Portugal – Dinamarca (Euro-2012 – Qualif.)

8 Outubro, 2010 at 9:37 pm Deixe um comentário

Portugal Portugal – Eduardo, João Pereira, Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Raul Meireles, Cristiano Ronaldo, Carlos Martins (75m – Tiago), João Moutinho, Nani (88m – Varela) e Hugo Almeida (69m – Hélder Postiga)

Dinamarca Dinamarca – Thomas Sørensen (32m – Anders Lindegaard), Lars Jacobsen, Simon Kjaer, Per Krøldrup, Christian Poulsen, Michael Silberbauer, Daniel Jensen (58m – Christian Eriksen), William Kvist (72m – Peter Løvenkrands), Martin Vingaard, Nicklas Pedersen e Dennis Rommedahl

1-0 – Nani – 29m
2-0 – Nani – 31m
2-1 – Ricardo Carvalho (p.b.) – 79m
3-1 – Cristiano Ronaldo – 85m

Cartão amarelo – Michael Silberbauer (3m)

Árbitro – Eric Braamhaar (Holanda)

Sem margem para errar, obrigado a vencer, Portugal tinha hoje a possibilidade de um recomeço, nesta fase de qualificação para o EURO 2012, coincidindo com a estreia de Paulo Bento como seleccionador nacional, depois de a equipa ter estado como que órfã nos dois jogos iniciais.

Perante uma equipa da Dinamarca que adoptou, desde início, uma toada de expectativa, a selecção portuguesa começaria por denotar algumas dificuldades em transpor a organização defensiva contrária, destacando-se as iniciativas que originaram dois cantos consecutivos, aos 6 e 7 minutos. E, à medida que os minutos iam decorrendo, parecia complicar-se o caminho para a baliza dinamarquesa.

Até que, em dois minutos – com uma rara eficácia, aproveitando na perfeição falhas do meio-campo dinamarquês, com duas comprometedoras perdas de bola -, Nani conseguiria encontrar a chave, marcando dois golos que tornaram simples o que se antevia complexo, proporcionando a tão necessária tranquilidade à equipa de Portugal.

Ainda antes do intervalo, Cristiano Ronaldo teria um belo remate, com o guarda-redes Lindegaard (que havia substituído o lesionado Sørensen) a corresponder da melhor forma, com uma excelente defesa.

O mesmo Ronaldo estaria novamente perto do golo, ao rematar com estrondo à trave, na sequência de uma excelente jogada de Fábio Coentrão, estavam decorridos 54 minutos. E seria ainda Ronaldo, aos 70 minutos, com mais um forte tiro – obrigando novamente o guardião dinamarquês a aplicar-se a fundo, embora não segurando a bola -, a proporcionar uma perigosíssima recarga de Carlos Martins, à “boca da baliza”, contra o corpo de Lindegaard, muito bem a fechar o ângulo, quando se antecipava já o terceiro golo de Portugal.

A Dinamarca apenas a espaços, bastante pontualmente, parecia querer reagir, procurando criar algum perigo, embora sem dispor de oportunidades flagrantes de golo… até ao minuto 79, em que, na sequência de um canto – quando Portugal jogava com menos um, pelo facto de Fábio Coentrão estar a receber assistência fora do campo -, Ricardo Carvalho, com infelicidade, tocaria a bola com o braço na direcção da baliza, marcando um auto-golo.

Dois minutos volvidos, Hélder Postiga, surgindo isolado, em boa posição – dispondo ainda da opção de Ronaldo, que o acompanhara na desmarcação -, rematou mal enquadrado, por cima da baliza.

Mais um minuto, e um grande susto – a fazer recordar o jogo de há dois anos, no Estádio de Alvalade, quando, nos minutos finais, os dinamarqueses inverteram uma desvantagem de 1-2 para um triunfo por 3-2 -, com a bola a ser novamente introduzida na baliza portuguesa, felizmente, na sequência de um lance sancionado com “fora de jogo” pelo árbitro.

A tranquilidade definitiva surgiria – precisamente na fase mais difícil que a selecção portuguesa atravessara em todo o jogo – a cinco minutos do fim, com Ronaldo, que, porfiando, tendo ameaçado por mais de uma vez, a conseguir finalmente ter êxito. E o quarto golo de Portugal só não surgiria por acaso, numa cavalgada com vários elementos a descer sobre a área dinamarquesa e a bola a sair (ser desviada pelo guarda-redes?) miraculosamente.

Com uma boa exibição colectiva, e excelentes actuações de Nani e, na segunda metade, de Cristiano Ronaldo, Portugal alcança com toda a justiça a primeira (e muito importante) vitória nesta fase de apuramento. Precisam-se mais…

GRUPO H                Jg   V   E   D     G     Pt
1º Noruega              3   3   -   -    5- 2    9
2º Portugal             3   1   1   1    7- 6    4
3º Dinamarca            2   1   -   1    2- 3    3
4º Chipre               2   -   1   1    5- 6    1
5º Islândia             2   -   -   2    1- 3    -

3ª jornada
08.10.10 – Chipre – Noruega – 1-2
08.10.10 – Portugal – Dinamarca – 3-1

2ª jornada
07.09.10 – Dinamarca – Islândia – 1-0
07.09.10 – Noruega – Portugal – 1-0

1ª jornada
03.09.10 – Islândia – Noruega – 1-2
03.09.10 – Portugal – Chipre – 4-4

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , .

Prémio Nobel da Paz – 2010 Prémio Nobel da Economia – 2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2010
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @2010MisterChip: 28 de noviembre de 2000: Madrid 1-2 Boca. Última final internacional perdida por el Real Madrid. Desde aquella derrota… 30 minutes ago
  • RT @JoaoCastroSport: Nota a relembrar esta semana: o FC Porto vai defrontar o Belenenses SAD. O verdadeiro Belenenses está nas distritais. 1 hour ago
  • RT @seixasdacosta: O país já percebeu que a CP está num caos. Tenho pena que o governo não assuma isto abertamente e nos dê uma perspetiva… 1 hour ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: