Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXIII)
1 Abril, 2008 at 8:52 am 2 comentários
“A palavra aos Superdelegados” parece vir a ser o desfecho do longo processo de eleições Primárias para designação do candidato Democrata às eleições Presidenciais estado-unidenses deste ano.
E quem são estes iluminados que – cada vez com maior probabilidade – serão os responsáveis pela decisão final desta candidatura?
A lista de individualidades com presença assegurada na Convenção Democrata de Denver (Colorado), de 25 a 28 de Agosto, compreende nomes ilustres como os de Bill Clinton, Jimmy Carter, Walter Mondale ou Al Gore (de entre um total de cerca de 20 “Líderes Honorários do Partido”).
E ainda – surpresa… – os próprios candidatos Hillary Clinton e Barack Obama, e os ex-candidatos Christopher Dodd, Joseph Bidden (todos na qualidade de Senadores, respectivamente de New York, Illinois, Connecticut e Delaware) e Bill Richardson (Governador do New Mexico) – integrantes de um grupo de cerca de 46 Senadores (que inclui ainda, entre outros, Edward Kennedy, John Kerry ou John D. Rockefeller) e cerca de 30 Governadores.
O seu número é variável, sendo actualmente estimado em 794 (principalmente cerca de 400 membros do Democratic National Committee e cerca de 215 Congressistas, para além dos referidos Senadores, Governadores e “Líderes Honorários”) – o que fará com que o número total de delegados à Convenção ascenda a 4 047, sendo consequentemente necessários 2 024 para garantir a nomeação.
São designados principalmente pelos maiores Estados, nomeadamente: California (71); New York (48); Texas (35); Illinois (32); Pennsylvania (30); Maryland (29); e Massachusetts (28).
E, finalmente, o que mais parece interessar nesta altura: com base nos dados disponíveis, terão já declarado o seu apoio a Hillary Clinton um total de cerca de 243 Superdelegados, enquanto que Barack Obama contará com o apoio de cerca de 210… o que significaria, a manter-se esta tendência, que Obama seria provavelmente o candidato Democrata.
Entry filed under: Eleições EUA - 2008.
2 comentários Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1. Memória Virtual | Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXVIII) | 13 Janeiro, 2009 às 10:35 pm
[…] de Hillary Clinton, numa altura em que a vantagem de que sempre beneficiou a nível de “Superdelegados” parece […]
2. Memória Virtual | Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXIX) | 13 Janeiro, 2009 às 10:38 pm
[…] início desta contenda – a liderar também em termos de intenções de voto declaradas pelos “Superdelegados” (281 face a 276,5), Barack Obama começa a aproximar-se do “número mágico” […]