Taça UEFA – 5ª jornada

18 Dezembro, 2008 at 9:33 pm Deixe um comentário

Benfica Benfica – Moreira, Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei, David Luiz, Felipe Bastos (55m – Javier Balboa), Yebda, Binya, Urretavizcaya, Nuno Gomes (70m – Di María) e Óscar Cardozo

Metalist KharkivMetalist Kharkiv – Goriainov, Bordian, Maidana, Obradović, Gancarczyk, Sliusar, Edmar, Trisovic (64m – Rykun), Gueye, Jajá (79m – Konyushenko) e Fomin (45m – Devic)

0-1 – Rykun – 84m

Cartões amarelos – David Luiz (21m), Maxi Pereira (26m), Urretavizcaya (78m) e Binya (88m); Sliusar (34m) e Obradović (80m)

Árbitro – Bernhard Brugger (Áustria)

Enfrentando uma verdadeira missão impossível (a quimérica tarefa de vencer por 8 golos de diferença) o Benfica recebeu, na última jornada da Fase de Grupos da Taça UEFA desta época, a equipa ucraniana do Metalist Kharkiv, a qual – ainda sem ter sofrido qualquer golo  nos jogos disputados neste Grupo – havia já garantido o apuramento para a fase seguinte da prova.

Com uma equipa em que impera a juventude, criando boas iniciativas logo aos 7 (Urretavizcaya), 9 e 12 minutos (Felipe Bastos), o Benfica cedo poderia ter inaugurado o marcador. Contudo, a partir dos 20 minutos, a equipa ucraniana avançou no terreno, tendo beneficiado de vários cantos, e – no espaço de 5 minutos – arrancaria dois cartões amarelos para os defesas laterais benfiquistas.

Com o tempo a correr – rapidamente se atingiria a meia-hora de jogo -, sem o golo aparecer (e não obstante o resultado em Atenas se manter num conveniente empate), o Benfica começava a ver diminuída a sua confiança e como que a conformar-se (definitivamente…) com a eliminação.

Até que, estavam decorridos 33 minutos, um momento de frisson no Estádio da Luz, com um potente remate de Urretavizcaya a embater com estrondo na trave, a ressaltar para o terreno, sobre a linha fatal… e, instantaneamente, alguns benfiquistas a reclamar golo, que não acontecera. E, novamente, aos 41 minutos, Maxi Pereira a rematar para a “defesa da noite” de Goriainov!

Não obstante ter beneficiado de 3 ou 4 oportunidades (que o Benfica necessitaria ter concretizado a 100 %…), o intervalo chegaria sem que o nulo no marcador se alterasse.

O Benfica apenas teria nova ofensiva aos 51 minutos, com o guardião do Metalist a defender sem dificuldade. Numa segunda parte que ameaçava começar a arrastar-se, numa espécie de “jogo-treino”, o Benfica chegaria novamente – à passagem da hora de jogo -, e por duas vezes, à área adversária, porém sem consequências. 

Apenas ao minuto 65, o Metalist disporia da sua primeira efectiva situação de perigo, assustando o Benfica, com Moreira a ter de arrojar-se ao chão para recuperar a bola. Para, aos 70 minutos, Nuno Gomes, isolado frente ao guarda-redes, adiantar a bola, permitindo que Goriainov lha roubasse. Dois minutos antes de um remate forte de Cardozo, saindo ligeiramente ao lado da baliza.

Culminando (mais) uma noite infeliz do Benfica, Óscar Cardozo, surgindo também isolado, aos 83 minutos, remataria forte, (demasiado) colocado, sem hipótese de defesa… mas a bola embateria no poste!

E, como “quem não marca sofre”, no minuto imediato, os ucranianos chegariam mesmo ao golo e à vitória, que lhes confere um absolutamente inesperado primeiro lugar no Grupo, em contraponto à derradeira posição para o Benfica.

Grupo A
PSG – Twente – 4-0
Racing Santander – Manchester City – 3-1

Manchester City, 7; 2º Twente, 6; 3º PSG, 5; 4º Racing Santander, 5; 5º Schalke 04, 4

Grupo B
Olympiakos – Hertha Berlin – 4-0
Benfica – Metalist Kharkiv – 0-1

1º Metalist Kharkiv, 10; 2º Galatasaray, 9; 3º Olympiakos, 6; 4º Hertha Berlin, 2; 5º Benfica, 1

Grupo C
Sampdoria – Sevilla – 1-0
Stuttgart – Standard Liège – 3-0

Standard Liège, 9; 2º Stuttgart, 7; 3º Sampdoria, 7; 4º Sevilla, 6; 5º Partizan, 0

Grupo D
NEC Nijmegen – Udinese – 2-0
Tottenham – Spartak Moskva – 2-2

Udinese, 9; 2º Tottenham, 7; 3º NEC Nijmegen, 6; 4º Spartak Moskva, 4; 5º Dinamo Zagreb, 3

Grupo E
Portsmouth – Heerenveen – 3-0
Ac Milan – Wolfsburg – 2-2

Wolfsburg, 10; 2º Ac Milan, 8; 3º Braga, 6; 4º Portsmouth, 4; 5º Heerenveen, 0

Grupo F
Hamburg – Aston Villa – 3-1
Ajax – Slavia Praha – 2-2

Hamburg, 9; 2º Ajax, 7; 3º Aston Villa, 6; 4º Žilina, 4; 5º Slavia Praha, 2

Grupo G
Brugge – København – 0-1
St. Etienne – Valencia – 2-2

St. Etienne, 8; 2º Valencia, 6; 3º København, 5; 4º Brugge, 3; 5º Rosenborg, 2

Grupo H
Deportivo Coruña – Nancy – 1-0
Feyenoord – Lech Poznań – 0-1

CSKA Moskva, 12; 2º Deportivo Coruña, 7; 3º Lech Poznań, 5; 4º Nancy, 4; 5º Feyenoord, 0

Obtiveram a qualificação para os 1/16 Final as seguintes equipas: Manchester City, Twente, PSG, Metalist Kharkiv, Galatasaray, Olympiakos, Standard Liège, Stuttgart, Sampdoria, Udinese, Tottenham, NEC, Wolfsburg, AC Milan, Braga, Hamburg, Ajax, Aston Villa, St. Etienne, Valencia, København e CSKA Moscovo, Deportivo Coruña e Lech Poznań.

Na próxima eliminatória, cada um dos 8 vencedores de Grupo (Manchester City, Metalist Kharkiv, Standard Liège, Udinese, Wolfsburg, Hamburg, St. Etienne e CSKA Moscovo) defrontará um dos 3º classificados (PSG, Olympiakos, Sampdoria, NEC, Braga, Aston Villa, København e Lech Poznań).

Por seu lado, cada uma das equipas classificadas em 2º lugar (Twente, Galatasaray, Stuttgart, Tottenham, Ac Milan, Ajax, Valencia e Deportivo Coruña) defrontará um dos clubes que transitaram da Liga dos Campeões (Bordeaux, Werder Bremen, Shakhtar Donetsk, Marseille, Aalborg, Fiorentina, D. Kyiv e Zenit).

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , , , .

Taça UEFA – Benfica – Metalist em directo na Benfica TV (meo) Blogosfera em 2008 (XIX)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2008
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: