A ORIGEM DAS MENTIRAS DO 1º DE ABRIL

1 Abril, 2004 at 12:40 pm 4 comentários

A história deste dia mentiroso terá tido início quando, em França . na sequência da adopção do calendário gregoriano, em 1564 . foi alterada, por decisão do Rei Carlos IX, a comemoração do Ano Novo, passando da anterior data de 1 de Abril (culminando uma semana de festa, que assinalava o início da Primavera) para 1 de Janeiro.

Claro que, inicialmente, alguns franceses ignoraram ou contestaram até essa alteração, continuando a comemorar a .passagem de ano. em 1 de Abril, o que levou a que outros começassem a oferecer-lhes, nessa data, .presentes estranhos. e a convidá-los para festas inexistentes; a partir daí, o dia passou a ser conhecido como Dia das Mentiras (em francês, .Poisson d.avril.), tradição que alastrou à Inglaterra cerca de 200 anos depois, e, mais tarde, um pouco por todo o mundo.

Mas o dia 1 de Abril fica marcado também por muitos acontecimentos verídicos:

1572 – Começa, na Holanda, a guerra da independência.
1876 – Aprovado, em Portugal, o Código de Processo Civil.
1910 – Fundado o Sporting Clube Farense.
1918 – Criada a RAF (Royal Air Force) na Grã-Bretanha.
1933 – Torna-se oficial a perseguição nazi aos judeus, com o boicote aos seus negócios na Alemanha.
1939 – Após a rendição de Madrid (ocorrida em 26 de Março), as forças nacionalistas de Franco vencem definitivamente os republicanos, pondo termo à Guerra Civil da Espanha.
1941 – Golpe de Estado em Bagdad com o auxílio militar do III Reich.
1950 – A Inglaterra transfere a soberania da Somalilândia para a Itália. Em Reganne, a França realiza a segunda explosão atómica.
1954 – A Terra Nova entra no domínio do Canadá.
1960 – O Governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano (PAC).
1962 – A Suíça rejeita, por referendo, o fabrico e importação de armas atómicas.
1964 – Golpe de Estado no Brasil, com a tomada do Poder pelos militares, que estabelecem a ditadura até 1978.
1969 – O IX Congresso do PC da China consagra o fim da Revolução Cultural e escolhe Lin Piao para suceder a Mao Tsé-Tung.
1972 – Somoza demite-se da presidência da Nicarágua.
1973 – O Governo trabalhista, chefiado por Harold Wilson, declara a intenção de negociar a entrada do Reino Unido na CEE.
1974 – Reunião de oficiais para a elaboração definitiva do programa do movimento que desencadeou as operações do 25 de Abril em Portugal.
1982 – Desencadeada a invasão militar das Ilhas Falklands (Malvinas), com o desembarque, na madrugada do dia seguinte, de cinco mil militares argentinos.
1991 – O futebolista argentino Maradona abandona a Itália, após suspensão por 15 meses, acusado do consumo de cocaína.
1997 – Portugal assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho de Segurança da ONU.

(efemérides via Portal Galego da Língua)

P. S. Hoje, no Tomar, conheça… a cidade de Tomar e a sua história!

[1149]

Entry filed under: Sociedade.

MONARQUIAS EUROPEIAS (IV) ELEIÇÕES NA GUINÉ (CONT.)

4 comentários

  • 1. O blog do Jazzy  |  1 Abril, 2004 às 2:02 pm

    As origens do 1 de Abril

    O Memória Virtual conta-nos a história do 1º de Abril. Só espero que não seja mentira….

  • 2. Paulo  |  1 Abril, 2004 às 4:27 pm

    1910 – Fundado o Sporting Clube Farense.

    Pois… deve ter isso que lhe traçou a sina! Além de ter o único estádio do país onde nos meus anos de jornalista desportivo levei porrada de adeptos furiosos — o que é estranho: sou de Faro e estive nas Antas várias vezes ao tempo do guarda Abel… — é um clube condenado. Tem a pior massa associativa do mundo, que se limita a discutir nos cafés e é incapaz de auxiliar o clube/equipa. Não tem tido sorte com os dirigentes. Tem agora o azar de à frente da Câmara estar um… bem, deixemo-nos de detalhes sórdidos, um “social-democrata” que odeia futebol.

  • 3. Leonel Vicente  |  1 Abril, 2004 às 5:01 pm

    Bom, quanto às massas associativas, tenho visto em muitos lados “desajudarem” mais do que apoiarem (principalmente quando as coisas estão a correr mal…).

  • 4. Rerum Varium  |  4 Abril, 2004 às 4:35 pm

    Malvinas

    El dos de este mes estuve pensando si escribir o no un artículo como el que ahora me he decidido a hacer (bueno, seguro que el de hace dos días habría sido distinto). Ayer terminé de decidirme, después de leer…


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2004
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @ConstancaSa: E a comunicação social, Paulo, tira as devidas consequências? Ou ele são todos iguais e nós somos os arautos dos boas prát… 4 hours ago
  • RT @MundoMaldini: Justo triunfo del Valencia. Por muchas cosas. Sobre todo premio a la paciencia por aguantar a Marcelino en el momento crí… 4 hours ago
  • RT @pedro_sales: @jcaetanodias errado. dois para sporting, um para benfica e hipótese de um destes clubes vencer ainda a supertaça 2018/19. 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: