REALIDADE E FICÇÃO EM “ANJOS E DEMÓNIOS" (II)

13 Setembro, 2005 at 12:36 pm Deixe um comentário

A anti-matéria existe? Sim, sendo regularmente produzida no CERN, que não é aliás o único centro de pesquisa a produzi-la e a estudá-la. A antimatéria tinha sido antevista em 1928 pela teoria da mecânica quântica de Paul Dirac, tendo as antipartículas sido detectadas por Carl Anderson.

Como se pode “acondicionar” a antimatéria? É extremamente difícil, porque ela se aniquila completamente em contacto com a matéria. Podem acontecer duas situações:

(i) se uma antipartícula é electricamente neutra, os campos eléctricos e magnéticos não terão qualquer efeito sobre ela, não existindo nenhum meio de as manter afastadas das paredes (em matéria normal) do recipiente em que se encontram; assim, entram em contacto com a matéria praticamente de forma imediata, aniquilando-se automaticamente;

(ii) no caso de partículas de antimatéria com uma carga eléctrica, como os antielectrões e os antiprotões, é possível utilizar “garrafas electromagnéticas” para as acondicionar; contudo, as cargas da mesma polaridade repelem-se, não sendo possível juntar grandes quantidades de antiprotões, dado que a força de repulsão exercida entre eles se torna demasiado forte para que possam manter-se afastados das paredes.

Apenas será portanto possível acondicionar quantidades ínfimas de antimatéria.

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

“ANJOS E DEMÓNIOS" (II) PESSOAS MARCANTES DA INTERNET PORTUGUESA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2005
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 4 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 4 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: