Portugueses Esquecidos
8 Setembro, 2008 at 8:58 am Deixe um comentário
Está quase a sair no Círculo de Leitores o livro “PORTUGUESES ESQUECIDOS” do jornalista e historiador Joaquim Fernandes, um dicionário de portugueses ilustres que mereciam, pela sua obra, ser mais conhecidos. Eis, em pré-publicação, o meu prefácio a esse livro (na imagem, Teodoro de Almeida, que se pode considerar o primeiro físico experimental português e também o primeiro divulgador da ciência entre nós):
A identidade nacional faz-se a partir da memória, mas a memória portuguesa é estranhamente selectiva. O historiador Joaquim Fernandes, neste seu Dicionário bem documentado sobre os “portugueses esquecidos”, vem lembrar-nos muitos nomes que, apesar de o merecerem, não têm conseguido passar no crivo da nossa memória colectiva.
As razões serão as mais variadas. Mas talvez a mais comum seja o facto de grande parte desses notáveis se terem ausentado do seu país natal (ou permanecido ausentes do país natal de seus pais). Muitos deles perseguidos na sua própria terra foram para longe e ficaram longe na nossa memória. Outros ficaram por cá, desafiando condições difíceis, mas foi como se tivessem ido para longe. Também foram injustamente ignorados.
(Carlos Fiolhais, De Rerum Natura)
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed