1º "POST" – A PRAIA – 03.07.2003
“Começar
Gostava de ter um blog com um aspecto gráfico à Pacheco Pereira, aquela barra vermelha com a palavra fica muito bonita, mas por enquanto isto é o que se pode arranjar.
Desconfio que este blog vai ser do género diário, inspirado ou mesmo copiando involuntariamente aqueles que eu mais aprecio no género, o do Pedro Mexia e o do Pedro Lomba. Não sei se este blog merece um título tão bom. Vou mudar de parágrafo para falar sobre o título.
A Praia foi o título que eu inventei para uma revista sobre política e ideias que havia de ter saído por 1999 – mas não saíu. Tenho um orgulho imenso neste título – e a bem dizer noutros que já inventei (more on this later; aliás, aqui vai haver umbiguismo em barda).
A Praia era um projecto excelente, só foi pena não se ter feito. A minha ideia era juntar um grupo de amigos para coordenar a revista, e depois pedir artigos a uma série de gente. Alguns dos amigos já não são meus amigos, mas eu continuo a não ter dúvidas de que teriam sido óptimas pessoas para fazer A Praia:
o Daniel Oliveira, que entre outras coisas agora assina de vez em quando uns posts no blog-de-esquerda e teve uma polémica com o João Pereira Coutinho (para este não faço link, esteja lá onde estiver) que deu origem ao fim da Coluna Infame (quem nunca a leu, vá ler, porque mesmo depois de morta continua a valer a pena);
o Pedro Adão e Silva, que agora é membro do secretariado do PS e escreve no País Relativo;
o Pedro Magalhães, que entre outras coisas escreve óptimos artigos de opinião no Público (hei-de falar muito nisto);
o António Ravara, que agora talvez seja uma espécie de infoexcluído;
o Pedro Rufino, que é um dos autores da revista de arquitectura Prototypo;
o André Belo, que faz um blog a partir de Paris;
o Paulo Varela Gomes, que escreve umas colunas de opinião numa revista que não se recomenda, Os Meus Livros.
Numa próxima ocasião explico o título”.
[828]
Entry filed under: 1º "Post".