A CAIXA QUE MUDOU O MUNDO – 50 ANOS EM PORTUGAL (XII)
19 Fevereiro, 2007 at 12:30 pm Deixe um comentário
No dia 25 de Abril de 1976, data das primeiras eleições Legislativas, para constituição da Assembleia da República, a RTP apresenta as primeiras emissões experimentais a cores.
Em Outubro de 1976, durante todo o mês, o “2º canal” está inoperacional, em reestruturação.
Por estes anos, a televisão emite uma série juvenil que ficaria na memória da minha geração: “Os Pequenos Vagabundos” (“Les Galapiats“). A par de outros enormes sucessos que, ainda hoje, todos recordamos: Sandokan, Miguel Strogoff, e… Espaço 1999!
E, também, séries infantis que deixariam uma marca vincada: Wickie, o Viking; Heidi; Abelha Maia (em 1978); ou Abre-te Sésamo. Assim como o “Fungagá da Bicharada”, com Júlio Isidro e José Barata Moura (futuro Reitor da Universidade de Lisboa).
No 2º canal, Lauro António apresentava o “Cinemateca”, programa sobre cinema.
Em 1977, comemorando os 20 anos da televisão em Portugal, chegam a Portugal as primeiras telenovelas brasileiras, com “Gabriela, Cravo e Canela“; viriam a revolucionar o panorama televisivo português.
Por esta altura, iniciava-se também um programa que marcaria um período, o concurso “A Visita da Cornélia”, apresentado por Raul Solnado, onde despontariam novas figuras da cultura e do espectáculo em Portugal.
É também o ano da chegada a Portugal dos “Marretas” (“The Muppet Show”, com os famosos Sapo Cocas e a Miss Piggy, para além dos “Velhos” Statler e Waldorf).
O dia 18 de Dezembro de 1977 regista a primeira transmissão via satélite para os Açores.
Já no ano de 1978, a “Escrava Isaura” – novela transmitida à hora de almoço – sucede a “Gabriela”, tornando-se também num retumbante êxito de audiências. À noite, a aposta era em “O Casarão“, uma novela em jeito de saga familiar, cuja narrativa abarcava um vasto período de tempo, recorrendo à técnica do “flash-back”, que confundiria alguns dos espectadores.
Entry filed under: Media e Comunicação.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed