Archive for 12 Maio, 2024

O Pulsar do Campeonato – 28ª Jornada (Distrital)

(“O Templário”, 09.05.2024)

A fechar a primeira volta de um mini-torneio (composto por seis jornadas), de promoção à “Liga 3”, o U. Santarém conseguiu, no seu primeiro jogo em casa, estrear-se a ganhar, recebendo e batendo o Moncarapachense, por 2-1. Desfeiteados nas duas rondas iniciais, os escalabitanos entraram praticamente a perder, frente aos algarvios, que marcaram logo ao terceiro minuto. Reagindo de forma positiva, os santarenos empataram próximo do intervalo, para, ainda na fase inicial da segunda metade, chegar ao golo que lhes proporcionou uma importante vitória.

No embate entre os dois primeiros, o histórico V. Setúbal levou a melhor, somando o terceiro êxito em outros tantos desafios nesta fase final, impondo-se por 3-1 face ao Lusitânia, somando o pleno de (nove) pontos. A turma açoriana dispõe, agora, de três pontos de vantagem sobre o conjunto escalabitano, sendo que o U. Santarém poderá vir a beneficiar de ter duas partidas no seu terreno na segunda volta, recebendo precisamente os actuais dois primeiros classificados.

A Norte, igualmente nesta fase final do Campeonato de Portugal, o Limianos lidera, com duas vitórias e um empate, depois de ter derrotado o Pevidém (4.º e último classificado, que conta apenas um ponto) por tangencial 2-1. O Amarante “rectificou” o desaire caseiro da semana anterior, tendo ido vencer a São João de Ver, mercê de um solitário tento, com estas duas equipas a partilhar a 2.ª posição, a três pontos do comandante.

I Divisão Distrital – Faltando disputar apenas duas jornadas, e mesmo que o Fátima tenha de enfrentar uma espécie de “final”, em Abrantes, no derradeiro dia, não se afigurará fácil vir a retirar os fatimenses do 1.º lugar. O desembaraço com que têm resolvido a seu favor, logo nos minutos iniciais, os sucessivos desafios que vêm enfrentando denota uma equipa com elevado grau de confiança, sendo, aliás, a partir desta jornada, a única a depender exclusivamente de si própria.

Numa deslocação de risco aos Foros de Salvaterra, para defrontar um adversário (Forense) que vem empreendendo notável recuperação (o que lhe proporcionou sair da zona de despromoção), o Fátima somou sétimo triunfo sucessivo (acumulando dez vitórias e um empate nas últimas onze jornadas). E fê-lo, outra vez, com mais uma impressiva prova de força: antes do quarto de hora tinha já dois golos de vantagem; aos vinte minutos ampliou a marca para 3-0, tendo vindo a consentir o único tento já na parte final do encontro, saindo vencedor por confortável 3-1.

Ao invés, o Abrantes e Benfica, que vinha também de seis vitórias consecutivas, sofreu um deslize que poderá vir a ter impacto significativo nas contas finais, ao perder, no seu reduto, ante uma boa equipa do Coruchense (5.º classificado, com a posição final já definida), por 2-1, um desfecho que parece apontar para um equilíbrio que não terá sido real: a formação do Sorraia, que ganhou pela quarta ronda seguida, marcou cedo, e controlou todo o jogo, apontando segundo tento ainda antes do intervalo; o ponto de honra dos abrantinos apenas chegaria já em tempo de compensação.

O Ferreira do Zêzere, fazendo o seu papel (tendo em curso uma série de seis triunfos), venceu com tranquilidade (2-0) ante o At. Ouriense, entrando a ganhar, e confirmando a vitória à beira do intervalo, num bis de “Zé” Maria. Os ferreirenses beneficiaram, pois, do desaire dos abrantinos (que baixaram ao 4.º posto, em igualdade pontual com o 3.º classificado, Fazendense), para ascender à vice-liderança, mantendo a diferença de apenas um ponto face ao comandante, Fátima.

O Fazendense (que somou quinta vitória seguida), mantendo o atraso de três pontos em relação ao líder, continua a sonhar em poder chegar ao topo – mesmo que tenha, em teoria, calendário mais difícil –, tendo vencido, na recepção ao também aflito Moçarriense, por 3-1. O grupo das Fazendas ainda apanhou um susto, quando os forasteiros empataram a uma bola, mesmo a findar a primeira parte, mas, na etapa complementar, com mais dois golos, selou o triunfo.

É, pois, ocasião, para recordar o percurso que os quatro candidatos terão de enfrentar até final: o Fátima (65 pontos) recebe o Samora Correia, tendo o possível “jogo do título” em Abrantes; o Ferreira do Zêzere (64 pontos) desloca-se à Moçarria, tendo ainda a visita do Coruchense; o Fazendense (62 pontos) terá duas deslocações, a Coruche e a Torres Novas; o Abrantes e Benfica (62 pontos) vai também a Torres Novas, recebendo o Fátima, no tal embate “decisivo”.

Num confronto entre os clubes que ocupavam o 6.º e 7.º lugares, em Samora Correia, com a equipa local a receber a visita do Torres Novas, a repartição de pontos terá sido um desfecho lógico, atendendo também à fase menos positiva que os dois conjuntos vinham atravessando. Marcaram primeiro os samorenses, tendo os torrejanos fixado o 1-1 ainda antes do intervalo.

Quem, no imediato, tirou partido de tal empate, foi o Mação, vencedor por tangencial 1-0 ante o Amiense, mercê de um tento apontado ainda no quarto de hora inicial. Os maçaenses igualaram o Samora Correia na 6.ª posição, deixando para trás o Torres Novas.

Nas outras duas partidas da 28.ª jornada, Salvaterrense e Cartaxo confirmaram matematicamente a permanência no principal escalão: os homens de Salvaterra foram vencer ao terreno do “lanterna vermelha”, Vasco da Gama (que continua a registar um único ponto averbado na pauta classificativa), por 2-0; já os cartaxeiros conseguiram resgatar um ponto, empatando 1-1, com um golo no derradeiro minuto, em Alcanena, com o Alcanenense, no 9.º lugar, a três pontos do 6.º.

A luta pela manutenção ficou limitada a quatro equipas – também concentradas num intervalo de três pontos, como sucede com o quarteto da frente – das quais duas acabarão por vir a ser despromovidas (acompanhando o Vasco da Gama): Amiense (26 pontos); Forense (25 pontos); e, nesta altura, abaixo da “linha de água”, Moçarriense (24 pontos) e At. Ouriense (23 pontos).

Nas duas derradeiras semanas da competição, teremos o seguinte calendário: o Amiense desloca-se a Alcanena e recebe o Salvaterrense; o Forense viaja até ao Cartaxo e terá a visita do Alcanenense; o Moçarriense recebe o Ferreira do Zêzere, terminando o campeonato no campo do Vasco da Gama; o At. Ouriense recebe o Vasco da Gama e finaliza a prova em Mação.

II Divisão Distrital – A última ronda da primeira volta da fase final ficou assinalada por triunfos dos visitantes: Águias de Alpiarça e Entroncamento AC parecem embalados para a promoção à divisão principal, tendo ido vencer, respectivamente, a Marinhais (2-0) e à Glória do Ribatejo (2-1). Por seu turno, o Tramagal, mesmo com maiores dificuldades do que poderia ser expectável, levou de vencida o Pego (2-1), com o tento decisivo apontado apenas em tempo de compensação, somando três pontos, indispensáveis para poder continuar a acalentar esperanças na subida.

Antevisão – O Campeonato de Portugal estará em pausa esta semana. Na I Divisão Distrital, cabe ao Fátima, desta feita, ser o único dos candidatos a jogar em casa, recebendo o Samora Correia, perfilando-se os fatimenses com natural favoritismo. Os outros três emblemas do topo da tabela enfrentarão certamente dificuldades, mesmo que de grau diferenciado, com realce para o Coruchense-Fazendense; em Torres Novas, o Abrantes e Benfica procurará reagir de pronto ao desaire caseiro da passada semana; o Ferreira do Zêzere viaja até à Moçarria, enfrentando um adversário a precisar de pontuar, sendo, ainda assim, mais provável que volte com os três pontos.

No escalão secundário, destaca-se o “derby” Marinhais-Glória do Ribatejo, crucial para as aspirações dos visitados; como determinante poderá ser também o Tramagal-Entroncamento AC.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 9 de Maio de 2024)

12 Maio, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2024
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.