O Pulsar do Campeonato – 2.ª jornada

27 Setembro, 2015 at 12:00 pm Deixe um comentário

Pulsar - 2

(“O Templário”, 24.09.2015)

Após a disputa da 2.ª jornada do Campeonato Distrital da I Divisão, Torres Novas e Empregados do Comércio – únicas formações que conseguiram repetir a vitória – assumiram a liderança da tabela classificativa, que, por agora, se caracteriza essencialmente pelo grande equilíbrio entre os diversos concorrentes, com nada menos de seis clubes que ganharam um jogo e perderam o outro, num total de dez equipas já com vitória(s) e, também, dez já com derrota(s).

E, também a nível de golos marcados, há metade dos concorrentes já com três ou mais golos marcados; ao invés, apenas Riachense e Amiense ainda não se estrearam a marcar. Assinala-se ainda que o Torres Novas é já o único concorrente a manter a inviolabilidade das suas redes.

Uma curiosidade: considerando o actual alinhamento das equipas na hierarquia da classificação geral, os seis primeiros venceram nesta jornada (nos seis jogos em que houve um vencedor, dado o empate registado no encontro restante), tendo os quatro seguintes perdido.

Destaques – O União de Tomar a revelar uma veia goleadora, com a particularidade assinalável de os cinco tentos com que bateu o Moçarriense terem sido apontados (todos eles) nos 45 minutos iniciais, chegando-se portanto ao intervalo já com o “resultado feito” (5-0), assumindo-se a turma nabantina como a mais goleadora – liderando assim o pelotão dos 5.º classificados –, de que Pelé continua a ser o principal expoente, já com três golos na sua conta pessoal.

A vitória convincente (3-1) obtida pelos “Caixeiros” de Santarém – a repetir um excelente arranque de campeonato, à semelhança do registado na temporada anterior –, perante o Mação, um opositor com ambições… que desfeiteara o União de Tomar na semana anterior.

Por fim, o nulo registado em Fazendas de Almeirim, entre dois candidatos aos lugares cimeiros, Fazendense e Riachense, que – “não podendo” perder segundo jogo sucessivo –, subsistem ainda sem ganhar neste campeonato, tendo marcado o primeiro ponto, ocupando, para já, posições na cauda da pauta classificativa (partilhando o 11.º lugar).

Surpresas – Ao contrário do verificado na ronda inaugural, não houve, nesta segunda jornada, grandes surpresas, assinalando-se, não obstante, o categórico triunfo averbado pelo At. Ouriense na recepção ao Amiense (3-0), equipa que confirma um mau arranque de época, e que terá de seguida mais um teste de muito elevado grau de dificuldade na recepção ao Portimonense, em partida a contar para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Confirmações – A primeira nota para relevar a dificuldade que – conforme transparece do desfecho final do encontro (1-0) – o Fátima (que terá o “ónus” de ser perspectivado com um maior nível de exigência) terá enfrentado para confirmar o triunfo face ao U. Almeirim, o seu primeiro na prova, em que, nos dois desafios já disputados, não foi além de um golo em cada um deles.

Outra para sublinhar a margem “afirmativa” (4-1) pela qual o Cartaxo foi derrotar o recente campeão da II Divisão Distrital, U. Abrantina, e em terreno alheio, parecendo confirmar o forte potencial que se atribui ao grupo cartaxense, nesta altura a repartir a 3.ª posição com o favorito Fátima.

A última para registar a aparente lógica com que o Torres Novas foi ganhar a Rio Maior (2-0), impondo a sua condição de favorito, se bem que se saiba não poder esperar-se nunca facilidades, em nenhum campo, para mais actuando na condição de visitante, e sabendo-se que o conjunto agora derrotado até tinha tido uma estreia positiva, ganhando em Amiais de Baixo.

CNS – Na 4.ª jornada do Campeonato Nacional de Seniores, Alcanenense e Coruchense confirmam a dificuldade de lidar a este nível competitivo, sofrendo mais duas pesadas derrotas.

No caso do conjunto de Alcanena, perdendo por 0-3 em Castelo Branco, frente a um dos principais candidatos à subida, B. C. Branco, mantém-se consequentemente “estacionado” – desde o jogo inaugural – nos três pontos, apenas mais um que o par da cauda da tabela (Sertanense e Águias do Moradal – este último, precisamente o próximo adversário dos alcanenenses).

Por seu lado, a formação do Sorraia somou a quarta derrota em outras tantas partidas, sofrendo uma goleada (4-0) em Sintra, imposta pelo 1.º de Dezembro, um dos guias da série, a par do Loures. O Coruchense recebe, na próxima ronda, o Real de Massamá, actual 8.º classificado, em desafio em que a vitória se afigura de “primeira necessidade”.

Antevisão – Na próxima ronda as atenções estarão sobremaneira focadas num aliciante prélio, que oporá Fazendense e Fátima; de forte interesse será também o encontro entre Riachense e Mação, ambos os desafios porventura de maior responsabilidade para as equipas que actuam em casa, dado não terem ainda vencido na época em curso.

Para além de um curioso “derby” local, entre Moçarriense e Empregados do Comércio, o outro líder, Torres Novas, recebe a visita do At. Ouriense, numa partida que poderá servir para aquilatar melhor as pretensões de cada um destes concorrentes.

O jogo que oporá Amiense e União de Tomar não se disputa no fim-de-semana, dado que, conforme referido, o grupo da casa jogará para a Taça de Portugal.

(Artigo publicado no jornal “O Templário”, de 24 de Setembro de 2015)

Entry filed under: Tomar.

Mundial de Râguebi – 2.ª Jornada Liga dos Campeões – 2ª Jornada – Resultados e Classificações

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2015
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.