1º "POST" – FLOR DE OBSESSÃO – 20.06.2003

18 Dezembro, 2003 at 8:12 pm

“ON YOUR MARKS, GET SET…: A partir de hoje, amigos, estamos aqui num novo blog chamado «Flor de Obsessão». Este nome, como muitos sabem, é uma referência ao dramaturgo Nelson Rodrigues que será um dos padroeiros desta página.

«Flor de Obsessão» foi uma de muitas expressões geniais inventadas por Nelson Rodrigues (e a selecção dessas melhores frases, organizada pelo magnífico Ruy Castro, foi editada justamente com este título). Escolhi-a porque ela ressalta o lado de Nelson Rodrigues que mais me interessa. Nelson Rodrigues definia-se como uma caprichosa e dedicada «flor de obsessão» e a sua faceta de obsessivo tímido e repetitivo, de crítico desvairado de comportamentos é uma coisa que não pára de me espantar.

Quanto mais o leio, mais me apercebo do seu intenso e provocador lirismo, da radicalidade das suas escolhas, da sua «reivindicação de pureza» como muito bem observou o Francisco José Viegas num óptimo post que dedicou ao escritor brasileiro. E digo-vos que sou tudo menos insensível ao modo como Nelson Rodrigues tratava a língua portuguesa, à sua insistência no adjectivo, ao vigor admirável dos seus parágrafos, aos começos e finais dos seus textos (de uma beleza fulgurante, conradiana.

Falaremos muito de Nelson Rodrigues por aqui. Tal como ele, considero-me um escravo da forma, com todos os perigos e adversidades que isso comporta. Pois é: 2 mil anos de civilização, a Crítica da Razão Pura, a física quântica mas esta dependência da forma, do estilo, a sonoridade de um bom adjectivo é algo que não conseguimos erradicar por mais que tentemos. E olhem que já tentámos. Todos. Voltarei a este assunto muitas vezes daqui para a frente. Resta-me desejar que passem por aqui quando vos apetecer. Este blog é vosso”.

[789]

Entry filed under: 1º "Post".

"LES GALAPIATS" 2003 – ANO DOS "BLOGUES" (XIX)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: