Archive for 7 Abril, 2024

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – Acerto de calendário

(“O Templário”, 04.04.2024)

Ainda antes da derradeira ronda do Campeonato de Portugal, e em função dos resultados dos jogos de “acerto de calendário” disputados no final da passada semana – assim como, por outro lado, da sanção aplicada ao União 1919, punido com derrota administrativa (0-3) no desafio que realizara (e vencera, por 2-1) frente ao Lusitânia, da 18.ª jornada – são já conhecidos todos os (cinco) clubes despromovidos às competições de índole regional; assim como, em paralelo, aquele emblema açoriano ficou em posição privilegiada para alcançar o apuramento para a fase final.

Também a nível Distrital, após a disputa da 1.ª mão das meias-finais da Taça do Ribatejo, parecem antever-se, desde já, os clubes que poderão vir a garantir a qualificação para a Final.

Destaques – Começando pelo “princípio”, em termos cronológicos: com a atribuição de derrota ao União 1919, na partida ante o Lusitânia, e mercê desses três pontos ganhos “na secretaria”, o grupo de Angra do Heroísmo (2.º classificado, só dois pontos abaixo do líder, U. Santarém) dispõe, à entrada para a última jornada, de três pontos de vantagem face ao Marinhense. Tendo-se registado, no confronto directo entre os pretendentes à última vaga de apuramento, duas vitórias caseiras, pela mesma marca (2-0), a formação da Marinha Grande necessitará, não só de recuperar o atraso pontual, como de uma diferença desfavorável de quatro tentos, a nível geral de golos.

E isto porque, no passado Sábado, em desafio da 8.ª ronda, que se encontrava ainda pendente (desde 1 de Novembro, portanto, há cinco meses!), o Marinhense, recebeu e bateu o Fontinhas, por 3-1. O que teve por consequência imediata a despromoção deste outro clube dos Açores ao respectivo campeonato regional, acompanhando também, na descida de escalão, o Rabo de Peixe.

O conjunto da Praia da Vitória começara ainda por se colocar em vantagem no marcador, aos 59 minutos, a qual, porém, seria de muito efémera duração, tendo a turma da Marinha Grande restabelecido a igualdade logo no minuto seguinte. Num embate de cariz dramático – com uns, a lutar pelo acesso à fase final, “obrigados” a ganhar, e outros, em desespero para tentar evitar a despromoção, “proibidos” de perder – o empate subsistiria até ao 95.º minuto…

Reduzido a dez elementos desde o minuto 61, o Fontinhas não resistiria, todavia, ao tempo de compensação, vindo a sofrer dois tentos, aos 90+5 e 90+7 minutos, que sentenciaram a sua queda. Com três pontos a menos que o Peniche, e desvantagem no confronto directo com esse rival, os açorianos vêem consumar-se a segunda descida de divisão sucessiva, depois de, na época anterior, terem disputado a “Liga 3”. Respiraram de alívio, enfim, Alverca “B”, Sertanense, União 1919 (que, inesperadamente, se vira também colocado em risco, devido à tal derrota administrativa), para além, claro, do próprio Peniche, último (9.º classificado) acima da “linha de água”.

Em síntese, descem aos Regionais os seguintes cinco clubes: Fontinhas e Rabo de Peixe (Açores), V. Sernache (A. F. Castelo Branco), Gouveia (A. F. Guarda) e U. Tomar (A. F. Santarém).

Já antes, no feriado de Sexta-feira Santa, o Alverca “B” dera passo decisivo para garantir a permanência. Forçados a repetir o jogo (da 14.ª jornada) que tinham realizado em Coimbra, ante o União 1919 – devido ao facto de, na altura, terem recorrido a quatro pausas para substituições, excedendo o limite regulamentar – os ribatejanos conseguiram, por coincidência, repetir o preciso desfecho que haviam averbado a 7 de Janeiro, voltando a vencer por 2-1 (tendo chegado a 2-0).

Depois de uma série, extremamente negativa, de sete desaires consecutivos, o Alverca “B” conseguiu, com um empate e esta vitória, estancar os danos, assegurando a manutenção. Tal como os conimbricenses, teriam ainda de sofrer, durante mais um dia, até conhecerem o desfecho do Marinhense-Fontinhas, para confirmarem, ambos, o atingir do objectivo para esta temporada.

Uma última nota para assinalar, a título de curiosidade, que é, agora – por fim, com o calendário em dia (e após as decisões administrativas determinadas pela Federação Portuguesa de Futebol) – possível fazer uma espécie de “flashback” sobre a evolução “ajustada” da classificação da Série: confirma-se que o Alverca “B” liderou até à 12.ª ronda (à excepção da 9.ª, em que o União 1919 ascendera a tal posição); Marinhense e Lusitânia partilhavam o comando no final da primeira volta; sendo que o Lusitânia passou a ser o clube com maior pontuação acumulada, entre a 14.ª e a 23.ª jornada; emergindo, assim, o U. Santarém como guia apenas nas duas rondas mais recentes.

Taça do Ribatejo – Os embates da 1.ª mão das meias-finais da Taça do Ribatejo – envolvendo três dos quatro primeiros classificados do campeonato – tiveram resultados porventura imprevistos, com os forasteiros a saírem vencedores, sem que os anfitriões conseguissem marcar.

Em Abrantes, com desempenho muito aquém do que tem mostrado no campeonato, o Abrantes e Benfica foi claramente batido, por 0-3, pelo Ferreira do Zêzere.

Nas Fazendas de Almeirim, o emblema mais titulado da competição, Fazendense, foi surpreendido pelo Alcanenense (actual 7.º classificado no campeonato), perdendo por 0-2.

Salvo muito inesperadas reviravoltas – nos desafios da 2.ª mão, agendados para 28 de Abril –, ferreirenses (vencedores da Taça em 1990) e alcanenenses (finalistas na última temporada, ainda em busca do seu primeiro troféu) perfilam-se como favoritos a disputar a Final da prova.

Antevisão – Com tudo já decidido a nível dos clubes despromovidos, a 26.ª e última jornada do Campeonato de Portugal terá como maior foco de interesse o confronto entre Alverca “B” e Lusitânia, em que bastará aos açorianos pontuar para confirmarem a qualificação para a fase final, de apuramento de Campeão e de promoção à Liga 3 – única vaga que subsiste, para se conhecer quem acompanhará U. Santarém, V. Setúbal e Moncarapachense, na Zona Sul dessa fase decisiva.

O Lusitânia poderá, inclusivamente, vir a terminar a fase regular da prova no 1.º lugar, caso vença e o U. Santarém não conseguisse ganhar ao V. Sernache, o que, contudo, não se afigura provável.

Mas, na eventualidade de o Lusitânia vir a sofrer um desaire em Alverca, o Marinhense poderia ainda chegar ao apuramento para a fase final, necessitando, para tal, de ganhar ao Gouveia, revertendo o diferencial de quatro golos face aos açorianos – sendo que, num cenário em que o Lusitânia perdesse por 0-1 e o Marinhense ganhasse por 3-0, estes dois emblemas ficariam rigorosamente empatados: 50 pontos, 40 golos marcados, 23 sofridos, e com igualdade também no confronto directo (2-0 no desafio disputado nos Açores; 2-0 na partida realizada na Marinha)!

O U. Tomar despede-se desta sua época de estreia no Campeonato de Portugal, recebendo a equipa açoriana do Rabo de Peixe, como referido antes, igualmente despromovida.

Na retoma da I Divisão Distrital, com a realização da 25.ª jornada (de um total de 30), o duo que reparte a liderança joga fora: o Fátima, em Amiais de Baixo, perante um inesperadamente “aflito” Amiense; o Abrantes e Benfica, frente ao aparentemente tranquilo Salvaterrense. Como fora de casa actuarão também o 3.º e 4.º classificados: o Ferreira do Zêzere é claro favorito na visita ao Vasco da Gama; por seu lado, o Fazendense terá a saída que se antevê mais problemática, viajando até Mação. Uma ronda que promete…

No escalão secundário, na 2.ª jornada da fase final, destaque para o Tramagal-Águias de Alpiarça e para o Marinhais-Entroncamento AC; cabendo ao Pego receber a turma da Glória do Ribatejo.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 4 de Abril de 2024)

7 Abril, 2024 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.