o Ferreira do Zêzere, tal como os outros dois emblemas do Distrito, actuando também na condição de visitante, mas, neste caso, em partida realizada em Alvaiázere, defrontando Os Sandinenses (do Campeonato de Portugal), praticamente entrou a ganhar (marcando ao quarto minuto). Porém, ainda antes do intervalo, ficou reduzido a dez elementos, tendo jogado até final do tempo regulamentar em inferioridade numérica.

Ainda assim, os visitantes só viriam a chegar ao tento do empate a escassos dois minutos do fim da partida. No prolongamento, apesar de Os Sandinenses terem tido também um jogador expulso logo no minuto inicial, alcançariam o golo que lhes conferiu o triunfo (2-1), a fechar a primeira metade desse tempo extra.

Antevisão – A 3.ª ronda do Distrital, agendada para este Domingo, terá como jogo de maior cartaz o Coruchense-Samora Correia (com o conjunto do Sorraia a realizar o terceiro jogo sucessivo no seu reduto). O líder, Mação, tem uma sempre difícil visita ao Campo da Azenha, nos Amiais; deslocando-se o Ferreira do Zêzere ao Entroncamento. Outros jogos de interesse serão o Alcanenense-U. Tomar e o Fazendense-At. Ouriense.

Na Liga 3, já na 7.ª jornada, o U. Santarém enfrenta um aliciante desafio, recebendo o histórico Belenenses, comandante destacado da respectiva série. Por seu lado, no Campeonato de Portugal (5.ª ronda), cabe ao Fátima visitar a Marinha Grande, para defrontar o Marinhense (actual 5.º classificado), que segue nesta altura, com um registo de um único triunfo e três empates.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 26 de Setembro de 2024)

29 Setembro, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.