REALIDADE E FICÇÃO EM “ANJOS E DEMÓNIOS" (II)
13 Setembro, 2005 at 12:36 pm Deixe um comentário
A anti-matéria existe? Sim, sendo regularmente produzida no CERN, que não é aliás o único centro de pesquisa a produzi-la e a estudá-la. A antimatéria tinha sido antevista em 1928 pela teoria da mecânica quântica de Paul Dirac, tendo as antipartículas sido detectadas por Carl Anderson.
Como se pode “acondicionar” a antimatéria? É extremamente difícil, porque ela se aniquila completamente em contacto com a matéria. Podem acontecer duas situações:
(i) se uma antipartícula é electricamente neutra, os campos eléctricos e magnéticos não terão qualquer efeito sobre ela, não existindo nenhum meio de as manter afastadas das paredes (em matéria normal) do recipiente em que se encontram; assim, entram em contacto com a matéria praticamente de forma imediata, aniquilando-se automaticamente;
(ii) no caso de partículas de antimatéria com uma carga eléctrica, como os antielectrões e os antiprotões, é possível utilizar “garrafas electromagnéticas” para as acondicionar; contudo, as cargas da mesma polaridade repelem-se, não sendo possível juntar grandes quantidades de antiprotões, dado que a força de repulsão exercida entre eles se torna demasiado forte para que possam manter-se afastados das paredes.
Apenas será portanto possível acondicionar quantidades ínfimas de antimatéria.
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
Subscribe to the comments via RSS Feed