EURO 2008 – Grupo A – 3ª jornada

15 Junho, 2008 at 9:49 pm Deixe um comentário

TurquiaR. Checa3-2

A R. Checa parecia ter o apuramento garantido quando, a um quarto de hora do termo da partida, vencia por 2-0; contudo, uma sensacional reviravolta – consubstanciada com 2 golos nos últimos três minutos -, colocaria a Turquia na fase seguinte!

Depois de dominar durante grande parte do encontro, a R. Checa foi completamente surpreendida pelo aguerrido quarto de hora final dos turcos, com a sua estrela Nihat Kahveci a aparecer finalmente, marcando dois golos decisivos, o primeiro deles, a empatar o jogo, na sequência de uma clamorosa falha de Petr Čech, deixando escapar a bola das mãos, para o remate fatal do turco.

O marcador assinalava então o minuto 87 e pensou-se que seria inaugurado um novo sistema de desempate numa Fase de Grupos de uma grande competição internacional, por via de remates da marca de grande penalidade… mas não! Embalada pela sensacional recuperação, a Turquia consumaria uma tão extraordinária quanto inesperada reviravolta frente a uma das grandes potências do futebol europeu.

Num louco final de jogo, haveria ainda tempo para – já com 92 minutos -, numa derradeira oportunidade dos checos de restabelecer a igualdade (a 3-3), os turcos se verem reduzidos a 10, por expulsão do seu guarda-redes Volkan Demirel, por agressão (empurrão) a Jan Koller.

Teria de ser então Tuncay Sanlı a assumir-se como guardião improvisado, para os três minutos finais do período de compensação, fase em que os checos, já sem discernimento e em absoluto desespero, não conseguiriam criar qualquer situação de perigo, sendo aindo admoestados com dois cartões amarelos, um deles para Milan Baroš, que, nesta partida, nem sequer sairia do banco.

Depois da reviravolta operada no jogo frente à Suíça, a Turquia confirma uma enorme crença, mostrando que os jogos não estão ganhos (ou perdidos) antes de terminarem. A R. Checa – já a primeira grande decepção deste EURO 2008 – repete o fantasma do Mundial 2006, em que, depois de uma vitória no jogo inaugural, duas derrotas nos encontros subsequentes provocam o prematuro afastamento da equipa da prova ainda na sua fase inicial.

Está assim já definido o primeiro jogo dos 1/4 Final: Croácia – Turquia. A equipa de Portugal aguarda ainda o seu adversário, que será conhecido amanhã, nos jogos de encerramento do Grupo B.

Turquia Volkan Demirel, Hamit Altıntop, Emre Güngör (63m – Emre Aşık), Servet Çetin, Hakan Balta, Mehmet Topal (57m – Kazım Kazım), Mehmet Aurélio, Arda Turan, Tuncay Sanlı, Nihat Kahveci e Semih Şentürk (45m – Sabri Sarıoğlu)

R. Checa Petr Čech, Zdeněk Grygera, Tomáš Ujfaluši, David Rozehnal, Marek Jankulovski, Tomáš Galásek, Libor Sionko (84m – Stanislav Vlček), Marek Matějovský (39m – David Jarolím), Jan Polák, Jaroslav Plašil (80m – Michal Kadlec) e Jan Koller

0-1 – Jan Koller – 34m
0-2 – Jaroslav Plašil – 62m
1-2 – Arda Turan – 75m
2-2 – Nihat Kahveci – 87m
3-2 – Nihat Kahveci – 89m

“Melhor em campo” – Nihat Kahveci

Amarelos – Mehmet Topal (6m), Mehmet Aurélio (10m), Arda Turan (62m) e Emre Aşık (73m); Tomáš Galásek (80m), Tomáš Ujfaluši (94m) e Milan Baroš (95m)

Cartão vermelho – Volkan Demirel (92m)

Árbitro – Peter Fröjdfeldt (Suécia)

Stade de Genève – Genève (19h45)

Entry filed under: Euro-2008.

EURO 2008 – Grupo A – 3ª jornada EURO 2008 – Grupo A – Classificação final

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: