«Road to nowhere»

7 Novembro, 2011 at 3:21 pm Deixe um comentário

«Estamos numa estrada para lugar nenhum. Que termina já ali, depois daquela curva. Olhar para a Grécia é ver Portugal dentro de seis meses. Como olhar para Itália é ver França já a seguir. O contágio não pára porque não só não estamos, enquanto zona euro e União Europeia, preparados para lidar com uma crise de confiança, como andámos este último ano e meio a fazer de conta que o problema era o comportamento irresponsável dos países do Sul e dos seus governos.

A austeridade – como disciplinadora moral dos preguiçosos do Sul – nunca foi uma solução. O facto de isto já não ser uma questão de opinião (basta olhar para a evolução recente de toda a economia europeia), deverá fazer pouco para demover quem tem uma visão do mundo baseada no preconceito. Os cortes radicais na despesa provocam uma recessão que implica ainda menor capacidade de pagar a dívida? É cortar mais. Sem castigo, não há redenção.

Uma efectiva reformulação dos tratados europeus, aprofundando a integração económica e concedendo ao BCE um papel efectivo de banco central, seria sempre algo difícil de fazer. Num contexto de crise, cuja natureza sistémica é negada por alguns dos principais países, a tarefa aproxima-se do impossível. Acresce que, enquanto não começamos a trabalhar no que importa, vamos assistindo a sucessivos ataques às instituições democraticamente eleitas nestes países como se fosse normal. Sensato, até. Itália pode bem vir a ser o acelerador de uma reacção em cadeia que leve ao desaparecimento da União Europeia. Quando quisermos inverter o rumo, e vamos querer, é esperar que não seja tarde de mais.

(Diogo Serras, no Jugular)

Entry filed under: Economia e Gestão, Internacional, Sociedade.

Rettet die Würde der Demokratie («Resgatar a dignidade da democracia») «The emergence of the Frankfurt Group has turned back the democratic clock»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: