Archive for Agosto, 2023

Liga dos Campeões – 2023-24 – Sorteio da Fase de Grupos

Grupo A         Grupo B         Grupo C         Grupo D
Bayern München  Sevilla         Napoli          Benfica
Man. United     Arsenal         Real Madrid     Inter     
København       PSV Eindhoven   Sp. Braga       Salzburg
Galatasaray     Lens            Union Berlin    Real Sociedad

Grupo E         Grupo F         Grupo G         Grupo H
Feyenoord       P. St.-Germain  Man. City       Barcelona
At. Madrid      B. Dortmund     RB Leipzig      FC Porto
Lazio           AC Milan        Crvena zvezda   Sh. Donetsk
Celtic          Newcastle       Young Boys      Royal Antwerp

A primeira jornada está agendada para os próximos dias 19 e 20 de Setembro, estando previsto para 12 e 13 de Dezembro o termo desta fase de Grupos.

A Final da Liga dos Campeões desta temporada é prevista disputar-se no “Wembley Stadium”, em Londres, Inglaterra, a 1 de Junho de 2024.

AC Milan, At. Madrid, Barcelona, Bayern München, Benfica, Borussia Dortmund, Celtic, FC Porto, FC Salzburg, Inter, København, Manchester City, Napoli, Paris Saint-Germain, RB Leipzig, Real Madrid, Sevilla e Shakhtar Donetsk são os 18 clubes que repetem a participação na fase de Grupos da Liga dos Campeões da época passada.

31 Agosto, 2023 at 5:51 pm Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – 1ª Jornada

(“O Templário”, 24.08.2023)

A ronda inaugural do Campeonato de Portugal pautou-se, no que à série C diz respeito, por uma forte toada de equilíbrio, tendo-se registado igualdades em metade dos desafios disputados, para além de dois desfechos tangenciais, um deles especialmente renhido, com um 4-3 no “placard” final, naquele que, à partida, seria já considerado como “jogo grande” da jornada.

Destaques – A primeira nota de realce vai para o desfecho do “clássico” açoriano, com o Fontinhas, clube recém-despromovido da Liga 3 – e, que, nessa condição, será considerado um dos candidatos aos lugares de topo deste campeonato (do qual, aliás, foi finalista há duas épocas) – a ser, algo surpreendentemente, derrotado em casa pela turma de Rabo de Peixe, por 2-0.

Mais adiante se poderá aquilatar melhor sobre o significado deste resultado, se o mesmo traduzirá apenas um percalço dos visitados, no âmbito de um embate sempre aberto, entre dois rivais açorianos, ou se terá de vir a considerar-se o grupo de Rabo de Peixe (que, na época precedente, fora já 4.º classificado, na sua série) como contendor com maiores ambições.

No outro jogo que suscitava maior interesse, em partida bastante animada, o Marinhense bateu o Benfica e Castelo Branco por estreita vantagem de 4-3; depois de a turma da Marinha Grande ter chegado ao intervalo em vantagem por 2-1, seriam ainda marcados, na segunda metade, mais dois golos por parte de cada uma das formações.

Surpresa – À parte o resultado do encontro entre os dois clubes dos Açores, a grande surpresa desta 1.ª jornada foi o empate (2-2) cedido pelo U. Santarém, na recepção ao Gouveia. E a surpresa poderia ter sido ainda maior, atendendo a que os forasteiros haviam chegado ao intervalo com vantagem de dois golos, não tendo os escalabitanos conseguido melhor do que recuperar tal diferencial, resgatando um ponto.

Confirmações – Numa fase ainda tão prematura da competição, em que se afigura bastante difícil poder dispor já de uma percepção sobre a real valia de cada um dos concorrentes, os restantes três encontros tiveram desfechos que se poderão considerar dentro das expectativas.

Para além do triunfo do Sertanense ante o Peniche, mercê de um solitário tento (apontado pouco depois da meia hora de jogo), nos outros dois jogos registaram-se outras tantas igualdades: 1-1 no Mortágua-V. Sernache (sendo que foram os visitantes a inaugurar o marcador, tendo chegado ao intervalo em vantagem); não tendo sido desfeito o nulo no confronto entre a equipa “B” do Alverca e o União 1919.

Como indicado na passada semana, o último jogo desta ronda, que deveria ter sido a estreia do União de Tomar neste escalão, recebendo o Lusitânia, foi adiado, para dia 15 de Outubro, devido ao facto de a equipa açoriana não ter tido a possibilidade de fazer a deslocação ao continente.

Por ora, na tabela classificativa, temos o Rabo de Peixe na liderança, somando três pontos, a par do Marinhense e do Sertanense. Segue-se um pelotão de seis clubes, todos com um ponto. Ou seja, do total de 14 equipas participantes, nove começaram já a pontuar, podendo este número vir a ser ainda ampliado até onze, em caso de eventual empate no desafio que ficou por disputar.

Anota-se, relativamente aos cinco recém-promovidos dos Distritais, que entraram já em acção, as igualdades averbadas em reduto alheio por parte de Gouveia, União 1919 e V. Sernache, tendo o Alverca “B” empatado também, mas, em casa; o único derrotado foi, pois, o Peniche.

É de recordar ainda que, dos 14 clubes que compõem cada uma das quatro séries, apenas os dois primeiros classificados se qualificam para a fase final, de promoção e apuramento de Campeão (a disputar em duas séries de quatro equipas cada), sendo que os cinco últimos de cada série serão automaticamente despromovidos aos regionais.

Antevisão – A 2.ª jornada, agendada para o fim-de-semana, marcará, enfim, a estreia absoluta do União de Tomar neste campeonato nacional, viajando até Coimbra, para um “reencontro” com o sucessor de um emblema “velho conhecido”.

Com efeito, o União 1919 sucedeu ao original União de Coimbra, adversário que os tomarenses haviam defrontado, na cidade do Mondego, em oito ocasiões (a última delas, no Nacional da III Divisão, na época de 1998-99), ali tendo vencido por duas vezes, empatando noutros dois jogos.

De entre os restantes seis jogos da ronda destaca-se outro embate entre clubes dos Açores, desta feita com o Lusitânia a receber o Fontinhas, assim como a partida que coloca frente a frente dois putativos candidatos, em Castelo Branco, com o Benfica local a ser visitado pelo U. Santarém.

Também nos Açores, o Rabo de Peixe defronta o Sertanense, num jogo entre dois dos clubes vitoriosos na jornada inicial. O outro vencedor, Marinhense, desloca-se a Peniche, num embate entre os dois representantes do Distrito de Leiria nesta competição.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 24 de Agosto de 2023)

27 Agosto, 2023 at 11:00 am Deixe um comentário

O Pulsar do Campeonato – Campeonato de Portugal – Apresentação dos clubes da Série C

(“O Templário”, 17.08.2023)

22 anos depois o União de Tomar está de regresso aos campeonatos nacionais, fazendo a sua estreia absoluta no “Campeonato de Portugal”, presentemente o 4.º escalão do futebol português.

Após seis participações no campeonato nacional da I Divisão (entre 1968 e 1976), 13 presenças na II Divisão Nacional (a última delas em 1983-84) – a que acrescem outras três épocas na então denominada “II Divisão B” (1990-91 a 1992-93) – e 19 temporadas na III Divisão (de que se despedira em 2001-02), esta será a 42.ª vez que o União disputa um campeonato nacional.

A prova que este fim-de-semana se inicia tem tido, nos últimos anos, formatos de disputa bastante diversos, a nível do número de séries e de clubes. Com efeito, tendo o antigo campeonato da III Divisão tido a sua derradeira temporada em 2012-13, viria a ser introduzido, na época seguinte, de 2013-14, o designado “Campeonato Nacional de Seniores”, o qual, todavia, teve efémera duração, apenas tendo sido realizadas duas edições. A partir de 2015-16 a prova passou a ter a actual denominação, de Campeonato de Portugal, pelo que esta será a sua nona edição.

A competição será disputada, nesta temporada, por um total de 56 clubes, repartidos, com base em critérios geográficos, em quatro séries de 14 equipas cada, estando o U. Tomar integrado na Série C, a par de representantes de sete Associações Distritais, para além da Região dos Açores:

  • Açores (3) – Fontinhas (Praia da Vitória – ilha Terceira); Rabo de Peixe (Ribeira Grande – ilha de S. Miguel); e Lusitânia (Angra do Heroísmo – ilha Terceira)
  • Castelo Branco (3) – Benfica e Castelo Branco; Sertanense; e V. Sernache
  • Leiria (2) – Marinhense; e Peniche
  • Coimbra (1) – União 1919
  • Guarda (1) – Gouveia
  • Lisboa (1) – Alverca “B”
  • Santarém (1) – Santarém
  • Viseu (1) – Mortágua.

Apresenta-se, de seguida, resumo da evolução do desempenho dos 14 clubes esta época concorrentes da Série C, ao longo das últimas dez temporadas:


(clicar na imagem para ampliar)

Começa por assinalar-se que só dois dos clubes atingiram – no decurso do período de uma década considerado – presença em escalão superior, no caso a “Liga 3”: o Fontinhas (recém-despromovido na época finda) e o U. Santarém (que disputara tal prova há duas temporadas).

Em relação aos 14 clubes desta série poderá traçar-se uma primeira grande linha delimitadora: metade deles (U. Tomar, Gouveia, Lusitânia, Peniche, União 1919, V. Sernache e Alverca “B”) acabaram de ser promovidos dos campeonatos distritais, tendo experiência limitada neste escalão – sendo que U. Tomar e a “repescada” equipa “B” do Alverca serão os únicos estreantes.

Não obstante, assinalam-se alguns casos de clubes já com várias despromoções, com destaque para o Gouveia e Peniche, que, até agora, nunca conseguiram manter-se nesta divisão, com três descidas em outras tantas participações no Campeonato de Portugal (registando o V. Sernache duas despromoções nas suas quatro últimas presenças).

Por seu lado, anota-se ainda que alguns outros clubes (por curiosidade, o U. Santarém e o Fontinhas, para além, igualmente, do V. Sernache) haviam beneficiado da isenção de despromoções, devido à suspensão dos campeonatos, pela pandemia, na época de 2019-20.

Os outros sete clubes – dos quais apenas seis transitam do campeonato da época passada (U. Santarém, Marinhense, Rabo de Peixe, B. C. Branco, Mortágua e Sertanense) – registam, claramente, bastante maior experiência a este nível, sendo que, cinco deles, vão, pelo menos, para a 5.ª época consecutiva em campeonatos nacionais (4.ª temporada, no caso do Rabo de Peixe).

De facto, apenas o Mortágua apresentara alguma menor consistência, com duas descidas nas suas três participações mais recentes. Dos recém-promovidos, e à parte o caso do V. Sernache (já com seis presenças nesta divisão), só o Lusitânia conseguira manter-se na estreia (em 2016-17).

As equipas do Benfica e Castelo Branco e do Sertanense são as únicas duas “totalistas”, com presenças neste campeonato em todas as dez últimas temporadas, sendo que os albicastrenses, evidenciando grande regularidade, praticamente sempre têm ocupado lugares do topo da tabela.

Anota-se, por fim, a curiosidade de alguns dos clubes terem chegado a militar – não há muitos anos, portanto – em divisões secundárias dos respectivos campeonatos distritais, como foram os casos de Fontinhas, U. Santarém, Marinhense, União 1919 e Alverca “B”.

Isto dito, parecem perfilar-se como candidatos a disputar a fase final, de subida, Fontinhas, U. Santarém, Marinhense e B. C. Branco, pelo que se antecipa que será bem renhida a disputa para procurar escapar aos cinco últimos lugares da tabela, que ditarão a despromoção aos Distritais.

Com base no histórico recente, estima-se que, para tal, possam vir a ser necessários, no máximo, 35 ou 36 pontos, que poderão ser atingidos, respectivamente, mediante cenários do tipo: (i) 9 vitórias, 8 empates e 9 derrotas; e (ii) 10 vitórias, 6 empates e 10 derrotas – do que parece decorrer, como “barómetro”, a importância de, pelo menos, nivelar o número total de vitórias e de derrotas.

Na ronda inaugural, tendo o União de Tomar visto o seu jogo frente ao Lusitânia adiado para 15 de Outubro (dado a turma açoriana ter alegado impossibilidade de deslocação, por falta de voo!), destacam-se os embates que se afiguram de maior interesse: o “clássico” regional dos Açores, entre Fontinhas e Rabo de Peixe; e o Marinhense-B. C. Branco, duas equipas com aspirações.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 17 de Agosto de 2023)

19 Agosto, 2023 at 10:00 am Deixe um comentário


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2023
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.