O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – 12ª Jornada

17 Dezembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 14.12.2023)

Não tendo conseguido manter a cadência de vitórias que alcançara até à 7.ª jornada (fase em que seguia com três triunfos e três desaires), o U. Tomar, tendo acumulado, entretanto, quatro derrotas consecutivas (mesmo que três delas tenham sido pela diferença mínima, e, as duas últimas, já ao “cair do pano”), viu desnivelar-se de forma acentuada o diferencial entre vitórias (3) e derrotas (já no total de 8) – cujo nivelamento seria um objectivo de especial relevância –, caindo para o último lugar da tabela (agora isolado), e, pela primeira vez, já a quatro pontos da “linha de água”.

Faltando disputar ainda toda a segunda volta, e – em função do desempenho dos vários concorrentes até à data, e do forte equilíbrio registado nesta Série C – podendo conjecturar-se que não venham a ser necessários tantos pontos quantos inicialmente projectados para assegurar a manutenção (talvez 30/31 possam vir a bastar, em vez da “margem de segurança” estimada de 33/35 pontos), nada está “decidido”; mas, no imediato, com duas deslocações aos Açores, na viragem do ano, a tarefa não se afigura “fácil”, para quem se apresenta tão carenciado de pontos.

Destaques – Para não fugir à regra, a 12.ª jornada ficou assinalada por seis jogos com desfecho tangencial (cinco partidas com o resultado de 2-1 e o 0-1 do União); só o Peniche “deslustrou”.

Começa por destacar-se a vitória averbada pelo Benfica e Castelo Branco na Sertã, ante o rival Sertanense, por 2-1: os albicastrenses chegaram a (determinante) vantagem de dois golos num intervalo de menos de dez minutos (entre os 15 e os 24), não tendo os homens da casa conseguido dar sequência ao tento que apontaram apenas outros três minutos decorridos, que fixou o resultado. Em função deste triunfo, o B. C. Branco isolou-se no 3.º posto, um ponto acima de um quarteto, integrado justamente por: Sertanense, U. Santarém, Marinhense (com um jogo a menos) e União 1919 (este com um jogo a mais, tendo disputado já a partida da 13.ª ronda).

Em evidência esteve também o Lusitânia, indo vencer (igualmente por 2-1) a Mortágua, com a turma açoriana a isolar-se na 2.ª posição, mantendo os dois pontos de desvantagem face ao líder. Já os forasteiros, mesmo contando com o tal jogo a mais, subsistem abaixo da “linha de água”, não obstante em igualdade pontual com o 9.º classificado, Gouveia. O Lusitânia entrou praticamente a ganhar, marcando ao terceiro minuto, tendo ainda consentido o golo da igualdade, mas vindo a confirmar a vitória com um tento alcançado a fechar o primeiro tempo.

Outra equipa em realce foi, ainda, precisamente, o Fontinhas – que, à entrada para esta jornada, partilhava com o U. Tomar, a indesejada condição de “lanterna vermelha” – tendo ido ganhar a Tomar, mercê de um solitário golo, marcado a menos de cinco minutos do termo do tempo regulamentar. Depois de terem deixado fugir a vitória em Peniche, e de verem escapar-se um ponto na Sertã, os nabantinos voltam a perder um ponto mesmo no final do desafio… resultando num total de quatro pontos “desperdiçados”, que, nesta altura, fariam “toda a diferença”.

Esta derrota foi tão mais difícil de aceitar quanto o União jogou cerca de 40 minutos em superioridade numérica, entre os 43 e os 84 minutos. Até à expulsão do jogador do Fontinhas, o conjunto açoriano tinha assumido maior iniciativa, mas a expectativa, para a segunda metade, era a de que os unionistas pudessem aproveitar para se colocar em vantagem no marcador. Teriam ainda um par de oportunidades, contudo, não materializadas. E, quando algo pode correr mal, muitas vezes corre: no minuto 85, um defesa do U. Tomar viu segundo amarelo, e, de imediato, na conversão do correspondente livre, o Fontinhas, mais eficaz, marcou mesmo, selando a vitória.

Surpresa – A grande surpresa do passado fim-de-semana foi protagonizada pelo Gouveia, que foi ganhar a Peniche por categórica marca de 3-0, depois de os homens da Serra se terem colocado em vantagem logo aos cinco minutos. Os dois clubes – antes deste jogo, respectivamente no 12.º e 5.º lugares –, são, agora, 9.º e 8.º classificados, separados apenas por três pontos.

