O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – 9ª Jornada
12 Novembro, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

(“O Templário”, 09.11.2023)
Numa competição em que os prognósticos saem, frequentemente, gorados, recebendo um dos “lanternas-vermelhas”, o União não foi capaz de dar sequência à boa exibição da semana anterior, sofrendo segundo desaire caseiro, podendo começar a ver desnivelar-se a contagem entre vitórias (três) e derrotas (cinco), pressuposto fundamental para o seu objectivo. Mas, já com nove jornadas disputadas – e, ainda, 17 por disputar –, as diferenças continuam a ser mínimas: a um ponto da “linha de água” (9.º classificado); dois em relação ao 4.º; e, apenas três pontos face ao 3.º lugar.
Prosseguindo na senda do grande equilíbrio por que se tem pautado esta Série C do Campeonato de Portugal, temos, de entre o total de 14 clubes concorrentes, nada menos de 11 (!) que contam três vitórias averbadas na prova, até à data. A “destoar”, só um absolutamente inesperado líder, União 1919, já com cinco triunfos (quatro dos quais, consecutivamente, nas últimas rondas), para além, por outro lado, dos dois últimos classificados: Mortágua, que somou os três pontos apenas pela segunda vez; e o Gouveia, que conta uma única vitória, por curiosidade, frente ao U. Tomar…
Noutra perspectiva, os nabantinos ganharam os jogos realizados ante os emblemas que ocupam, nesta altura, o 3.º e 5.º posto (respectivamente, V. Sernache e B. C. Branco), assim como ao agora 9.º classificado (Marinhense). Mas, como se vai entendendo, as posições na pauta classificativa pouco significam, para já, sendo muito mais importante a pontuação que se vai somando.
Destaques – Tendo sido realizados seis jogos nesta 9.ª ronda (dado o adiamento do Lusitânia-Peniche), registaram-se três igualdades, enquanto os outros três desafios foram decididos pela margem mínima. Ainda assim, o destaque vai, de novo, para o União 1919, que se impôs por 2-1 ante o Benfica e Castelo Branco, com o tento decisivo a ser apontado a dois minutos do termo do tempo regulamentar. Desde a 4.ª jornada que não tínhamos um guia com dois pontos de vantagem.
Outra nota de realce vai para o Mortágua, que, mostrando muito mais do que a classificação que ocupa poderia fazer supor, dominou, praticamente desde início, o encontro em Tomar. Tal como sucedera na partida com o Marinhense, os unionistas tiveram uma má entrada, sem conseguir “pegar no jogo”, perante a iniciativa contrária, com a formação forasteira sempre mais dinâmica. Marcando cedo, ainda antes dos dez minutos, o que viria a ser o único tento, os visitantes estiveram mais perto de poder ampliar a vantagem do que o União de chegar ao empate.
Deverá, ainda, atentar-se que, antes da (invulgar) “débacle” sofrida nos derradeiros minutos, o Mortágua tinha chegado já ao final do tempo regulamentar a ganhar por 3-1 na Sertã, tendo, no feriado de 1 de Novembro, imposto um nulo ao então líder, Alverca “B”.
Num confronto entre os dois clubes que, em anos recentes, militaram em escalão superior (“Liga 3”), uma equipa do Fontinhas, com um desempenho algo irregular neste primeiro terço do campeonato, derrotou um dos candidatos à subida de divisão, U. Santarém (que sofreu segundo desaire sucessivo), por 3-2. Numa partida renhida, os açorianos estiveram sempre em vantagem, pese embora os escalabitanos ainda tenham conseguido restabelecer a igualdade por duas vezes.
Surpresa – Para além da imprevista derrota dos tomarenses, foi também, de alguma forma, surpreendente o desfecho do embate entre o V. Sernache (3.º classificado) e o Gouveia (último), que saldou numa igualdade a uma bola, com a particularidade de os dois golos terem sido apontados nos dez minutos iniciais: a equipa da Serra marcou ao segundo minuto; os donos da casa empataram logo de seguida.
Confirmações – Nas restantes duas partidas partidas, envolvendo formações com aspirações a lugares na parte superior da tabela, registaram-se outros tantos expectáveis empates: 1-1 no Rabo de Peixe-Marinhense (terceira igualdade consecutiva do conjunto açoriano), também com a singularidade de os dois golos terem sido obtidos num curto espaço de quatro minutos, entre os 27 e os 31; e 0-0 no Sertanense-Alverca “B”, na quarta vez (em cinco jogos dos ribatejanos em terreno alheio) em que o nulo subsistiu até final.
I Divisão Distrital – Numa jornada (também a 9.ª) em que os emblemas teoricamente favoritos se impuseram, portanto, sem especiais surpresas a assinalar, a principal nota de destaque vai para a série, já de sete vitórias consecutivas, que o líder, Fátima, leva em curso, tendo ido ganhar, a um reduto bastante difícil, ao Torres Novas, por tangencial 1-0, com um tento de um dos líderes da tabela de melhores marcadores da prova, Cristiano Aniceto.
O Ferreira do Zêzere reagiu da melhor forma ao desaire sofrido, no feriado, nas Fazendas de Almeirim, indo vencer a Amiais de Baixo por 3-1, confirmando que o Amiense está, esta época, muito distante do nível que atingiu no campeonato anterior, para já em modesta 13.ª posição.
O Samora Correia obteve também um notável triunfo, em Salvaterra de Magos, por 2-1, com o golo decisivo a ser apontado, na conversão de uma grande penalidade, já em período de compensação, numa tarde em que os samorenses terminaram o desafio reduzidos a oito elementos (tendo chegado ao tento da vitória quando jogavam já com dois homens a menos)!
O Abrantes e Benfica, vencedor em Mação, por 1-0, completa (a par dos ferreirenses e da turma de Samora) o trio de perseguidores do comandante, todos apenas a dois pontos, num campeonato que parece apresentar-se bastante desnivelado, especialmente entre as seis / oito equipas da frente e as cinco da cauda da tabela.
Depois de ter perdido em Fátima por claro 3-0, o Coruchense aplicou a mesma marca frente ao Cartaxo; enquanto o Alcanenense obteve também importante vitória (2-1) na Moçarria, marcando igualmente o golo determinante em tempo de compensação. O Fazendense não teve dificuldades para bater, em terreno alheio, o Vasco da Gama, por 3-1.
Assinala-se, por fim, o inusitado “placard” (4-4) verificado no At. Ouriense-Forense, depois de os visitantes terem chegado a dispor de vantagem de 3-0, e de 4-1, a vinte minutos do termo.
II Divisão Distrital – U. Atalaiense (mesmo não tendo ido além do empate a um golo nos Riachos) e Tramagal (ganhando 2-0 na Ortiga, sendo o único clube só com vitórias) são, para já, as duas equipas a salientar, liderando as respectivas séries.
O Entroncamento AC, depois de um arranque deveras afirmativo (com duas goleadas por “chapa” 9), foi derrotado por categórico 3-0 pelo Espinheirense, com quem reparte a 2.ª posição, a três pontos da U. Atalaiense. Muito surpreendente foi a goleada (6-1) do At. Pernes ao U. Almeirim.
Na série mais a Sul tudo está ainda muito embrulhado, após as três rondas iniciais: Pontével e Glória do Ribatejo somam seis pontos; Marinhais (vencendo por 3-0 no “derby” com o Porto Alto) e Benavente, ambos com cinco; e Porto Alto e Paço dos Negros, com quatro pontos.
Antevisão – Na 10.ª jornada do Campeonato de Portugal as atenções estarão focadas, principalmente, no U. Santarém-Rabo de Peixe, B. C. Branco-V. Sernache e Marinhense-Lusitânia, enquanto o U. Tomar terá uma difícil deslocação a Alverca.
Na I Divisão Distrital, realce para os seguintes encontros: Fátima-Amiense, Fazendense-Mação e Alcanenense-Coruchense. No escalão secundário, destaque para o Glória do Ribatejo-Benavente, U. Atalaiense-Espinheirense, Entroncamento AC-Águias Alpiarça e Tramagal-Pego.
(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 9 de Novembro de 2023)
Entry filed under: Tomar.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed