Liga dos Campeões – 5ª Jornada (Act.)

28 Novembro, 2007 at 10:53 pm Deixe um comentário

GRUPO A           Jg  V  E  D   G   Pt
1 FC Porto         5  2  2  1  6-7   8
2 Marseille        5  2  1  2  6-5   7
3 Liverpool        5  2  1  2 14-5   7
4 Besiktas         5  2  -  3  4-13  6

Marseille-Besiktas____________ 2-0 / 1-2
FC Porto-Liverpool____________ 1-1 / 1-4
Liverpool-Marseille___________ 0-1 / ___
Besiktas-FC Porto_____________ 0-1 / ___
Besiktas-Liverpool____________ 2-1 / 0-8
Marseille-FC Porto____________ 1-1 / 1-2

GRUPO D           Jg  V  E  D   G   Pt
1 AC Milan         5  3  1  1 11-5  10
2 Celtic           5  3  -  2  5-5   9
3 Shakthar         5  2  -  3  5-9   6
4 Benfica          5  1  1  3  3-5   4

AC Milan-Benfica______________ 2-1 / 1-1
Shakthar-Celtic_______________ 2-0 / 1-2
Celtic-AC Milan_______________ 2-1 / ___
Benfica-Shakthar______________ 0-1 / ___
Benfica-Celtic________________ 1-0 / 0-1
AC Milan-Shakthar_____________ 4-1 / 3-0

GRUPO F           Jg  V  E  D   G   Pt
1 M.United         5  5  -  - 12-3  15
2 Roma             5  3  1  1 10-5  10
3 Sporting         5  1  1  3  6-8   4
4 D. Kiev          5  -  -  5  4-16  -

Roma-D. Kiev__________________ 2-0 / 4-1
Sporting-M. United____________ 0-1 / 1-2
M. United-Roma________________ 1-0 / ___
D. Kiev-Sporting______________ 1-2 / ___
D. Kiev-M. United_____________ 2-4 / 0-4
Roma-Sporting_________________ 2-1 / 2-2

Benfica – Quim; Luís Filipe (74m – Di María), Luisão, David Luiz (88m – Freddy Adu) e Léo; Maxi Pereira, Petit, Katsouranis, Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (75m – Cardozo)

Ac Milan – Dida; Bonera, Nesta, Kaladze, Serginho (45m – Maldini); Gattuso, Pirlo, Seedorf (73m – Oddo), Brocchi (51m – Gourcuff); Kaká e Gilardino

0-1 – Pirlo – 15m
1-1 – Maxi Pereira – 20m

Cartões Amarelos – Petit (68 m); Kaladze (36 m), Serginho (41 m) e Maldini (80 m)

Árbitro – Herbert Fandel (Alemanha)


Uma equipa do Benfica pouco confiante nas suas capacidades, oferecendo – logo desde início – o controlo do jogo ao adversário, permitiu que o Ac Milan se instalasse no meio-campo benfiquista no primeiro quarto de hora da partida, criando algumas jogadas de perigo, culminadas com o excelente golo, num potente remate de Pirlo, na zona intermediária, com Quim a parecer mal batido.

Apenas a partir daí o Benfica “entraria no jogo”, primeiro com uma boa iniciativa aos 18 minutos, para, dois minutos volvidos, Maxi Pereira restabelecer a igualdade.

No tempo restante, o Milan – beneficiando da superior qualidade do triângulo formado por Pirlo, Gattuso e Seedorf – apenas pareceu interessado em gerir o resultado (também com Dida a “queimar tempo” em sucessivas reposições de bola), que lhe assegurava a qualificação para os 1/8 Final da Liga dos Campeões. Couberam então ao Benfica as mais soberanas oportunidades de golo, pelo menos por três ocasiões.

A equipa italiana apenas nos minutos finais – quando o Benfica procurava atacar já sem capacidade de recuperação nas situações de perda de bola, com jogadores como Petit, Katsouranis, Rui Costa e, em especial, Cristián Rodríguez e Maxi Pereira, “esgotados”, depois de terem “dado o litro” durante todo o encontro – criaria novas situações de golo eminente, aos 88 e 90 minutos.

Num jogo em que, a haver um vencedor, a vitória assentaria melhor ao Benfica, o empate final, conjugado com a vitória – no derradeiro minuto – do Celtic frente ao Shakthar Donetsk, coloca o Ac Milan (Campeão Europeu em título) nos 1/8 Final da prova, afastando a equipa portuguesa, à qual resta apenas a possibilidade de, vencendo na Ucrânia na última jornada, transitar para a Taça UEFA.


Frente a uma poderosa equipa do Liverpool (finalista vencido da Liga dos Campeões da época passada), necessitando imperiosamente da vitória, o FC Porto teve hoje uma severa punição, perdendo por 1-4, com 3 golos sofridos nos últimos doze minutos. Após os resultados de hoje, o FC Porto mantém a liderança do mais equilibrado dos Grupos, com todas as equipas ainda com possibilidades de serem apuradas… ou eliminadas. Para garantir a qualificação, à equipa portista bastará um empate; porém, na eventualidade de vir a sofrer uma derrota frente ao Besiktas, poderia ficar inclusivamente afastada da Taça UEFA.


Não obstante uma boa prestação – tendo inaugurado o marcador aos 21 minutos e mantido a vantagem até à hora de jogo – o Sporting não conseguiu evitar a derrota em Manchester. Tal como na partida com a Roma, a equipa portuguesa sofreria o golo decisivo já no período de compensação, numa soberba transformação de um livre por Cristiano Ronaldo (que já dera à vitória à sua equipa, também no jogo disputado em Alvalade).

Com a concludente vitória da Roma em Kiev, tudo está já decidido neste Grupo: quanto ao apuramento para os 1/8 Final da Liga dos Campeões, Manchester United e Roma prosseguem na prova; o Sporting, com a terceira posição hoje garantida, transita para a Taça UEFA.

Para além de Manchester United e Roma, estão também já apuradas para os 1/8 Final as equipas do Barcelona, Inter de Milão, Sevilha, Arsenal (que viu quebrada a sua invencibilidade na presente época), Chelsea e AC Milan. O Slavia de Praga acompanhará o Sporting na Taça UEFA.

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: , , , .

"Arrastão" na TubarãoEsquilo Livros em Desassossego – Portugal/Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Novembro 2007
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: