Liga dos Campeões – 1ª Jornada – Benfica – FC Salzburg
20 Setembro, 2023 at 9:57 pm Deixe um comentário
Benfica – Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü (72m – Francisco “Chiquinho” Machado), João Neves, Ángel Di María (72m – David Neres), Rafael “Rafa” Silva (84m – Tiago Gouveia), João Mário (16m – Felipe Silva “Morato”) e Petar Musa (84m – Casper Tengstedt)
FC Salzburg – Alexander Schlager, Amar Dedić, Strahinja Pavlović (89m – Kamil Piątkowski), Samson Baidoo (71m – Oumar Solet), Aleksa Terzić, Mads Bidstrup, Lucas Gourna-Douath, Maurits Kjærgaard, Roko Šimić (71m – Petar Ratkov), Karim Konaté (59m – Sékou Koïta) e Oscar Gloukh (71m – Luka Sučić)
0-1 – Roko Šimić (pen.) – 15m
0-2 – Oscar Gloukh – 51m
Cartões amarelos – Anatoliy Trubin (2m), Rafael “Rafa” Silva (54m) e Nicolás Otamendi (69m); Lucas Gourna-Douath (21m), Samson Baidoo (58m), Roko Šimić (67m) e Sékou Koïta (90m)
Cartão vermelho – António Silva (13m)
Árbitro – Halil Umut Meler (Turquia)
O quarto de hora inicial deste desafio de estreia na Liga dos Campeões da presente temporada só não foi o exemplo acabado da “Lei de Murphy” porque o FC Salzburg desperdiçou, logo ao terceiro minuto, uma grande penalidade. De resto, um desastre completo para a equipa do Benfica.
Depois da conturbada saída de Odysseas Vlachodimos – que actuara em 57 dos últimos 61 desafios europeus do clube, disputados nas temporadas de 2018-19 a 2022-23 –, o Benfica fazia alinhar na baliza o jovem (22 anos) ucraniano Anatoliy Trubin, que acabara de fazer o seu primeiro jogo na equipa, quatro dias antes, em Vizela.
Coincidência ou não, na primeira intervenção que teve, logo aos dois minutos, numa saída precipitada da baliza, em vez de socar na bola, socou… o adversário, sendo o Benfica sancionado com a consequente grande penalidade, que Konaté, também desconcentrado, falhou clamorosamente, rematando muito por alto.
O conjunto austríaco apresentava um “onze” com uma média de idade muito jovem, que abordou este desafio com uma atitude atrevida, surpreendendo o adversário, em teoria favorito, e a jogar em casa, e que, naturalmente, pretendia também assumir a iniciativa do jogo e as investidas ao meio-campo contrário.
Tal proporcionou uma fase inicial bastante aberta, com João Mário, ainda cedo, a rematar ao poste, não tendo Musa conseguido fazer a recarga com a direcção certa, esbarrando num adversário.
O que se seguiu foi o culminar da tal “Lei de Murphy”: um atraso deficiente e desconexo de Bah, com Trubin, outra vez, desfocado do lance, Otamendi, com dificuldade, a evitar o golo, mas a bola, a fazer um “balão” e, na trajectória descendente, a embater na trave, com António Silva, posicionado sobre a linha de baliza, surpreendido com tal trajectória, instintivamente a afastar a bola com a mão, numa fracção de segundo irreflectida: aos 13 minutos, segunda grande penalidade contra o Benfica, e o defesa central expulso!
Desta feita a conversão seria confiada a Šimić, que não desperdiçou, colocando a sua equipa em vantagem. O Benfica, reduzido a dez, e a perder, tinha uma missão árdua pela frente.
O grupo reagiu bem, de forma solidária, conseguindo assentar o jogo, repor a calma possível e necessária, e, gradualmente, começando a empurrar a formação austríaca para a sua zona defensiva, obrigando o guardião Schlager a um par de boas intervenções.
Porém, todos os esforços seriam debalde perante nova descoordenação, logo no recomeço, com Morato e Aursnes a não acertarem as marcações, proporcionando a Gloukh ampliar a contagem para 2-0.
Ainda com cerca de 40 minutos para jogar, logo se perceberia que o desfecho da partida não se alteraria, agora com a equipa benfiquista animicamente derrotada.
Num balanço final, este terá sido um jogo atípico, em que o Benfica pagou caro as falhas “infantis” que cometeu, numa competição, de grande exigência, que requer rigor e concentração ao mais alto nível. Importa reagir de pronto.
Entry filed under: Desporto. Tags: Benfica, Ficha, Futebol, Liga Campeões.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed