Taça UEFA – 3ª Jornada

27 Novembro, 2008 at 9:37 pm Deixe um comentário

Para uma equipa que entra em campo numa posição de desconforto, à qual uma derrota poderá implicar ver-se eliminada da prova, haverá decerto formas mais moralizadoras do que começar por sofrer um golo logo aos 40 segundos de jogo…

Assim iniciou o Benfica uma partida que se antecipava de grau de dificuldade bastante elevado, em Atenas, frente ao crónico campeão grego (11 títulos nos últimos 12 anos!), o Olympiakos.

Aos 7 minutos, na sequência de um livre directo, ainda introduziu a bola na baliza à guarda de Nikopolidis… mas o árbitro interrompera já  o lance, por empurrão de Nuno Gomes a um defesa, já na zona da pequena área, na tradicional molhada que habitualmente se gera nestas circunstâncias.

À passagem do quarto de hora, o Benfica criou nova situação de perigo, que, contudo, não só não conseguiu concretizar, como fora entretanto já sancionada com fora-de-jogo.

E, aos 17 minutos, na segunda investida grega, o segundo golo do Olympiakos! Antecedendo em escassos 7 minutos, a terceira ofensiva… e o terceiro golo! Estava ditada a sentença desta partida…

Apenas aos 33 minutos o Benfica conseguiria respirar um pouco: primeiro, num excelente remate a obrigar Nikopolidis a uma portentosa defesa, para, na sequência do canto, David Luiz marcar o ponto de honra da equipa portuguesa.

Aos 35 minutos, na sequência de um bem organizado lance colectivo, Suazo ainda disporia de uma oportunidade de golo, mas remataria de molde a proporcionar a defesa a Nikopolidis.

O descalabro benfiquista consumar-se-ia ao cair do pano da primeira parte, com o quarto golo da equipa grega.

Suspeito que se fosse dada aos jogadores do Benfica a possibilidade de não regressar para a segunda parte, a não teriam desdenhado; era fácil antever que o resultado apenas se poderia avolumar… o que aconteceria logo aos 53 minutos.

Numa das mais desacertadas exibições nas provas europeias, conseguindo ainda piorar a marca do Sporting no jogo de ontem, o Benfica contribui para a formação de uma péssima imagem portuguesa na Europa do futebol.

Vencido e convencido nos dois últimos jogos desta edição da Taça UEFA, tal o desnível competitivo evidenciado face aos seus adversários, a possibilidade de qualificação mais não parece ser que uma miragem… matemática (necessitando de vencer o Metalist Kharkiv, possivelmente por três golos de diferença, e beneficiar de uma conjugação de resultados muito favorável, nomeadamente nos jogos do Hertha de Berlin, tal como da própria equipa ucraniana).

OlympiakosOlympiakos – Nikopolidis, Pantos, Antzas, Papadopoulos, Domi, Patsatzoglou, Dudu, Galletti (59m – Leto), Djordjević, Belluschi (76m – Óscar González) e Diogo Santo (69m – Kovačević)

BenficaBenfica – Quim, Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim (59m – Balboa), Yebda (76m – Carlos Martins), Binya, Reyes, Nuno Gomes (56m – Urretavizcaya) e David Suazo

1-0 – Galetti – 1m
2-0 – Patsatzoglou – 17m
3-0 – Diogo Santo – 24m
3-1 – David Luiz – 33m
4-1 – Belluschi – 44m
5-1 – Diogo Santo – 53m

Cartões amarelos – Pantos (79m); Binya (43m)

Árbitro – Stéphane Lannoy (França)

Grupo A
Schalke 04 – Manchester City – 0-2
PSG – Racing Santander – 2-2

Manchester City, 6; 2º Schalke 04, 4; 3º Twente, 3; 4º Racing Santander, 2; 5º PSG, 1

Grupo B
Galatasaray – Metalist Kharkiv – 0-1
Olympiakos – Benfica – 5-1

1º Galatasaray, 6; 2º Metalist Kharkiv, 4; 3º Olympiakos, 3; 4º Hertha Berlin, 2; 5º Benfica, 1

Grupo C
Sampdoria – Stuttgart – 1-1
Partizan – Standard Liège – 0-1

1º Standard Liège, 6; 2º Sampdoria, 4; 3º Stuttgart, 4; 4º Sevilla, 3; 5º Partizan, 0

Grupo D
NEC Nijmegen – Tottenham – 0-1
Dinamo Zagreb – Spartak Moscovo – 0-1

1º Udinese, 6; 2º Tottenham, 6; 3º Spartak Moskva, 3; 4º Dinamo Zagreb, 3; 5º NEC Nijmegen, 0

Grupo E
Portsmouth – AC Milan – 2-2
Braga – Wolfsburg – 2-3

Ac Milan, 7; 2º Wolfsburg, 6; 3º Braga, 3; 4º Portsmouth, 1; 5º Heerenveen, 0

Grupo F
Žilina – Slavia Praha – 0-0
Hamburg – Ajax – 0-1

1º Aston Villa, 6; 2º Ajax, 6; 3º Hamburg, 3; 4º Slavia Praha, 1; 5º Žilina, 1

Grupo G
Brugge – St. Etienne – 1-1
Rosenborg – Valencia – 0-4

St. Etienne, 7; 2º Valencia, 4; 3º Brugge, 2; 4º København, 1; 5º Rosenborg, 1

Grupo H
CSKA Moskva – Lech Poznań – 2-1
Deportivo Coruña – Feyenoord – 3-0

CSKA Moskva, 9; 2º Nancy, 4; 3º Deportivo Coruña, 3; 4º Lech Poznań, 1; 5º Feyenoord, 0

O Braga foi novamente infeliz, sendo derrotado – tal como acontecera na jornada precedente em Milão – já em tempo de compensação. Não obstante cedo ter inaugurado o marcador (logo aos 6 minutos), concederia o empate ainda na primeira parte, período do jogo em que não logrou impor-se ao Wolfsburg. Colocando-se novamente em vantagem logo aos 4 minutos do segundo tempo, a equipa bracarense conseguiria então explanar melhor o seu futebol, acalentando esperanças de vitória, que praticamente lhe garantiria o apuramento. Já na fase final do encontro, a equipa alemã acabaria por empatar a 7 minutos do termo do jogo, tendo ainda a felicidade de aproveitar algum receio denotado pelo Braga para chegar à vitória.

CSKA Moscovo, AC Milan, St. Etienne e Manchester City são as primeiras quatro equipas que garantiram já a qualificação para os 1/16 Final da competição (para além das que transitarão da Liga dos Campeões, das quais têm já a sua posição definida o Shakhtar Donetsk, Aalborg e Zenit St. Petersburg). As únicas equipas já sem hipóteses de apuramento são o Partizan e o Feyenoord.

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , , , .

Prémios BOBs Portuguesa torna-se a mais idosa do mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2008
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: