“PROCESSO DE BOLONHA" (IV)

11 Julho, 2006 at 8:50 am Deixe um comentário

Na reunião de Berlim, em Setembro de 2003, foram definidas as seguintes medidas a desenvolver até 2005:

1. Avaliação e acreditação
– Criação de sistemas nacionais de garantia e certificação de qualidade, baseados na responsabilização de organismos e instituições
– Desenvolvimento de métodos de avaliação interna e externa de programas e de instituições com publicitação de resultados
– Desenvolvimento de um sistema de acreditação, certificação ou de procedimentos comparáveis
– Criação de redes, participação e cooperação internacional

2. Adopção de uma estrutura de graus baseada essencialmente em dois ciclos, devendo assumir perfis e orientações diferentes, de acordos com objectivos individuais e académicos, e atendendo às necessidades do mercado de trabalho.

3. Promoção da mobilidade de estudantes, de docentes e de pessoal não docente, removendo as barreiras existentes e assegurando os meios financeiros necessários, nomeadamente bolsas de mobilidade.

4. Consolidação do sistema de transferência de créditos europeu (ECTS – European Credit Transfer System).

5. Concretização do sistema de reconhecimento de graus académicos.

6. Adopção de medidas que promovam a participação dos estudantes em todas as fases de implementação do Processo.

7. Adopção de medidas de promoção da dimensão europeia do ensino superior, nomeadamente através do desenvolvimento de módulos, cursos e curricula de conteúdo ou orientação de dimensão europeia.

8. Adopção de medidas e programas necessárias ao reforço da atractividade do ensino superior europeu, reforçando a política de concessão de bolsas de estudo a estudantes de países terceiros.

9. Adopção de medidas necessárias ao reforço da contribuição do ensino superior na concretização da Aprendizagem ao Longo da Vida, nomeadamente fazendo uso do sistema de créditos ECTS na valorização profissional.

O ECTS – European Credit Transfer System é um sistema em que o trabalho efectuado pelos estudantes em determinada área científica é expresso num valor numérico que tem em consideração as horas de trabalho. Deverá permitir a transferência transparente de créditos e a acumulação progressiva de créditos correspondentes a qualificações e níveis de formação diferenciados.

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

“PROCESSO DE BOLONHA" (III) NIREBLOG – SISTEMA MULTILINGUE DE BLOGUES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Julho 2006
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @lara_spirit: NEW: YouGov poll for The Times puts Labour *33-points* ahead – the highest the party has ever recorded in ANY published po… 9 minutes ago
  • RT @PCMPTMag: Rui Costa no topo do mundo… e já lá vão 9 anos! Revive este pedaço de história do ciclismo nacional com o volume do vídeo no… 10 minutes ago
  • RT @atadeia: Foi o primeiro futebolista a ser campeão por três clubes e ainda é o único a ter ganho o campeonato pelos três grandes. Nasceu… 16 minutes ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: