Archive for 3 Dezembro, 2023

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – Jogo antecipado

(“O Templário”, 30.11.2023)

A senda triunfal do Fátima foi travada em Alcanena, proporcionando ao Abrantes e Benfica e ao Ferreira do Zêzere ascenderem à liderança do Distrital. Já no que respeita ao Campeonato de Portugal, o Marinhense-Fontinhas (da 8.ª jornada) foi, de novo, adiado, agora para 30 de Março de 2024 (!), o que significa que estas duas equipas disputarão todo o resto da competição (até que se chegue à derradeira ronda, agendada para 7 de Abril) mantendo um jogo em atraso…

Destaque – Pese embora tal adiamento, jogou-se uma partida antecipada, a contar para a 13.ª jornada (última da primeira volta) da Série C do Campeonato de Portugal, na qual União 1919 e Mortágua empataram a um golo, pelo que não houve alterações de vulto na pauta classificativa: os conimbricenses, com mais um jogo (11, face a 10 dos rivais) mantêm o 2.º posto, agora em igualdade pontual com o Alverca “B” (somando 17 pontos); enquanto o Mortágua (10.º), deixou a companhia do Rabo de Peixe, passando a repartir a posição com o V. Sernache (13 pontos), com a “linha de água” traçada entre ambos.

I Divisão Distrital – A primeira nota de realce vai, necessariamente, para a vitória do Alcanenense sobre o Fátima, que mantinha uma excelente série de nove triunfos consecutivos. Para tal, bastou aos donos da casa um tento, apontado a cerca de vinte minutos do final, a que os fatimenses não lograram ripostar. Depois de um mau arranque, com três desaires a abrir a época, o conjunto de Alcanena soma quatro triunfos e um empate nos cinco desafios mais recentes.

Este deslize do Fátima foi aproveitado pelos seus dois mais directos perseguidores, Abrantes e Benfica e Ferreira do Zêzere, os quais, cumprindo a sua missão, se impuseram, respectivamente face ao Moçarriense e ao Salvaterrense, assim ultrapassando o anterior líder, partilhando agora o comando, com mais um ponto que os fatimenses.

Os abrantinos ganharam, com aparente tranquilidade, tendo chegado à goleada (4-0) na recepção ao Moçarriense, com dois golos em cada parte, bem distribuídos ao longo dos 90 minutos; passaram, assim, a dispor da maior série de triunfos em curso, com cinco vitórias consecutivas.

Já os ferreirenses tiveram de se aplicar a fundo, para, já nos derradeiros dez minutos, chegarem enfim ao golo que lhes garantiu os três almejados pontos e consequente comando do campeonato. No caso do Ferreira do Zêzere tratou-se do quarto triunfo sucessivo, obtido perante um adversário que somou um único ponto nas quatro últimas jornadas.

Num embate sempre de interesse, o Coruchense foi ganhar a Samora Correia, também por tangencial 1-0 (golo apontado a cerca de meia hora do final), abrindo uma espécie de crise de resultados nos rivais, que perderam pela terceira vez seguida. A turma samorense reparte agora, precisamente com o grupo do Sorraia, o 5.º lugar, mas já com nove pontos de atraso dos guias.

O Fazendense não terá tido também especiais dificuldades em desembaraçar-se do At. Ouriense, goleando também por 4-0, depois de, praticamente ter entrado a ganhar (inaugurando o marcador logo no 2.º minuto); não obstante, a goleada só seria confirmada com dois golos nos minutos finais. A formação das Fazendas mantém-se “à espreita”, no 4.º posto, a três pontos do Fátima. Já os oureenses caíram num arriscado penúltimo lugar da tabela.

Forense e Torres Novas disputaram um confronto “entretido”, com duas reviravoltas no marcador, culminando no “placard” final de 3-3: os torrejanos inauguraram o marcador logo aos 6 minutos; os visitados inverteram para 2-1, apenas cerca de um quarto de hora volvido; tendo o Torres Novas voltado à vantagem, a 3-2, aos 63 minutos; já perto do termo do desafio, na conversão de uma grande penalidade, a turma dos Foros de Salvaterra restabeleceu a igualdade.

