• INÍCIO
  • PULSAR
  • SOBRE
  • AUTOR
  • ARQUIVO
  • EUA 2008
  • LINKS
  • RSS
  • RSS - TE

Memória Virtual

Leonel Vicente
del.icio.us | mvirtual @ gmail.com


RSS Feed | Jottit | Twitter | identi.ca

Memória Virtual via e-mail


← ORÇAMENTO DE ESTADO E AS CERCI
PRESTIGE - NUNCA MAIS! →

“OS LUSÍADAS” (VII)

12 Novembro 2004 in "Da Vinci" | Partilhar

O Canto VII começa por elogiar a expansão portuguesa como uma cruzada, espalhando a fé cristã, fazendo de seguida uma descrição da Índia. Dá-se o desembarque, seguido de encontro com o Samorim. O regedor Catual visita a armada portuguesa, pedindo a Paulo de Gama que explique o significado das figuras nas bandeiras.

“Já se viam chegados junto à terra
Que desejada já de tantos fora,
Que entre as correntes índicas se encerra
E o Ganges, que no Céu terreno mora.
Ora sus, gente forte, que na guerra
Quereis levar a palma vencedora:
Já sois chegados, já tendes diante
A terra de riquezas abundante!

A vós, ó geração de Luso, digo,
Que tão pequena parte sois no mundo,
Não digo inda no mundo, mas no amigo
Curral de Quem governa o Céu rotundo;
Vós, a quem não sòmente algum perigo
Estorva conquistar o povo imundo,
Mas nem cobiça ou pouca obediência
Da Madre que nos Céus está em essência;

Vós, Portugueses, poucos quanto fortes,
Que o fraco poder vosso não pesais;
Vós, que, à custa de vossas várias mortes,
A lei da vida eterna dilatais:
Assi do Céu deitadas são as sortes
Que vós, por muito poucos que sejais,
Muito façais na santa Cristandade.
Que tanto, ó Cristo, exaltas a humildade!

Vede’los Alemães, soberbo gado,
Que por tão largos campos se apacenta;
Do sucessor de Pedro rebelado,
Novo pastor e nova seita inventa;
Vede’lo em feias guerras ocupado,
Que inda co cego error se não contenta,
Não contra o superbíssimo Otomano,
Mas por sair do jugo soberano.”

[1815]

Comments are closed.

  • Pub. TubarãoEsquilo







    Literatura de Viagens e os Descobrimentos


    Tomar - História e Actualidade


  • Blogues TubarãoEsquilo

  • Pulsar Diários Virtuais

    O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
  • Jogos Olímpicos

  • Arquivos

  • Categorias

  • Página pessoal e blogues

    Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados
    Auditoria - Leonel Vicente - Página pessoal, dedicada a matérias associadas à actividade profissional do autor
    Carreira da Índia - Literatura de Viagens e os Descobrimentos
    Mazariades - Blogue sobre evento sócio-desportivo da MAZARS, realizado anualmente (desde 1998), a nível internacional
    Memória Virtual - Conteúdo genérico-universal, com o objectivo prioritário de divulgar o que de melhor vai acontecendo em Portugal e no Mundo
    Tomar - Blogue sobre Tomar... História e actualidade
    O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
    Livros - Sugestões de leitura
    Videos - Sugestões de entretenimento
    Desporto
  • Notas importantes

    1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

    Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no início desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

    2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

    Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.

  • Licença

    Creative Commons License
    Memória Virtual by Leonel Vicente is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
  • Carreira da Índia

    Get this widget!
  • Jogos Olímpicos - Dia a Dia

    View presentation or Upload your own.
  • Meta

    • Iniciar Sessão
    • Entradas RSS
    • Comentários RSS
    • WordPress.org


Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados Leonel Vicente - Página pessoal e sítios relacionados
Auditoria - Leonel Vicente - Página pessoal, dedicada a matérias associadas à actividade profissional do autor
Carreira da Índia - Literatura de Viagens e os Descobrimentos
Mazariades - Blogue sobre evento sócio-desportivo da MAZARS, realizado anualmente (desde 1998), a nível internacional
Memória Virtual - Conteúdo genérico-universal, com o objectivo prioritário de divulgar o que de melhor vai acontecendo em Portugal e no Mundo
Tomar - Blogue sobre Tomar... História e actualidade
O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal
Livros - Sugestões de leitura
Videos - Sugestões de entretenimento
Desporto (Jogos Olímpicos, Mundiais de Futebol, EURO 2004, EURO 2008, Benfica)
Novidades (Uma espécie de «making of»...)

Memória Virtual © 2007 All Rights Reserved. Using WordPress Engine
Entries (RSS) and Comments (RSS).

Tukulr 2.1 made by Nurudin Jauhari, adaptado por Leonel Vicente