Confirmações – As equipas do Alverca “B” (somando terceira vitória sucessiva), U. Santarém e Marinhense (ambos com dois triunfos nas últimas três jornadas) confirmaram o estatuto de favoritos, ganhando – todas elas – também pela marca de 2-1, respectivamente perante o Rabo de Peixe (acumulando o oitavo desafio consecutivo sem vitória), União 1919 (que não vence já há quatro jogos) e V. Sernache (que segue num ciclo de três derrotas).

Os dois emblemas ribatejanos (Alverca e U. Santarém) chegaram a 2-0, tendo sofrido o tento adversário apenas já no final dos seus desafios. Já o grupo de Marinha Grande teve de operar reviravolta no marcador, depois de, praticamente, ter entrado a perder, averbando o tento que ditou um sofrido triunfo somente em período de compensação, mercê de um auto-golo.

Em função destes resultados, o Alverca “B” mantém o comando, com dois pontos de vantagem sobre o Lusitânia, quatro em relação ao Benfica e Castelo Branco e já cinco pontos sobre o quarteto que reparte o 4.º posto. Na parte baixa da pauta classificativa, Rabo de Peixe, V. Sernache e Fontinhas (11.º ao 13.º lugar) estão um único ponto abaixo de Gouveia (9.º) e Mortágua (10.º).

II Divisão Distrital – A Série B atingiu o termo da sua primeira volta, com a disputa da 9.ª jornada, em que se destaca o triunfo (2-1) do Entroncamento AC em Almeirim, o que, nesta altura, lhe confere a liderança isolada, com mais um ponto do que o Águias de Alpiarça (vitória por 3-0 em Pernes), e com o Espinheirense (3.º classificado) já a seis pontos. Para tal contribui decisivamente a inversão do resultado que se registara na partida (da 4.ª ronda) entre Espinheirense e Entroncamento AC, com a turma da casa a ser sancionada com derrota por 0-3.

As outras séries, apenas com seis jornadas disputadas, apresentam configuração distinta. Na Série A, o equilíbrio é nota dominante, com os dois primeiros, Glória do Ribatejo (que averbou um nulo na recepção ao Porto Alto) e Marinhais (triunfo por 2-1 em Pontével) separados por um ponto, tendo o Pontével baixado à 3.ª posição, agora a três pontos do guia.

Na Série C, o Tramagal (ganhando 4-2 em Ferreira do Zêzere, ante a equipa “B” local), contando, nesta altura, o pleno de seis triunfos (a que soma mais outras quatro vitórias na Taça do Ribatejo, em que garantiu já o apuramento para os 1/8 de final) lidera destacado, com cinco pontos de avanço sobre o Ortiga (que venceu, igualmente por 4-2, em Caxarias), seguindo-se agora o Alferrarede (no 3.º posto), a oito pontos do comandante.

Antevisão – O Campeonato de Portugal conclui, neste Domingo, a sua primeira volta, salientando-se o embate entre os dois primeiros classificados, com o Lusitânia a receber a equipa “B” do Alverca. De interesse serão também os desafios V. Sernache-U. Santarém e Gouveia-Marinhense, com as equipas teoricamente mais cotadas a serem colocadas à prova, jogando em terreno alheio. O U. Tomar desloca-se à ilha de S. Miguel, para defrontar o Rabo de Peixe.

Após uma breve pausa, de uma semana, será retomado o Distrital da I Divisão, com destaque para o Samora Correia-Fátima, Abrantes e Benfica-Torres Novas e Fazendense-Coruchense. O guia, Ferreira do Zêzere, é favorito a somar mais três pontos, recebendo o Moçarriense.

No escalão secundário teremos um “derby” entre os dois primeiros classificados da Série A, no Marinhais-Glória do Ribatejo. Realce ainda para o Riachense-Águias de Alpiarça (Série B), Tramagal-Caxarias e Ortiga-Alferrarede (Série C), com estas duas séries a chegar à sua metade.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 14 de Dezembro de 2023)

Entry filed under: Tomar.

Liga Conferência Europa – 6ª Jornada – Resultados e Classificações Liga dos Campeões – Sorteio dos 1/8 de Final

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.