5 DIAS, 5 LIVROS (V) – “O ECONOMISTA DISFARÇADO"

8 Setembro, 2006 at 8:50 am 3 comentários

O Economista DisfarçadoTim Harford, jovem economista estado-unidense, é um dos mais notáveis representantes da nova tendência conhecida por “economia popular”, sendo “colunista” no Financial Times (“Dear Economist”), em que responde às questões colocadas pelos leitores.

Numa leitura entusiasmante, tendo por objectivo ajudar a “ver o mundo” como um economista, “O Economista Disfarçado” apresenta-nos, numa “linguagem comum”, os princípios fundamentais da economia e a sua importância no nosso dia-a-dia, procurando dar resposta a questões tão diversificadas como: “Quem realmente ganha dinheiro com o comércio justo do café?”; ou “Porque é difícil resolver o problema dos engarrafamentos de trânsito?”.

Capítulos como “Quem paga o seu café?”, “O que os supermercados não querem que você saiba”, “Porque é que os países pobres são pobres” ou “Cerveja, batatas fritas e globalização” são absolutamente “deliciosos”, numa obra cujas primeiras linhas começam assim:

Quero agradecer-lhe por ter comprado este livro, mas se for parecido comigo, nem sequer o comprou. Em vez disso, levou-o para o café da livraria e está, neste preciso momento, confortavelmente a beberricar um capuccino enquanto decide se vale o seu dinheiro.”

E, mais adiante:

O sistema funciona extraordinariamente bem. Quando comprou este livro – por esta altura já comprou este livro, não é? –, provavelmente fê-lo sem dar instruções à loja para lho encomendar. Talvez nem sequer soubesse, quando saiu de casa esta manhã, que o ia comprar. No entanto, como que por magia, inúmeras pessoas tomaram as medidas necessárias para satisfazer os seus desejos imprevisíveis: eu, os meus editores, profissionais de marketing, revisores, tipógrafos, fabricantes de papel, fornecedores de tinta e muitos outros. O economista pode explicar como funciona esse tipo de sistema, como as empresas irão tentar explorá-lo e o que você, enquanto cliente, pode fazer para se defender.”

Entry filed under: Livro do mês.

U. TOMAR – 1971-72 (III) U. TOMAR – 1971-72 (IV)

3 comentários Add your own

  • 1. A.Soares  |  11 Setembro, 2006 às 5:26 pm

    Um trabalho de pesquisa trouxe-me até ao seu blogue. Vc.é desconcertante! Eu não entendi, o que está a mais por aqui, se este artigo (interessante), se toda aquela parafrenália de fotos de jogadores que, para além do mais, lhe tornam o “site” lento e pesado. Para quem escreve vc. amigo? Só para o – forçosamente pequeno – círculo de pessoas a quem diz alguma coisa esse clube desportivo? E conpensa o trabalho que tem? Humm… eu aposto que vc. é capaz de muito mais e vai surpreender-me na próxima visita aqui. Cumprimentos.

    Responder
  • 2. Leonel Vicente  |  12 Setembro, 2006 às 8:45 am

    Amigo A. Soares, um blogue não é um jornal, não sendo os conteúdos “submetidos a tratamento editorial nem está organizado como um todo coerente”…

    Um blogue não é criado, nem escrito a pensar em quem nos vai ler – não obstante queiramos/gostemos (de) ser lidos! – mas, em primeira análise, um blogue é escrito para o seu próprio autor.

    No caso, como o próprio nome indica, trata-se de uma “memória virtual” de assuntos (muito variados e diversificados) que me interessam, sobre os quais tenho curiosidade em saber mais e de que aqui vou partilhando os resultados das minhas pesquisas.

    Obrigado pelo seu interesse em algum ou alguns dos temas que aqui fui apresentando. Espero que volte de vez em quando e possa encontrar outras coisas do seu interesse.

    Saudações “bloguísticas”.

    Responder
  • 3. antonio  |  16 Setembro, 2006 às 12:16 pm

    🙂

    O tipo é muito bom, ando hä semanas para escrever sobre um artigo dele sobre o starbucks. E tem agora um programa na BBC, creio.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2006
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: