Archive for Dezembro, 2023

O Pulsar do Campeonato – Taça do Ribatejo – Pré-Eliminatória

(“O Templário”, 28.12.2023)

Para além dos favoritos Fátima e Coruchense, foram também afastados na pré-eliminatória da Taça do Ribatejo dois outros clubes do escalão principal: Salvaterrense e Forense – este último, o único a ser superado por um emblema de divisão inferior, o Marinhais, que, saindo vencedor no “derby”, se perfila qual “tomba-gigantes” desta ronda. A outra equipa do escalão secundário que saiu vitoriosa foi o Tramagal, tendo derrotado, já no final de Novembro, o Benavente.

Avançam, portanto, para os 1/8 de final da competição, doze clubes da I Divisão Distrital e, apenas, quatro equipas do escalão secundário, sendo Marinhais e Tramagal acompanhados por Porto Alto e Vilarense, que, por sorteio, haviam ficado isentos desta eliminatória prévia.

Destaques – Numa ronda também marcada pelo equilíbrio – com um empate e cinco partidas decididas por margem tangencial – começa por destacar-se o triunfo do At. Ouriense (antepenúltimo classificado no campeonato) ante o Fátima (3.º), por 2-1, também num “derby”.

Os fatimenses até começaram por inaugurar o marcador, pouco passava da meia hora de jogo, mas, na segunda parte, também próximo da meia hora, a formação de Ourém restabeleceu a igualdade. Quando se esperaria o eventual desempate da marca de grande penalidade, o At. Ouriense acabaria mesmo por concretizar a reviravolta, marcando o tento da vitória já no minuto 90, da autoria do jovem José Laranjeiro, de 17 anos, que, na época passada, alinhara na equipa… de Juvenis do Fátima!

Por seu lado, Coruchense e Cartaxo chegaram ao termo dos noventa minutos empatados a uma bola; os visitantes marcaram primeiro, logo ao minuto onze, tendo a turma do Sorraia igualado já no quarto de hora final, com os cartaxeiros a resistir, praticamente todo o segundo tempo, com menos um homem. O resultado não se alteraria, pelo que, apenas no termo de uma “maratona” de pontapés da marca de grande penalidade, o Cartaxo consumaria a surpresa, ganhando por 10-9!

Em Marinhais o desfecho de 2-1, a favor dos locais, ficou estabelecido ainda na primeira parte; também neste caso foram os forasteiros a marcar primeiro, apenas com um quarto de hora jogado, tendo a formação da casa empatado pouco mais de dez minutos volvidos, para, em tempo de compensação dessa metade inicial do desafio, chegarem à vitória, tendo sido, pois, a única a superar adversário de escalão superior, o Forense, noutro “derby”, no município de Salvaterra.

A propósito, o Salvaterrense foi a outra equipa primodivisionária a ser eliminada (conforme referido, de um total de quatro afastadas logo na ronda inaugural), perdendo, no seu próprio terreno, ante o Mação, por 2-0, com Wemerson Silva, em especial evidência, a bisar.

Pela volume de golos averbado, realça-se ainda o encontro entre Samora Correia e Ortiga, com os samorenses a ganhar por 6-3, depois de terem chegado a dispor de vantagem de 6-1, já dentro dos dez minutos derradeiros. Para além da réplica oferecida, os forasteiros tinham, aliás, começado por surpreender, logo de entrada, tendo inaugurado o marcador, ainda antes dos dez minutos. Numa nota curiosa, os seis tentos dos visitados foram apontados por três jogadores, que bisaram: Diogo Marques, David Ribeiro e Diogo Costa.

Confirmações – Nas restantes quatro partidas, os favoritos confirmaram o maior poderio que lhes era creditado, não obstante, em dois dos casos, o marcador final tenha registado diferença mínima.

Principiando pelo actual detentor do troféu, Torres Novas, num “quase derby”, com uma curta deslocação ao reduto do Entroncamento AC, impôs-se por 2-0, também com Miguel Miguel a bisar, aos 23 e 33 minutos, a sentenciar a eliminatória a favor dos torrejanos.

Ainda mais categórica (3-0) foi a vitória do Moçarriense ante um U. Almeirim em processo de “reconstrução”, com o “placard” final a ser estabelecido apenas com 18 minutos de jogo: o grupo da Moçarria praticamente entrou a ganhar, marcando logo no minuto inicial, para, depois, Bruno Alcobia bisar também, aos 14 e 18 minutos.

O Alcanenense, recebendo o Pontével, chegou – apenas no segundo tempo – a uma vantagem de dois golos, antes de consentir, já em período de compensação, o ponto de honra dos visitantes, fixando o resultado em 2-1.

O mesmo marcador que se registaria também no Abrantes e Benfica-Glória do Ribatejo, mas, com os abrantinos, perante um adversário com tradições na Taça, a ter de sofrer, tendo chegado ao tento decisivo apenas no derradeiro minuto, beneficiando também do facto de os visitantes terem disputado a meia hora final reduzidos a dez elementos.

Em 47 edições da “prova rainha” da Associação de Futebol de Santarém, Amiense, Fazendense, Cartaxo e Mação reforçaram o estatuto de emblemas com maior número de presenças nos 1/8 de final da competição, respectivamente com: 29 (17 nos últimos 18 anos, no caso do grupo dos Amiais de Baixo); 25 (15 nas 16 épocas mais recentes, no caso da turma das Fazendas); 24; e 23 (também com 17 vezes nos 1/8 de final nos 18 últimos anos, no caso dos maçaenses).

O Abrantes e Benfica, que disputa a prova apenas pela sexta vez, apresenta um interessante “record”, tendo, em todas essas participações, alcançado tal fase, sendo o único “totalista”, nas seis épocas mais recentes. Por seu lado, Mação e Alcanenense disputarão os 1/8 de final pela quinta temporada consecutiva; enquanto o Moçarriense aí chega pela quarta época sucessiva.

Salienta-se ainda o Tramagal – marcando presença nos 1/8 de final pela 22.ª vez, igualando o registo do Coruchense –, fase que, porém, não atingia há treze anos, desde a época de 2010-11.

As equipas do Ferreira do Zêzere e do Marinhais (ambos na 16.ª vez em tal fase) não alcançavam os 1/8 de final desde há cinco épocas. O Vilarense regressa aos 1/8 de final (12.ª presença) após o mais demorado interregno, de 15 anos, desde a temporada de 2008-09; enquanto, por seu lado, o Porto Alto não chegava a esta fase desde 2011-12.

Antevisão – O futebol (a nível Distrital, tal como do Campeonato de Portugal) estará agora em pausa durante alguns dias, apenas regressando, já em 2024, no fim-de-semana de 7 de Janeiro. Destacam-se os seguintes desafios: B. C. Branco-Marinhense e Lusitânia-U. Tomar (Campeonato de Portugal); Fátima-Abrantes e Benfica e Coruchense-Ferreira do Zêzere (I Divisão Distrital); Paço dos Negros-Glória do Ribatejo; Águias de Alpiarça-Espinheirense; e Tramagal-Alferrarede.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 28 de Dezembro de 2023)

31 Dezembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – 13ª Jornada

(“O Templário”, 21.12.2023)

Era um jogo crucial, o que colocava frente-a-frente as equipas do Rabo de Peixe e do U. Tomar: entre adversários directos, a fechar a primeira volta, com os dois clubes separados por três pontos; sofrendo quinto desaire sucessivo, o União “atrasa-se” ainda mais, agora a seis pontos da “linha de água” delimitada precisamente por esse rival. Tendo somado apenas dez pontos (fruto de três vitórias e um empate), os tomarenses terão, não só de se superar na segunda volta, como esperar que algum (ou alguns) dos emblemas actualmente acima do 10.º lugar possa vir a ter uma quebra.

Num balanço da primeira metade da prova – perturbado pelo facto de haver cinco clubes com jogos em atraso (no caso do Fontinhas, dois jogos) – à excepção da surpreendente posição ocupada pelo Alverca “B” (líder), as equipas teoricamente mais capacitadas (Benfica e Castelo Branco, U. Santarém, Marinhense e Lusitânia) posicionam-se já nos lugares cimeiros (com os albicastrenses, a um ponto do guia, e, em paralelo, com um ponto a mais que o trio perseguidor).

Em zona de despromoção situam-se também já as equipas que, de um modo geral, poderia ser expectável à partida: para além do U. Tomar, V. Sernache (numa série de quatro derrotas consecutivas, três pontos acima dos unionistas), Mortágua e Gouveia (com um ponto mais); constituindo-se, neste caso, como excepção, a imprevista posição do Fontinhas, em igualdade pontual com o V. Sernache (pese embora, como indicado, os açorianos tenham menos dois jogos).

A “chave” estará, pois, depreende-se – para além de uma imprescindível melhoria de desempenho dos unionistas, necessitando de um mínimo de 18 a 20 pontos – no comportamento que União 1919, Sertanense, Peniche e Rabo de Peixe (actuais 6.º a 9.º classificados, separados entre si somente por dois pontos – entre os 16 e os 18) possam vir a ter na segunda metade do campeonato.

Destaques – Numa jornada (13.ª) que tivera já um jogo antecipado, disputado no final de Novembro, entre União 1919 e Mortágua (empate a um golo), tendo sido adiados – devido ao facto de o avião não poder ter aterrado na ilha Terceira – os dois jogos que os conjuntos locais deveriam ter disputado (o embate entre os dois primeiros classificados, Lusitânia-Alverca “B; e o Fontinhas-Sertanense), realizaram-se, no passado Domingo, apenas quatro partidas.

Dos onze golos apontados nesses quatro encontros, mais de metade (seis) registaram-se justamente no Rabo de Peixe-U. Tomar, cujo desfecho se saldou por triunfo dos açorianos por 4-2. Terá sido uma oportunidade perdida pelos unionistas, perante um adversário que não vencia há oito rondas, e denotando algumas fragilidades defensivas (segunda equipa mais batida até agora).

O desafio iniciou-se em toada repartida, pese embora alguma maior iniciativa dos locais, que viriam a inaugurar o marcador na conversão de uma grande penalidade, já próximo da meia hora de jogo. Na segunda metade, os tomarenses tiveram boa entrada em campo, procurando equilibrar a contenda, mas viriam a ser penalizados com o segundo tento sofrido, precisamente com uma hora decorrida. A equipa “acusou o toque”, em termos anímicos, e os visitados aproveitariam, com o “placard” a dilatar-se, aos 78 e 84 minutos (com um segundo “penalty”), até aos 4-0.

Fica a nota, de alguma esperança, da dignidade e orgulho com que o grupo unionista reagiu, reduzindo a desvantagem, com dois tentos apontados já nos derradeiros cinco minutos. O “veterano” Nuno Rodrigues, a comemorar as três centenas de jogos com a camisola do União, constituindo-se num importante símbolo da sua mística, marcou o seu 44.º golo pelo clube.

O U. Santarém e o Marinhense, actuando ambos em terreno alheio, não vacilaram, somando os três pontos, respectivamente nas deslocações a Cernache do Bonjardim e a Gouveia. Os escalabitanos impuseram-se por 2-0, inaugurando o marcador à passagem dos vinte minutos, obtendo o tento da confirmação… a vinte minutos do fim. Por seu, lado à turma da Marinha Grande, de visita à Serra da Estrela, bastou um solitário golo, também cerca dos vinte minutos.

Confirmação – O agora vice-líder, B. C. Branco, confirmou o favoritismo de que era creditado, batendo o Peniche (derrotado pela segunda semana) por 2-0, com o primeiro tento apontado cerca dos 35 minutos, mas vindo o golo da tranquilidade a surgir apenas aos… 97 minutos.

I Divisão Distrital – O Ferreira do Zêzere, mesmo sem dar mostras de grandes alardes, continuando a ganhar por diferenças escassas, vai, não obstante, fazendo o seu caminho, tendo somado sexta vitória consecutiva, ganhando por 2-1 ao Moçarriense (com o segundo golo dos ferreirenses, e, de seguida, o ponto de honra dos visitantes, apontados, ambos, já em período de compensação) reforçando assim a sua posição de liderança isolada.

Beneficiou do deslize (se tal se poderá caracterizar desta forma) do Fátima, que não conseguiu quebrar o nulo da deslocação ao sempre difícil reduto do Samora Correia (actual 5.º classificado).

Os fatimenses – agora a três pontos do comandante – foram, aliás, ultrapassados na pauta classificativa, pelo Abrantes e Benfica (passando a contar um ponto mais), que recebeu e venceu o Torres Novas por 2-0, mantendo a solidez do seu sector defensivo, com notável registo de apenas cinco golos sofridos, à entrada para a derradeira ronda da primeira volta da competição.

Num embate sempre aliciante, o Fazendense foi “surpreendido”, no seu terreno, pelo Coruchense: depois de ter chegado a dispor de vantagem de dois golos, a meia hora do final, consentiria a reviravolta, com a formação do Sorraia a chegar ao triunfo, por 3-2, já no minuto 94. Os homens das Fazendas, ocupando o 4.º posto, distam agora sete pontos do guia; enquanto a turma de Coruche igualou o Samora Correia, porém, ambos já com um atraso de onze pontos face ao topo.

O Mação, que, se antecipa, terá uma época em competição principalmente “consigo próprio”, na metade superior da tabela, mas, porventura, já demasiado afastado do quarteto da frente, ganhou por 4-2 ao Salvaterrense. É o ataque mais concretizador (33 golos), o mesmo total que sofreu!

Na acesa luta pela manutenção – sendo que serão dois, ou três (dependendo da sorte do U. Tomar no Nacional), os clubes a despromover ao escalão secundário – Amiense (1-0 na recepção ao Alcanenense), Cartaxo (um empolgante 4-3 nos Foros de Salvaterra) e At. Ouriense (2-1) em Boleiros obtiveram importantes vitórias. À parte o Vasco da Gama, com um único ponto averbado, e o destino quase traçado, temos, a partir daí: Forense (penúltimo), com nove pontos; At. Ouriense, com onze; Amiense, com doze; Moçarriense, com 14; e agora, Salvaterrense e Cartaxo (10.º e 11.º), igualados, já com 17 pontos.

II Divisão Distrital – O “derby” entre Marinhais e Glória do Ribatejo terminou sem golos, mantendo-se as duas equipas dos dois lugares cimeiros, separadas por um ponto, a favor da Glória. O Águias de Alpiarça, ganhando por 2-1, nos Riachos, beneficiou do empate (1-1) do Entroncamento AC em Minde, para ascender ao comando da sua série. Na outra série, o Tramagal mantém um fantástico pleno triunfal, já com onze vitórias nesta temporada (sete para o campeonato e quatro para a Taça do Ribatejo), dispondo de sete pontos de avanço sobre o Ortiga.

Antevisão – Os campeonatos apenas serão retomados já no Novo Ano de 2024 (a 7 de Janeiro), com destaque para: B. C. Branco-Marinhense e Lusitânia-U. Tomar (Campeonato de Portugal); e Fátima-Abrantes e Benfica e Coruchense-Ferreira do Zêzere (I Divisão Distrital). Este sábado disputa-se a pré-eliminatória da Taça do Ribatejo, em que sobressaem as partidas: At. Ouriense-Fátima, Salvaterrense-Mação, Coruchense-Cartaxo e Entroncamento AC-Torres Novas.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 21 de Dezembro de 2023)

23 Dezembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

Liga Conferência Europa – Sorteio do “Play-off” intercalar

Sturm Graz – Slovan Bratislava
Servette – Ludogorets
Union Saint-Gilloise – Eintracht Frankfurt
Betis – Dinamo Zagreb
Olympiacos – Ferencvárosi
Ajax – Bodø/Glimt
Molde – Legia Warszawa
Maccabi Haifa – Gent

Os jogos da primeira mão serão disputados a 15 de Fevereiro de 2024, estando a segunda mão agendada para 22 de Fevereiro.

18 Dezembro, 2023 at 2:17 pm Deixe um comentário

Liga Europa – Sorteio do “Play-off” intercalar

Feyenoord – Roma
AC Milan – Stade Rennais
Lens – Freiburg
Young Boys – Sporting
Benfica – Toulouse
Sp. Braga – Qarabağ
Galatasaray – Sparta Praha
Shakhtar Donetsk – O. Marseille

Os jogos da primeira mão serão disputados a 15 de Fevereiro de 2024, estando a segunda mão agendada para 22 de Fevereiro.

18 Dezembro, 2023 at 1:19 pm Deixe um comentário

Liga dos Campeões – Sorteio dos 1/8 de Final

FC Porto – Arsenal
Napoli – Barcelona
Paris Saint-Germain – Real Sociedad
Inter – At. Madrid
PSV Eindhoven – Borussia Dortmund
Lazio – Bayern München
København – Manchester City
RB Leipzig – Real Madrid

Os jogos da primeira mão serão disputados nas seguintes datas: 13, 14, 20 e 21 de Fevereiro de 2024. Por seu lado, as partidas da segunda mão estão agendadas para 5, 6, 12 e 13 de Março.

18 Dezembro, 2023 at 12:26 pm Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – 12ª Jornada

(“O Templário”, 14.12.2023)

Não tendo conseguido manter a cadência de vitórias que alcançara até à 7.ª jornada (fase em que seguia com três triunfos e três desaires), o U. Tomar, tendo acumulado, entretanto, quatro derrotas consecutivas (mesmo que três delas tenham sido pela diferença mínima, e, as duas últimas, já ao “cair do pano”), viu desnivelar-se de forma acentuada o diferencial entre vitórias (3) e derrotas (já no total de 8) – cujo nivelamento seria um objectivo de especial relevância –, caindo para o último lugar da tabela (agora isolado), e, pela primeira vez, já a quatro pontos da “linha de água”.

Faltando disputar ainda toda a segunda volta, e – em função do desempenho dos vários concorrentes até à data, e do forte equilíbrio registado nesta Série C – podendo conjecturar-se que não venham a ser necessários tantos pontos quantos inicialmente projectados para assegurar a manutenção (talvez 30/31 possam vir a bastar, em vez da “margem de segurança” estimada de 33/35 pontos), nada está “decidido”; mas, no imediato, com duas deslocações aos Açores, na viragem do ano, a tarefa não se afigura “fácil”, para quem se apresenta tão carenciado de pontos.

Destaques – Para não fugir à regra, a 12.ª jornada ficou assinalada por seis jogos com desfecho tangencial (cinco partidas com o resultado de 2-1 e o 0-1 do União); só o Peniche “deslustrou”.

Começa por destacar-se a vitória averbada pelo Benfica e Castelo Branco na Sertã, ante o rival Sertanense, por 2-1: os albicastrenses chegaram a (determinante) vantagem de dois golos num intervalo de menos de dez minutos (entre os 15 e os 24), não tendo os homens da casa conseguido dar sequência ao tento que apontaram apenas outros três minutos decorridos, que fixou o resultado. Em função deste triunfo, o B. C. Branco isolou-se no 3.º posto, um ponto acima de um quarteto, integrado justamente por: Sertanense, U. Santarém, Marinhense (com um jogo a menos) e União 1919 (este com um jogo a mais, tendo disputado já a partida da 13.ª ronda).

Em evidência esteve também o Lusitânia, indo vencer (igualmente por 2-1) a Mortágua, com a turma açoriana a isolar-se na 2.ª posição, mantendo os dois pontos de desvantagem face ao líder. Já os forasteiros, mesmo contando com o tal jogo a mais, subsistem abaixo da “linha de água”, não obstante em igualdade pontual com o 9.º classificado, Gouveia. O Lusitânia entrou praticamente a ganhar, marcando ao terceiro minuto, tendo ainda consentido o golo da igualdade, mas vindo a confirmar a vitória com um tento alcançado a fechar o primeiro tempo.

Outra equipa em realce foi, ainda, precisamente, o Fontinhas – que, à entrada para esta jornada, partilhava com o U. Tomar, a indesejada condição de “lanterna vermelha” – tendo ido ganhar a Tomar, mercê de um solitário golo, marcado a menos de cinco minutos do termo do tempo regulamentar. Depois de terem deixado fugir a vitória em Peniche, e de verem escapar-se um ponto na Sertã, os nabantinos voltam a perder um ponto mesmo no final do desafio… resultando num total de quatro pontos “desperdiçados”, que, nesta altura, fariam “toda a diferença”.

Esta derrota foi tão mais difícil de aceitar quanto o União jogou cerca de 40 minutos em superioridade numérica, entre os 43 e os 84 minutos. Até à expulsão do jogador do Fontinhas, o conjunto açoriano tinha assumido maior iniciativa, mas a expectativa, para a segunda metade, era a de que os unionistas pudessem aproveitar para se colocar em vantagem no marcador. Teriam ainda um par de oportunidades, contudo, não materializadas. E, quando algo pode correr mal, muitas vezes corre: no minuto 85, um defesa do U. Tomar viu segundo amarelo, e, de imediato, na conversão do correspondente livre, o Fontinhas, mais eficaz, marcou mesmo, selando a vitória.

Surpresa – A grande surpresa do passado fim-de-semana foi protagonizada pelo Gouveia, que foi ganhar a Peniche por categórica marca de 3-0, depois de os homens da Serra se terem colocado em vantagem logo aos cinco minutos. Os dois clubes – antes deste jogo, respectivamente no 12.º e 5.º lugares –, são, agora, 9.º e 8.º classificados, separados apenas por três pontos.

Confirmações – As equipas do Alverca “B” (somando terceira vitória sucessiva), U. Santarém e Marinhense (ambos com dois triunfos nas últimas três jornadas) confirmaram o estatuto de favoritos, ganhando – todas elas – também pela marca de 2-1, respectivamente perante o Rabo de Peixe (acumulando o oitavo desafio consecutivo sem vitória), União 1919 (que não vence já há quatro jogos) e V. Sernache (que segue num ciclo de três derrotas).

Os dois emblemas ribatejanos (Alverca e U. Santarém) chegaram a 2-0, tendo sofrido o tento adversário apenas já no final dos seus desafios. Já o grupo de Marinha Grande teve de operar reviravolta no marcador, depois de, praticamente, ter entrado a perder, averbando o tento que ditou um sofrido triunfo somente em período de compensação, mercê de um auto-golo.

Em função destes resultados, o Alverca “B” mantém o comando, com dois pontos de vantagem sobre o Lusitânia, quatro em relação ao Benfica e Castelo Branco e já cinco pontos sobre o quarteto que reparte o 4.º posto. Na parte baixa da pauta classificativa, Rabo de Peixe, V. Sernache e Fontinhas (11.º ao 13.º lugar) estão um único ponto abaixo de Gouveia (9.º) e Mortágua (10.º).

II Divisão Distrital – A Série B atingiu o termo da sua primeira volta, com a disputa da 9.ª jornada, em que se destaca o triunfo (2-1) do Entroncamento AC em Almeirim, o que, nesta altura, lhe confere a liderança isolada, com mais um ponto do que o Águias de Alpiarça (vitória por 3-0 em Pernes), e com o Espinheirense (3.º classificado) já a seis pontos. Para tal contribui decisivamente a inversão do resultado que se registara na partida (da 4.ª ronda) entre Espinheirense e Entroncamento AC, com a turma da casa a ser sancionada com derrota por 0-3.

As outras séries, apenas com seis jornadas disputadas, apresentam configuração distinta. Na Série A, o equilíbrio é nota dominante, com os dois primeiros, Glória do Ribatejo (que averbou um nulo na recepção ao Porto Alto) e Marinhais (triunfo por 2-1 em Pontével) separados por um ponto, tendo o Pontével baixado à 3.ª posição, agora a três pontos do guia.

Na Série C, o Tramagal (ganhando 4-2 em Ferreira do Zêzere, ante a equipa “B” local), contando, nesta altura, o pleno de seis triunfos (a que soma mais outras quatro vitórias na Taça do Ribatejo, em que garantiu já o apuramento para os 1/8 de final) lidera destacado, com cinco pontos de avanço sobre o Ortiga (que venceu, igualmente por 4-2, em Caxarias), seguindo-se agora o Alferrarede (no 3.º posto), a oito pontos do comandante.

Antevisão – O Campeonato de Portugal conclui, neste Domingo, a sua primeira volta, salientando-se o embate entre os dois primeiros classificados, com o Lusitânia a receber a equipa “B” do Alverca. De interesse serão também os desafios V. Sernache-U. Santarém e Gouveia-Marinhense, com as equipas teoricamente mais cotadas a serem colocadas à prova, jogando em terreno alheio. O U. Tomar desloca-se à ilha de S. Miguel, para defrontar o Rabo de Peixe.

Após uma breve pausa, de uma semana, será retomado o Distrital da I Divisão, com destaque para o Samora Correia-Fátima, Abrantes e Benfica-Torres Novas e Fazendense-Coruchense. O guia, Ferreira do Zêzere, é favorito a somar mais três pontos, recebendo o Moçarriense.

No escalão secundário teremos um “derby” entre os dois primeiros classificados da Série A, no Marinhais-Glória do Ribatejo. Realce ainda para o Riachense-Águias de Alpiarça (Série B), Tramagal-Caxarias e Ortiga-Alferrarede (Série C), com estas duas séries a chegar à sua metade.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 14 de Dezembro de 2023)

17 Dezembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

Liga Conferência Europa – 6ª Jornada – Resultados e Classificações

Grupo A
Slovan Bratislava – Olimpija Ljubljana – 1-2
Lille – KÍ Klaksvík – 3-0

1º Lille, 14; 2º Slovan Bratislava, 10; 3º Olimpija Ljubljana, 6; 4º KÍ Klaksvík, 4

Grupo B
Zorya Luhansk – Breiðablik – 4-0
Maccabi Tel-Aviv – Gent – 3-1

1º Maccabi Tel-Aviv, 15; 2º Gent, 13; 3º Zorya Luhansk, 7; 4º Breiðablik, 0

Grupo C
Viktoria Plzeň – Astana – 3-0
Dinamo Zagreb – Ballkani – 3-0

1º Viktoria Plzeň, 18; 2º Dinamo Zagreb, 9; 3º Astana, 4; 4º Ballkani, 4

Grupo D
Club Brugge – Bodø/Glimt – 3-1
Lugano – Beşiktaş – 0-2

1º Club Brugge, 16; 2º Bodø/Glimt, 10; 3º Beşiktaş, 4; 4º Lugano, 4

Grupo E
Legia Warszawa – AZ Alkmaar – 2-0
Zrinjski Mostar – Aston Villa – 1-1

1º Aston Villa, 13; 2º Legia Warszawa, 12; 3º AZ Alkmaar, 6; 4º Zrinjski Mostar, 4

Grupo F
Ferencvárosi – Fiorentina – 1-1
Genk – Čukarički – 2-0

1º Fiorentina, 12; 2º Ferencvárosi, 10; 3º Genk, 9; 4º Čukarički, 0

Grupo G
Aberdeen – Eintracht Frankfurt – 2-0
PAOK – HJK Helsinki – 4-2

1º PAOK, 16; 2º Eintracht Frankfurt, 9; 3º Aberdeen, 6; 4º HJK Helsinki, 2

Grupo H
Ludogorets – Nordsjælland – 1-0
Fenerbahçe – Spartak Trnava – 4-0

1º Fenerbahçe, 12; 2º Ludogorets, 12; 3º Nordsjælland, 10; 4º Spartak Trnava, 1

As equipas do Lille, Maccabi Tel-Aviv, Viktoria Plzeň, Club Brugge, Aston Villa, Fiorentina, PAOK e Fenerbahçe garantiram o apuramento para os 1/8 de final.

Por seu lado, Slovan Bratislava, Gent, Dinamo Zagreb, Bodø/Glimt, Legia Warszawa, Ferencvárosi, Eintracht Frankfurt e Ludogorets disputarão o play-off.

14 Dezembro, 2023 at 11:05 pm Deixe um comentário

Liga Europa – 6ª Jornada – Resultados e Classificações

Grupo A
West Ham – Freiburg – 2-0
Olympiacos – Bačka Topola – 5-2

1º West Ham, 15; 2º Freiburg, 12; 3º Olympiacos, 7; 4º Bačka Topola, 1

Grupo B
Brighton – O. Marseille – 1-0
Ajax – AEK – 3-1

1º Brighton, 13; 2º O. Marseille, 11; 3º Ajax, 5; 4º AEK, 4 

Grupo C
Aris Limassol – Sparta Praha – 1-3
Betis – Rangers – 2-3

1º Rangers, 11; 2º Sparta Praha, 10; 3º Betis, 9; 4º Aris Limassol, 4

Grupo D
Raków Czestochowa – Atalanta – 0-4
Sporting – Sturm Graz – 3-0

1º Atalanta, 14; 2º Sporting, 11; 3º Sturm Graz, 4; 4º Raków Czestochowa, 4

Grupo E
Union Saint-Gilloise – Liverpool – 2-1
LASK – Toulouse – 1-2

1º Liverpool, 12; 2º Toulouse, 11; 3º Union Saint-Gilloise, 8; 4º LASK, 3

Grupo F
Stade Rennais – Villarreal – 2-3
Panathinaikos – Maccabi Haifa – 1-2

1º Villarreal, 13; 2º Stade Rennais, 12; 3º Maccabi Haifa, 5; 4º Panathinaikos, 4

Grupo G
Slavia Praha – Servette – 4-0
Roma – Sheriff Tiraspol – 3-0

1º Slavia Praha, 15; 2º Roma, 13; 3º Servette, 5; 4º Sheriff Tiraspol, 1

Grupo H
Bayer Leverkusen – Molde – 5-1
Qarabağ – BK Häcken – 2-1

1º Bayer Leverkusen, 18; 2º Qarabağ, 10; 3º Molde, 7; 4º BK Häcken, 0

As equipas do West Ham, Brighton, Rangers, Atalanta, Liverpool, Villarreal, Slavia Praha e Bayer Leverkusen garantiram o apuramento para os 1/8 de final.

Por seu lado, o Freiburg, O. Marseille, Sparta Praha, Sporting, Toulouse, Stade Rennais, Roma e Qarabağ disputarão o play-off.

O Olympiacos, Ajax, Betis, Sturm Graz, Union Saint-Gilloise, Maccabi Haifa, Servette e Molde transitam para o play-off da Liga Conferência Europa.

14 Dezembro, 2023 at 11:01 pm Deixe um comentário

José Tolentino de Mendonça – “Prémio Pessoa” 2023

O cardeal, ensaísta e poeta, José Tolentino de Mendonça, que completa amanhã 55 anos, foi hoje distinguido com a 37.ª edição do “Prémio Pessoa“, no valor de 60 mil euros.

Nas edições anteriores do “Prémio Pessoa”, foram distinguidos:

2022 – João Luís Barreto Guimarães (cirurgião plástico e poeta)
2021 – Tiago Pitta e Cunha (jurista)
2020 – Elvira Fortunato (investigadora)
2019 – Tiago Rodrigues (actor, dramaturgo, encenador e produtor)
2018 – Miguel Bastos Araújo (geógrafo)
2017 – Manuel Aires Mateus (arquitecto)
2016 – Frederico Lourenço (escritor)
2015 – Rui Chafes (escultor)
2014 – Henrique Leitão (investigador)
2013 – Maria Manuel Mota (investigadora)
2012 – Richard Zenith (investigador, escritor e tradutor)
2011 – Eduardo Lourenço (ensaísta e filósofo)
2010 – Maria do Carmo Fonseca (cientista)
2009 – D. Manuel Clemente (bispo)
2008 – Carrilho da Graça (arquitecto)
2007 – Irene Pimentel (historiadora e investigadora)
2006 – António Câmara (professor catedrático, empresário e investigador)
2005 – Luís Miguel Cintra (actor e encenador)
2004 – Mário Cláudio (escritor)
2003 – José Gomes Canotilho (constitucionalista)
2002 – Manuel Sobrinho Simões (investigador)
2001 – João Bénard da Costa (crítico e historiador de cinema)
2000 – Emmanuel Nunes (compositor)
1999 – Manuel Alegre (poeta) e José Manuel Rodrigues (fotógrafo)
1998 – Eduardo Souto de Moura (arquitecto)
1997 – José Cardoso Pires (escritor)
1996 – João Lobo Antunes (neurocirurgião)
1995 – Vasco Graça Moura (ensaísta)
1994 – Herberto Hélder (poeta)
1993 – Fernando Gil (filósofo)
1992 – Hannah e António Damásio (neurocientistas)
1991 – Cláudio Torres (arqueólogo)
1990 – Menez (pintora)
1989 – Maria João Pires (pianista)
1988 – António Ramos Rosa (poeta)
1987 – José Mattoso (historiador)

14 Dezembro, 2023 at 1:26 pm Deixe um comentário

Liga dos Campeões – 6ª Jornada – Resultados e Classificações

Grupo A
København – Galatasaray – 1-0
Manchester United – Bayern München – 0-1

1º Bayern München, 16; 2º København, 8; 3º Galatasaray, 5; 4º Manchester United, 4

Grupo B
Lens – Sevilla – 2-1
PSV Eindhoven – Arsenal – 1-1

1º Arsenal, 13; 2º PSV Eindhoven, 9; 3º Lens, 8; 4º Sevilla, 2

Grupo C
Union Berlin – Real Madrid – 2-3
Napoli – Sp. Braga – 2-0

1º Real Madrid, 18; 2º Napoli, 10; 3º Sp. Braga, 4; 4º Union Berlin, 2

Grupo D
FC Salzburg – Benfica – 1-3
Inter – Real Sociedad – 0-0

1º Real Sociedad, 12; 2º Inter, 12; 3º Benfica, 4; 4º FC Salzburg, 4

Grupo E
Celtic – Feyenoord – 2-1
At. Madrid – Lazio – 2-0

1º At. Madrid, 14; 2º Lazio, 10; 3º Feyenoord, 6; 4º Celtic, 4

Grupo F
Newcastle – AC Milan – 1-2
Borussia Dortmund – Paris Saint-Germain – 1-1

1º Borussia Dortmund, 11; 2º Paris Saint-Germain, 8; 3º AC Milan, 8; 4º Newcastle, 5

Grupo G
RB Leipzig – Young Boys – 2-1
Crvena zvezda – Manchester City – 2-3

1º Manchester City, 18; 2º RB Leipzig, 12; 3º Young Boys, 4; 4º Crvena zvezda, 1

Grupo H
Royal Antwerp – Barcelona – 3-2
FC Porto – Shakhtar Donetsk – 5-3

1º Barcelona, 12; 2º FC Porto, 12; 3º Shakhtar Donetsk, 9; 4º Royal Antwerp, 3

As equipas do Bayern München, København, Arsenal, PSV Eindhoven, Real Madrid, Napoli, Real Sociedad, Inter, At. Madrid, Lazio, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Manchester City, RB Leipzig, Barcelona e FC Porto garantiram o apuramento para os 1/8 de final.

Transitam para a Liga Europa (play-off de apuramento para os 1/8 de final): Galatasaray, Lens, Sp. Braga, Benfica, Feyenoord, AC Milan, Young Boys e Shakhtar Donetsk.

13 Dezembro, 2023 at 10:59 pm Deixe um comentário

Older Posts


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.