Portugal – Noruega (Euro-2012 – Qualif.)

4 Junho, 2011 at 10:19 pm Deixe um comentário

Portugal Portugal – Eduardo, João Pereira (73m – Sílvio), Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, Raul Meireles, Cristiano Ronaldo, Carlos Martins (69m – Ruben Micael), João Moutinho, Nani (86m – Silvestre Varela) e Hélder Postiga

Noruega Noruega – Rune Jarstein, Tom Hogli, Brede Hangeland, Vadim Devidov, John Arne Riise, Bjorn Helge Riise, Henning Hauger, Christian Grindheim (83m – Markus Henriksen), Erik Huseklepp (75m – Daniel Braaten), Morten Gamst Pedersen e John Carew (60m – Mohammed Abdellaoue)

1-0 – Hélder Postiga – 53m

Cartão amarelo – Não houve

Árbitro – Cüneyt Çakır (Turquia)

Ainda em processo de recuperação do péssimo arranque nesta campanha de qualificação para o EURO 2012, Portugal enfrentava o líder do grupo, com a responsabilidade de triunfar, para se reposicionar na disputa do primeiro lugar.

Assim, desde início, a equipa portuguesa assumiu as “despesas do jogo”, procurando a iniciativa atacante; contudo, cedo perceberia que a equipa norueguesa, povoando muito o seu meio-campo e zona defensiva, iria constituir um duro obstáculo.

Paralelamente, ensaiando rápidos contra-ataques, a Noruega procurava enervar a equipa portuguesa, cujos níveis de ansiedade iam aumentando gradualmente, à medida que o relógio avançava, sem que o golo surgisse.

E, com 23 minutos decorridos, seria mesmo a Noruega a ameaçar a baliza portuguesa, com Morten Gamst Pedersen a desperdiçar uma excelente oportunidade de golo.

Não conseguindo colocar velocidade no seu jogo, para além de um livre – convertido por Cristiano Ronaldo com um remate potente, obrigando a intervenção apertada do guardião norueguês –, apenas aos 40 minutos, também por Ronaldo, de cabeça, a equipa portuguesa colocou a defesa norueguesa em apuros.

No reinício, depois do intervalo, a equipa portuguesa surgiu mais determinada, desde logo com um bom remate de Hélder Postiga, a obrigar o guarda-redes da Noruega a mostrar-se atento. E, quase de imediato, Nani, com um forte pontapé, de fora da área, a sair ligeiramente por cima da baliza.

Com uma vantagem de 9 cantos a 0, começava a adivinhar-se o golo… que surgiria mesmo, culminando uma excelente jogada, por intermédio de Hélder Postiga, bem assistido por Nani.

Não “tirando o pé do acelerador”, 5 minutos mais tarde, mais um bom remate, de Carlos Martins, obrigaria à correspondente estirada do guarda-redes da Noruega, a evitar novo golo. O mesmo Carlos Martins reincidiria pouco depois, embora a maior distância, sem a força necessária.

Na fase complementar, o jogo diminuiria de intensidade, com a Noruega a não abdicar do seu sistema táctico, limitando-se a procurar lances propícios ao contra-ataque e com a equipa portuguesa a arriscar menos.

Só aos 82 minutos, num lance em que Nani pareceu ser ceifado em falta em plena grande área, a bola ressaltou para Ronaldo, que, contudo, falho de inspiração, se embrulhou, não rematando de primeira como se impunha na ocasião, perdendo a oportunidade mais soberana para ampliar a vantagem.

Já mesmo em cima da hora para terminar, a Noruega beneficiaria do seu primeiro canto (contra 13 de Portugal…), e, logo depois, de um livre, em que procurou o lançamento em profundidade para a área… antes de Cristiano Ronaldo, com um remate cruzado, criar perigo pela última vez.

Num jogo de “fim de estação”, sem grandes primores exibicionais, com alguma dificuldade, mas também, em paralelo, alguma tranquilidade, Portugal garantia uma importante vitória, relançando-se nesta fase de apuramento, assumindo, em igualdade pontual com a Dinamarca e Noruega, a liderança do Grupo – quando faltam disputar apenas 3 jogos a cada uma destas selecções.

GRUPO H                Jg   V   E   D     G     Pt
1º Portugal             5   3   1   1   11- 7   10
2º Dinamarca            5   3   1   1    7- 4   10
3º Noruega              5   3   1   1    6- 4   10
4º Chipre               4   -   2   2    5- 8    2
5º Islândia             5   -   1   4    2- 8    1

6ª jornada
04.06.11 – Islândia – Dinamarca – 0-2
04.06.11 – Portugal – Noruega – 1-0

5ª jornada
26.03.11 – Chipre – Islândia – 0-0
26.03.11 – Noruega – Dinamarca – 1-1

4ª jornada
12.10.10 – Dinamarca – Chipre – 2-0
12.10.10 – Islândia – Portugal – 1-3

3ª jornada
08.10.10 – Chipre – Noruega – 1-2
08.10.10 – Portugal – Dinamarca – 3-1

2ª jornada
07.09.10 – Dinamarca – Islândia – 1-0
07.09.10 – Noruega – Portugal – 1-0

1ª jornada
03.09.10 – Islândia – Noruega – 1-2
03.09.10 – Portugal – Chipre – 4-4

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

Re-Engineering Journalism – 20 visions from the 2011 John S. Knight Fellows Sondagens às 20h00

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2011
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: