A ORIGEM DAS MENTIRAS DO 1º DE ABRIL
1 Abril, 2004 at 12:40 pm 4 comentários
A história deste dia mentiroso terá tido início quando, em França . na sequência da adopção do calendário gregoriano, em 1564 . foi alterada, por decisão do Rei Carlos IX, a comemoração do Ano Novo, passando da anterior data de 1 de Abril (culminando uma semana de festa, que assinalava o início da Primavera) para 1 de Janeiro.
Claro que, inicialmente, alguns franceses ignoraram ou contestaram até essa alteração, continuando a comemorar a .passagem de ano. em 1 de Abril, o que levou a que outros começassem a oferecer-lhes, nessa data, .presentes estranhos. e a convidá-los para festas inexistentes; a partir daí, o dia passou a ser conhecido como Dia das Mentiras (em francês, .Poisson d.avril.), tradição que alastrou à Inglaterra cerca de 200 anos depois, e, mais tarde, um pouco por todo o mundo.
Mas o dia 1 de Abril fica marcado também por muitos acontecimentos verídicos:
1572 – Começa, na Holanda, a guerra da independência.
1876 – Aprovado, em Portugal, o Código de Processo Civil.
1910 – Fundado o Sporting Clube Farense.
1918 – Criada a RAF (Royal Air Force) na Grã-Bretanha.
1933 – Torna-se oficial a perseguição nazi aos judeus, com o boicote aos seus negócios na Alemanha.
1939 – Após a rendição de Madrid (ocorrida em 26 de Março), as forças nacionalistas de Franco vencem definitivamente os republicanos, pondo termo à Guerra Civil da Espanha.
1941 – Golpe de Estado em Bagdad com o auxílio militar do III Reich.
1950 – A Inglaterra transfere a soberania da Somalilândia para a Itália. Em Reganne, a França realiza a segunda explosão atómica.
1954 – A Terra Nova entra no domínio do Canadá.
1960 – O Governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano (PAC).
1962 – A Suíça rejeita, por referendo, o fabrico e importação de armas atómicas.
1964 – Golpe de Estado no Brasil, com a tomada do Poder pelos militares, que estabelecem a ditadura até 1978.
1969 – O IX Congresso do PC da China consagra o fim da Revolução Cultural e escolhe Lin Piao para suceder a Mao Tsé-Tung.
1972 – Somoza demite-se da presidência da Nicarágua.
1973 – O Governo trabalhista, chefiado por Harold Wilson, declara a intenção de negociar a entrada do Reino Unido na CEE.
1974 – Reunião de oficiais para a elaboração definitiva do programa do movimento que desencadeou as operações do 25 de Abril em Portugal.
1982 – Desencadeada a invasão militar das Ilhas Falklands (Malvinas), com o desembarque, na madrugada do dia seguinte, de cinco mil militares argentinos.
1991 – O futebolista argentino Maradona abandona a Itália, após suspensão por 15 meses, acusado do consumo de cocaína.
1997 – Portugal assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho de Segurança da ONU.
(efemérides via Portal Galego da Língua)
P. S. Hoje, no Tomar, conheça… a cidade de Tomar e a sua história!
[1149]
Entry filed under: Sociedade.
1. O blog do Jazzy | 1 Abril, 2004 às 2:02 pm
As origens do 1 de Abril
O Memória Virtual conta-nos a história do 1º de Abril. Só espero que não seja mentira….
2.
Paulo | 1 Abril, 2004 às 4:27 pm
1910 – Fundado o Sporting Clube Farense.
Pois… deve ter isso que lhe traçou a sina! Além de ter o único estádio do país onde nos meus anos de jornalista desportivo levei porrada de adeptos furiosos — o que é estranho: sou de Faro e estive nas Antas várias vezes ao tempo do guarda Abel… — é um clube condenado. Tem a pior massa associativa do mundo, que se limita a discutir nos cafés e é incapaz de auxiliar o clube/equipa. Não tem tido sorte com os dirigentes. Tem agora o azar de à frente da Câmara estar um… bem, deixemo-nos de detalhes sórdidos, um “social-democrata” que odeia futebol.
3.
Leonel Vicente | 1 Abril, 2004 às 5:01 pm
Bom, quanto às massas associativas, tenho visto em muitos lados “desajudarem” mais do que apoiarem (principalmente quando as coisas estão a correr mal…).
4. Rerum Varium | 4 Abril, 2004 às 4:35 pm
Malvinas
El dos de este mes estuve pensando si escribir o no un artículo como el que ahora me he decidido a hacer (bueno, seguro que el de hace dos días habría sido distinto). Ayer terminé de decidirme, después de leer…