Anota-se que os visitantes ficaram em inferioridade numérica ainda antes do intervalo, tendo acabado reduzidos a nove elementos, depois de uma segunda expulsão, já em período de compensação. Em qualquer caso, este foi o quarto jogo sem vitória para os torrejanos, enquanto, em contraponto, o Forense segue sem perder, também há quatro jornadas.

Depois de quatro desfeitas sucessivas o Mação regressou aos triunfos, batendo, em reduto alheio, o “lanterna vermelha”, Vasco da Gama, por 3-2: os maçaenses colocaram-se em vantagem aos 36 minutos, tendo – jogando com 10 homens a partir da hora de jogo – consentido o empate aos 67 minutos, mas, reagindo da melhor forma, selando o desfecho da partida, com dois tentos, aos 69 e 71 minutos; os locais reduziriam para a diferença mínima tarde demais para as suas aspirações, apenas ao minuto 90. Este foi o sétimo desaire consecutivo do Vasco da Gama, cada vez mais último, a somar a outras quatro derrotas, logo a abrir o campeonato.

O Cartaxo obteve importante triunfo, por 1-0 (marcando aos 18 minutos), frente ao Amiense, por ora em posição que poderá implicar a despromoção (dependente do desempenho dos representantes do Distrito no Campeonato de Portugal). Os cartaxeiros, que não ganhavam há cinco jogos, nos quais tinham averbado somente um ponto, ganharam algum “fôlego”, subindo à 12.ª posição; ao invés, o conjunto dos Amiais perdeu em quatro das cinco últimas rondas, repartindo o 13.º posto com o Forense, um único ponto acima do At. Ouriense (15.º).

II Divisão Distrital – Salientam-se as vitórias alcançadas pelo Glória do Ribatejo (5-3, no terreno do Rebocho), Águias de Alpiarça (5-1, em Almeirim, ante um irreconhecível União local) e Tramagal (2-1, com o Vilarense), num desafio que colocava frente-a-frente os dois primeiros classificados da Série C. A par destas vitórias, anotam-se alguns desfechos porventura menos expectáveis, como o 1-1 registado no Marinhais-Paço dos Negros, ou o nulo no Benfica do Ribatejo-Benavente. Também por igualdade a uma bola se saldou o Porto Alto-Pontével.

Com sete jornadas disputadas (de um total de 18) na Série B, o Espinheirense (2-1 em Minde) lidera, com mais um ponto que o Águias de Alpiarça, e dois de diferença para a U. Atalaiense (esta com mais um jogo disputado), seguindo-se, a três pontos do líder, o Entroncamento AC.

As Séries A e C tiveram a sua 5.ª ronda (de 14), sendo comandadas, respectivamente, por Glória do Ribatejo e Tramagal. Mas, enquanto o Glória tem dois pontos de vantagem sobre o Pontével, e três em relação ao Marinhais, os tramagalenses (únicos com o pleno de vitórias) seguem já bastante destacados, com nada menos de sete pontos de avanço sobre Vilarense e Caxarias.

Antevisão – O Campeonato de Portugal será retomado este Domingo, para disputa da 11.ª jornada, em que sobressaem os seguintes encontros: Lusitânia-U. Santarém; Fontinhas-Alverca “B”; e União 1919-Marinhense. O U. Tomar terá uma difícil deslocação à Sertã, já pressionado pela necessidade de pontuar.

Na I Divisão Distrital, já a aproximar-se do termo da sua primeira metade (13.ª ronda), destacam-se os desafios: Coruchense-Abrantes e Benfica; At. Ouriense-Ferreira do Zêzere; Moçarriense-Fazendense; e Torres Novas-Samora Correia. O Fátima recebe a visita do Forense.

Na II Divisão, outra vez só com a Série B, salientam-se as partidas, entre “vizinhos”, portanto sempre de rivalidade especial: Espinheirense-At. Pernes; e Entroncamento AC-U. Atalaiense. Por curiosidade, teremos ainda um Rio Maior-U. Almeirim, recentes vencedores do escalão principal, nos anos de 2022 e 2020, agora muito distantes de tal patamar.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 30 de Novembro de 2023)

3 Dezembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.