Archive for 6 Setembro, 2008
Malta – Portugal (Mundial 2010 – Qualif.)
Teve hoje início a Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2010, cuja Fase Final será disputada na África do Sul.
No Grupo A da Zona Europeia, Portugal venceu em Malta por 4-0, com as restantes equipas do Grupo a empatarem a zero: a Suécia na Albânia, e a Dinamarca na Hungria.
Numa boa estreia, com uma exibição segura, a equipa portuguesa beneficiou de um auto-golo para se colocar em vantagem, a meio da primeira parte. No segundo tempo, o marcador seria progressiva e naturalmente ampliado, até atingir a goleada.
Nesta jornada inaugural, destaque maior para a surpreendente vitória da Lituânia (selecção treinada pelo português José Couceiro) na Roménia, por 3-0; a Alemanha obteve o triunfo mais concludente, com 6-0 no Liechtenstein; a Áustria derrotou a França por 3-1; a Itália teve bastantes dificuldades para ganhar em Chipre por 2-1; a Escócia perdeu na Macedónia por 1-0; a Bulgária empatou 2-2 no Montenegro; por fim, no regresso à competição, a recente Campeã da Europa, Espanha, venceu tangencialmente (1-0) a selecção da Bósnia-Herzegovina.
Malta – Justin Haber, Roderick Briffa, Brian Said, Luke Dimech, Shaun Bajada, Kevin Sammut, Jamie Pace, Gilbert Agius (80m – Ryan Fenech), Ivan Woods (59m – George Mallia), Michael Mifsud e Terrence Scerri (70m – Etienne Barbara)
Portugal – Quim, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Antunes, Raul Meireles, Carlos Martins (63m – Maniche), Deco, Nani, Simão Sabrosa (75m – João Moutinho) e Hugo Almeida (67m – Nuno Gomes)
0-1 – Said (p.b.) – 25m
0-2 – Hugo Almeida – 61m
0-3 – Simão Sabrosa – 71m
0-4 – Nani – 79m
Cartões amarelos – Nada a assinalar
Árbitro – Bernie Raymond Blom (Holanda)
Jogos Olímpicos e Paralímpicos
No dia em que tem lugar a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos em Pequim, regresso ainda aos Jogos Olímpicos, a pretexto de um trabalho de Paulo Querido, de análise das capas dos jornais portugueses durante os Jogos Olímpicos, em que se conclui sobre a austeridade dos jornais desportivos, largamente suplantados pelos ditos generalistas, quer a nível de capas dedicadas, como de manchetes.



