Blogosfera em 2007 (XII)

18 Dezembro, 2007 at 8:55 am Deixe o seu comentário

A partir de 1 de Dezembro a Rádio Universitária do Minho passava a apresentar, com periodicidade quinzenal, o “Café com blogs”, «uma conversa descontraída à volta dos temas que fazem a actualidade, dentro e fora da Blogosfera», com Gabriel Silva (Blasfémias) e Tiago Barbosa Ribeiro (Kontratempos).

Na sequência de um artigo publicado por Tiago Mendes no Blogue Atlântico a 30 de Novembro, gerar-se-ia intensa polémica no seio do blogue, alastrando também à blogosfera. Depois de, a 2 de Dezembro, Paulo Pinto Mascarenhas ter procurado “colocar ordem na casa”, Tiago Mendes acabaria por abandonar o grupo de autores da Atlântico, vindo mesmo (a 14 de Dezembro) a criar um blogue “Dever de resposta”. A mini-crise passou nomeadamente por estas entradas.

Entretanto, a 3, nascia o Trio de Rachar – “Tertúlias radiofónicas reflectidas no Ciberespaço”, com a participação de Luísa Teresa Ribeiro (Diário do Minho), Pedro Costa (Rádio Clube) e Pedro Antunes (Jornal de Notícias), blogue que surge como a continuação do programa de rádio “Trio de Jornalistas” (no Rádio Clube). Na mesma data, tinha início o Cadeirão Voltaire, blogue mantido por Sara Figueiredo Costa e Andreia Brites.

No dia seguinte, A Origem das Espécies (de Francisco José Viegas), assim como O Mundo Pessoa, blogue da Casa Fernando Pessoa, reforçavam os blogues do Sapo.

Para, a 11, ser a rede TubarãoEsquilo a apresentar também dois novos projectos: surgiam o Bibliotecário de Babel, novo blogue de José Mário Silva, “Um blogue sobre livros. O que está dentro dos livros, à volta dos livros, antes e depois dos livros” e o Goodnight Moon, da autoria de João Jesus Caetano (também anteriormente autor de A-Metamorfose). A que se juntariam, a 17 e a 19 de Dezembro, A Trompa (de Rui Dinis) e o Miniscente (de Luís Carmelo), passando assim o número de blogues da rede a ascender a 40.

Entretanto, também já a 11 de Dezembro, o Posto de Escuta anunciara o fim da sua actividade.

No dia 15 de Dezembro eram anunciados os vencedores do concurso “Melhor Blog Português 2007″, nas suas múltiplas categorias:

- Animais / Natureza / Ambiente – Menos Um Carro
- Artes e Cultura – Os Livros
- Baby BlogCrónicas de uma mãe atrapalhada!
- BloggingTolNetwork
- Cidade / Região – Avenida Central
- Empresarial / Corporativo – Ateliermob
- DesignDesign Português
- Desporto – Hóquei em Patins – Treinadores
- Educação – A Educação do Meu Umbigo
- Entretenimento – 7 Olhares
- Fotolog10 – 20mm
- GeekRui Moura.net
- Generalista – Bitaites
- HobbiesLegOficina dos Baixinhos
- Humor – Há Vida em Markl
- Informática – Peopleware
- Internet – Webtuga
- Literatura – Da Literatura
- Marketing & Publicidade – PubADdict
- Medicina & Saúde – Sou Natural
- MediaPonto Media
- Música – David Fonseca
- Negócios e Finanças – Economia & Finanças
- PodcastElite Criativa
- Política e Sociedade – Blogue Atlântico
- SEO – Marketing de Busca
- Tecnologia / GadgetsTugatronica
- Vídeos – VideoblogsDavid Fonseca
- Melhor Blog PortuguêsBitaites

Todavia, este concurso (para além dos inegáveis méritos que teve, em particular na divulgação de muitos blogues de interesse) viria a ser de alguma forma ensombrado – não obstante os esclarecimentos prestados – pelo facto de 4 dos primeiros 6 classificados fazerem também parte integrante dos membros do júri.

A 28, tinha início “O Senhor Comentador“, com textos de Carlos Quevedo, lidos diariamente pelo actor Vitor Emanuel na Antena Um.

A encerrar o ano, José Pacheco Pereira reflectia uma vez mais sobre o papel da blogosfera, em artigo no Público de 29 de Dezembro, “A cultura de blogue nacional“:

«Os blogues, a blogosfera, são um facto cultural novo nos últimos cinco anos. Não abunda assim tanto a novidade no domínio lato da cultura, para que possa passar despercebida, ou melhor, notada mas não percebida, ou erradamente percebida. Muita coisa nos blogues vem em continuidade do passado, existia noutros meios e sob outras formas, mas mesmo a que apenas fez a transmutação dos media clássicos para os blogues como media mudou também com o meio. Mudou e continua a mudar

About these ads

Entry filed under: "Blogosfera" em 2007. Tags: .

A Trompa Tratado descodificado

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: