“PROCESSO DE BOLONHA" (II)
10 Julho, 2006 at 12:36 pm Deixe um comentário
Em Maio de 1998, os Ministros da Educação da Alemanha, França, Itália e Reino Unido assinaram em Paris a “Declaração da Sorbonne”, perspectivando a constituição de um Espaço Europeu de Ensino Superior.
A 19 de Junho de 1999, os Ministros da Educação de 29 países europeus (incluindo Portugal) subscreveram a “Declaração de Bolonha”, visando o estabelecimento, até 2010, do referido “Espaço Europeu de Ensino Superior”.
Os objectivos então definidos, confirmados em Praga (em 2001) e em Berlim (em 2003) – com a reunião de Bergen, em 2005, fixando um novo prazo (até 2007) para a remoção dos obstáculos à mobilidade –, preconizam a adopção de uma estrutura de graus essencialmente baseada em dois ciclos, assumindo perfis e orientações distintas, em função do exercício profissional e da empregabilidade.
Em Bolonha, começaram por ser identificadas seis grandes linhas de acção:
– Adopção de um sistema de graus comparável
– Adopção de um sistema de Ensino Superior essencialmente baseado em 2 ciclos
– Estabelecimento de um sistema de créditos
– Promoção da mobilidade
– Promoção da cooperação europeia no domínio da avaliação da qualidade
– Promoção da dimensão europeia no Ensino Superior.
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
Subscribe to the comments via RSS Feed